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Marketing de Relacionamento – transforme clientes em fãs

10 de abril

Construir uma marca requer estratégia. Mais do que isso, envolve investimento em várias frentes, tanto na criação de um produto de qualidade quanto na prestação de serviços eficiente. Porém, sabe-se que só isso não garante que uma marca seja bem sucedida no mercado. Manter uma base de clientes satisfeita exige um conjunto de ações de marketing – entre eles o de relacionamento.

O marketing de relacionamento visa usar o conhecimento sobre o seu cliente a seu favor. Encantá-lo, mostrar interesse pelas suas necessidades e sugerir soluções da forma correta são algumas das formas de conquistar mais que clientes, fãs. Ou seja, criar experiências positivas ao consumidor, de forma personalizada, fará com que divulguem o seu negócio organicamente, contem aos outros sobre os benefícios que a marca trouxe para suas vidas. Afinal, uma carteira de cliente bem gerida trará retorno financeiro, ao passo que o custo dessa manutenção é menor do que o investimento em prospecção.

O marketing de relacionamento na prática

O marketing de relacionamento vai além de manter canais de comunicação ativos com o seu público. Antes de iniciar qualquer ação, é importante que toda a equipe da empresa esteja engajada nesse propósito. Manter o mesmo ‘tom de voz’, seja no pré ou pós-venda, é importantíssimo para o cliente confiar na marca. E, claro, como todo relacionamento, é preciso tempo. Conquistar e fidelizar clientes exige dedicação a longo prazo.

Uma das principais vantagens de se manter um canal aberto de comunicação com o seu público é a melhora contínua de produtos e serviços por meio do feedback recebido.  Afinal, a proposta não é apenas falar com o cliente, mas ouvi-lo.

Saiba quem é o seu cliente

O princípio básico do marketing de relacionamento é conhecer o seu consumidor. Saber onde ele está, suas preferências e comportamento de compra vão definir as ações a serem tomadas. Então, o primeiro passo é analisar os dados e descobrir o perfil do cliente da sua marca. Pode ser que você encontre perfis distintos e, assim, precise segmentá-los. Para entender melhor, usemos como exemplo uma concessionária de veículos. Nem todos os clientes estão interessados em receber ofertas de carros de luxo, assim como nem todos eles querem saber de promoções de carros populares. Saber o que oferecer e para quem vai influenciar no sucesso de uma campanha publicitária e, consequentemente, nas vendas.

Ferramentas online

O meio digital oferece inúmeras opções para o marketing de relacionamento. Uma delas é o envio de e-mail marketing, que até hoje se mostra muito eficiente, quando bem direcionada. Você pode enviar campanhas informativas, com o intuito de divulgar promoções e descontos; ou com conteúdo mais personalizado, por exemplo, com felicitações pelo aniversário, dia das mães, dos pais, etc. É possível enviar pesquisas de satisfação de produtos, serviços ou atendimento, o que vai gerar uma interação com o público.

As redes sociais se tornaram uma estratégia básica dentro do marketing de relacionamento, onde as ações geram repercussões de curtíssimo prazo. É o canal onde as pessoas buscam interagir com a marca, relatando problemas, criticando, elogiando, questionando ou sugerindo melhorias. Por isso, é importante que o retorno seja rápido e assertivo. Mas é bom levar em consideração as características de cada rede social e alinhar a forma de comunicar a cada uma delas.

Outra forma de envolver o cliente é colocando em prática as estratégias do marketing de conteúdo, oferecendo a ele um conteúdo exclusivo, que agregue valor e conhecimento.

Como usar o marketing de relacionamento em momentos de crise

Sabe-se que uma crise não traz apenas experiências negativas. Ao contrário, pode ser um momento propício para se aproximar do seu público, entendendo suas necessidades e levando soluções.

Por exemplo, atualmente, estamos vivendo uma crise mundial: a pandemia da COVID-19. Nessa situação, onde o afastamento social é recomendado, que tal estreitar as relações com o seu cliente, ouvindo suas necessidades e levando soluções criativas? Você pode sugerir leituras, filmes, dar amostras grátis, oferecer descontos especiais, enviar pesquisas de opinião, etc.

Assim, gerando experiências únicas e interessantes ao público, aumenta as chances de se tornar uma marca preferencial.

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