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Marketing de Conteúdo – Atraia clientes e novos negócios

05 de fevereiro

Está aí uma estratégia indispensável para que sua empresa ganhe relevância no mundo digital, alcançando um patamar de autoridade entre os seus clientes e público-alvo. Do que estamos falando, especificamente? Das técnicas e possibilidades trazidas pelo marketing de conteúdo.

O que é o Marketing de Conteúdo?

Marketing de conteúdo é, basicamente, a produção de conteúdo digital original, relevante, que entregue valor às pessoas (público-alvo), criando uma percepção positiva da sua marca. Esta estratégia vai além do que sua empresa oferece, diz respeito, principalmente, sobre o que o seu cliente deseja. É uma forma que exige um sério planejamento de ação, pois bem aplicada pode trazer ótimos resultados. Ou seja, mais clientes e, consequentemente, mais negócios.

Hoje não basta estar presente no universo digital, o que faz a diferença é como a sua marca se apresenta e se posiciona. Encantar um público demanda trabalho, exige ir além do esperado, oferecer algo a mais do que ele próprio espera. Assim cria-se empatia e identificação o que, de fato, traz inúmeros resultados positivos.

Produzir conteúdo de alto valor é a estratégia principal do Inbound Marketing, ou Marketing de Atração. Afinal, é aos poucos que se conquista a confiança de um cliente em potencial e constrói-se um relacionamento duradouro.

Como o Marketing de Conteúdo te coloca à frente da concorrência?

Há inúmeros benefícios gerados pela criação de conteúdo de valor. Uma delas é melhorar o posicionamento da sua marca nas buscas orgânicas do Google e, por consequência, gerar maior tráfego para o seu site. Outra, que é a meta inicial de empresas novas, ainda desconhecidas do grande público, é a chamada brand awareness ou consciência de marca. Para despertá-la em seus clientes, é preciso apresentá-la, gerando confiança. Primeiro, no seu conhecimento e domínio de mercado, depois, nos produtos ou serviços oferecidos ao cliente.

Tornar-se referência no mercado de atuação é de suma importância na conquista e fidelização de clientes. Afinal, a tendência do consumidor atual é comprar de quem já conhece, de alguma forma, e confia. Criar autoridade, oferecendo conhecimento e informação, aumenta o grau de confiabilidade do seu negócio. Assim, seu público vai lhe procurar para tirar dúvidas sobre o assunto.

O marketing de conteúdo também é um dos grandes responsáveis pela geração de leads, objetivo principal de cerca de 70% das empresas brasileiras que investem em conteúdo. Conhecendo melhor os seus leads, fica mais fácil direcionar os assuntos que mais lhe interessam, segmentando-os e ofertando soluções eficazes para os seus problemas. Este cenário também é propício para otimizar os seus processos de vendas, identificando quais são os funis de venda do seu produto.

Outra grande vantagem deste tipo de estratégia é a redução do CAC – custo de aquisição de clientes. Este número refere-se ao quanto se investe em marketing e vendas para atrair novos clientes ao negócio. Com uma estratégia bem definida, é possível reduzir o CAC, diluindo-o no médio e longo prazo.

Por onde começar?

Como todas as estratégias de marketing digital, não há atalhos, há trabalho. E um trabalho bem feito na produção de conteúdo online começa com um planejamento estratégico bem definido.

É antes de partir para a ação que se define o caminho a ser percorrido. E, nesta hora, lidamos com o objetivo real a ser perseguido. Traçar metas inalcançáveis desmotiva, além de ser perda de tempo.

Dentro do planejamento, vamos definir temas de campanhas, a linguagem a ser usada e as palavras-chave a serem trabalhadas. É nesta fase do processo que se definem os KPI’s (Key Performance Indicator), ou os indicadores-chave de desempenho. Os KPI’s estão atrelados aos objetivos traçados pela empresa. Será por meio deles que você vai conseguir acompanhar, medir e documentar toda a estratégia traçada, verificando o que funciona ou não, e fazendo os ajustes necessários na execução do plano.

É importante dizer que a definição das métricas quem faz é você. Não é uma receita de bolo, quem elege a relevância de cada uma é você e sua equipe. O importante é que elas sejam simples e fáceis de mensurar, sugerindo melhorias ao longo do processo. Por exemplo, digamos que um dos objetivos da sua estratégia de marketing de conteúdo seja o engajamento do público com a marca. Neste caso, os indicadores-chave usados para medir a performance são as curtidas e compartilhamentos de postagens nas redes sociais, os comentários feitos nelas, o tráfego de visitas no site e o número de páginas visitadas, a taxa de rejeição, etc.

A criação da persona

Antes de iniciar a execução da estratégia de marketing de conteúdo, é hora de definir a sua persona. Afinal, para quem você está vendendo? Para quem você está gerando este conteúdo de valor? A persona é uma ‘personagem fictícia’, criada de forma detalhada a partir de uma pesquisa entre os clientes mais fiéis da sua empresa. A persona será o perfil de cliente a ser perseguido e as ações serão direcionadas para este fim. Se sua empresa ainda não tem uma carteira de clientes capaz de proporcionar esta análise, você vai buscar defini-la junto ao seu maior concorrente.

Depois de tudo isso, é hora de escolher o melhor canal para se comunicar com seu cliente em potencial. Não adianta estar presente onde o seu público não está. Redes sociais e blog são considerados os alicerces do marketing de conteúdo. Produzir materiais diferenciados ou ricos, como e-books, também são importantes para gerar leads e aumentar a base de contatos. E vale reforçar: conteúdo não é apenas texto. O fluxo contínuo de informações exige um dinamismo na hora de gerar informação. Os vídeos são muito explorados dentro desta estratégia e aliados ao conteúdo online.

Colocando o plano em prática

A execução da estratégia de marketing de conteúdo deve sempre se manter um processo aberto. Isto quer dizer que podem e deve haver redirecionamentos e ajustes, desde que se mantenha o foco no alcance dos objetivos pré-definidos.

É nesta etapa que se inicia a produção do conteúdo de fato. Dentro desta criação, deve-se definir as palavras-chave que são relevantes para o seu negócio, as quais serão mais usadas pelo cliente que pesquisa por soluções no Google. Para que os textos tenham relevância frente aos robôs do mecanismo de busca, é preciso utilizar as técnicas de SEO, tema que foi assunto de um outro artigo do blog. Mas nunca se esqueça: o mais importante é oferecer conteúdo relevante ao seu cliente. Ele é o seu principal foco. Depois, é hora de promover o conteúdo no local onde sua persona está.

O ciclo final é a mensuração dos resultados obtidos com as ações. É aqui que você vai rever seus objetivos e seus KPI’s e descobrir o que está funcionando e o que não está. É importante definir a frequência destas medições. Algumas exigem olhares mais atentos, outras podem ter intervalos maiores entre si.

Uma das dicas para medir a eficiência da ação é através do cálculo do ROI – retorno sobre o investimento. Uma forma de avaliação é pegar o quanto se ganhou, diminuir do quanto se gastou e dividir por este mesmo número. Se o número for positivo, a ação está, de fato, trazendo resultados ao seu negócio.

Por fim, o marketing de conteúdo é estratégia indispensável para quem pretende aumentar suas vendas e atrair clientes na internet.

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