fbpx

CARREGANDO

Seg a Sex das 9h às 18h
+55 41 99979-3103

Produção de Conteúdo: o que é, como fazer e qual a sua importância

08 de julho
produção de conteúdo

Você quer usar a internet para atrair mais clientes e não sabe como? O marketing de conteúdo é uma poderosa estratégia de divulgação, que usa a produção de conteúdo como meio para atingir o público-alvo.

Trata-se de um trabalho complexo e demorado, mas capaz de trazer resultados bastante interessantes e fazer com que a sua empresa tenha maior presença nas plataformas digitais e seja mais conhecida entre os clientes.

Neste post, vamos apresentar o que é a produção de conteúdo, como essa produção deve ser feita, os principais tipos de conteúdo, as ferramentas e os recursos que podem auxiliar nesse trabalho. Confira!

O que é produção de conteúdo?

Podemos definir a produção de conteúdo como a oferta de materiais de interesse ao público-alvo, a fim de atraí-lo para o site da sua marca. Com conteúdos de qualidade, esse possível consumidor começa a entender a sua empresa como referência no assunto tratado, o que pode dar início a um relacionamento que culmina na compra do produto.

Essa aplicação fortalece a imagem da marca e, quando segue as práticas corretas, também pode ajudar no ranqueamento do Google ― ou seja, as pessoas que procurarem no Google os termos relacionados ao conteúdo produzido para a sua empresa podem encontrar o seu site e assim, ter contato com a sua marca.

Com a grande presença do digital na rotina das pessoas, qualquer empresa precisa investir na produção de conteúdo para que possa ter relevância e competitividade no mercado.

Como fazer produção de conteúdo?

A produção de conteúdo envolve diversos aspectos que devem ser estudados. Embora pareça um trabalho simples em um primeiro momento, o profissional deve ter conhecimentos sobre os vários fatores inseridos nessa atividade para que o trabalho atinja os resultados desejados.

Entenda alguns dos passos aplicados para uma produção de conteúdo orientada e eficiente.

1.   Defina a persona

A princípio, é importante conhecer bem a persona para quem o conteúdo será direcionado. Persona é a representação de um cliente ideal para a sua empresa, com a definição das dificuldades que essa pessoa enfrenta e que podem ser resolvidas com a solução ou produto ofertado.

Ao ter bem claro quem é a sua persona, fica mais fácil desenvolver conteúdos direcionados dentro de uma estratégia com maiores chances de sucesso.

2.   Planeje os conteúdos

Depois de saber para quem você vai escrever, é importante definir sobre o que você vai escrever. Para isso, deve-se estabelecer uma pauta, ou seja, o assunto que será abordado, o formato do conteúdo (post, ebook, vídeo, etc), tamanho, linguagem e uma Call To Action, também conhecida como chamada para ação, convidando o leitor a realizar alguma ação após a leitura como compartilhar ou curtir o post, baixar um ebook, assinar a newsletter, entre outras.

3.   Pesquise constantemente

A pesquisa é o cerne do trabalho de qualquer produtor de conteúdo. Ele precisa entender o que os clientes estão buscando e saber cada vez mais sobre o assunto. Para isso, o redator deve ler constantemente, pesquisar com cuidado a pauta que será abordada e se abastecer do máximo possível de informações sobre o conteúdo para que consiga abordá-lo com segurança a cada conteúdo que produzir.

Para alguns clientes, é preciso redigir um conteúdo avançado. Isso acontece quando o cliente em potencial precisa de um conhecimento mais aprofundado para que veja a empresa como autoridade e realmente consiga se engajar ao conteúdo produzido. Nestes casos, é comum que um profissional do nicho abordado participe da produção de conteúdo, auxiliando com termos técnicos ou conceitos complexos.

Quais são os principais tipos de conteúdo?

Há diversos tipos de conteúdo capazes de atrair os possíveis consumidores em diferentes estágios de relacionamento e levá-los à compra. Esses conteúdos também podem ser disponibilizados em diferentes plataformas, como vídeos, textos de blog e posts nas redes sociais.

Conheça as principais modalidades de conteúdo produzidas atualmente.

Ebooks

Os ebooks também são conhecidos como materiais ricos, ou seja, são materiais com níveis mais aprofundados de informação. Geralmente, o ebook é disponibilizado depois que o cliente informa seu email, telefone, ou outra informação que seja interessante para a empresa. A partir desses dados, a corporação consegue contatar esse cliente e enviar um material mais direcionado, capaz de estreitar o relacionamento entre lead e marca.

Os ebooks são excelentes para apresentar um material mais denso e longo, que traga informações relevantes para o leitor. Neste formato, você pode aprofundar o conteúdo, explicar detalhes, ser mais didático e apresentar diferentes abordagens.

Infográficos

Os infográficos são uma excelente ferramenta para informar de maneira rápida e prática, promovendo engajamento por contar com figuras e designs interessantes que cativam o leitor.

Esses materiais geralmente contam com números ou informações pontuais, que podem ser transmitidas por meio de frases curtas e conteúdos diretos. Aliado às imagens, são um excelente formato de conteúdo, bastante usado nas redes sociais.

Vídeos

Você sabia que o YouTube é um canal muito usado para buscas na internet? Ele perde apenas para o Google como o site mais acessado no mundo. Ou seja, pode ser um ponto de destaque na sua estratégia de atração de clientes.

Os vídeos do YouTube também podem trazer um conteúdo mais aprofundado, recheado de informações interessantes e de imagens que chamem a atenção do consumidor. E atenção é um ponto importante aqui! Quanto mais tempo o indivíduo permanecer no vídeo, ou acessar outros vídeos do canal da empresa, maior o envolvimento com a marca e a possibilidade de tornar essa pessoa um cliente.

Posts em redes sociais

As redes sociais são canais de divulgação importantes para as empresas. Não é à toa que muitos clientes acabam usando esses canais até mesmo como espaço para solucionar dúvidas ou fazer reclamações.

Por ser uma plataforma importante de exposição, as redes sociais devem ser muito bem trabalhadas. Cada rede social conta com uma identidade própria, o que reflete na linguagem e na maneira com que o usuário interage com aquele conteúdo. Portanto, nada de usar o mesmo tipo de post aleatoriamente em todas as redes!

Avalie bem o canal escolhido para definir o tipo de post que irá publicar. Pense no formato, nas imagens e em como você se aproximará do leitor. Busque sempre incentivar a curiosidade e a interação, seja com uma curtida ou um comentário.

Imagens

As imagens são ferramentas importantes na produção de conteúdo para o universo digital. Pense na velocidade com que as informações são trocadas hoje em dia e no ritmo com que você arrasta a tela do seu celular. Isso dá um bom insight de como a imagem do seu conteúdo deve ser atraente, cativante e capaz de conquistar a atenção do usuário em segundos.

Memes são uma ótima opção que utiliza imagens, aproveitando um viral do momento. Essa modalidade tem uma boa aceitação do público e faz com que a postagem consiga um bom volume de visualizações.

Você pode utilizar uma boa foto, uma frase instigadora… é preciso soltar um pouco a imaginação e entender o que o seu cliente busca, sanando a necessidade por determinado tipo de informação.

Podcasts

Os podcasts são conteúdos em formato de áudio, como um programa de rádio online. Geralmente, estes podcasts tem duas pessoas ou mais discutindo sobre determinados assuntos.

Podem ser publicados em plataformas de streaming, mas também no YouTube. Em uma rápida pesquisa, você encontra podcasts sobre diversos assuntos, que seguem mais ou menos o mesmo formato.

Entre as vantagens deste conteúdo, estão a facilidade de acesso e a grande quantidade de conteúdo que pode ser transmitida a cada episódio.

Webinar

O webinar é um evento ao vivo, no qual o palestrante usa recursos de áudio e vídeo para transmitir o conteúdo pela internet.

Dentro do modelo, o palestrante consegue interagir ao vivo com os participantes e solucionar dúvidas, aumentando assim a interação e o engajamento.

Embora pareça uma conversa solta, a realização do webinar depende de um roteiro estruturado e de um apresentador capaz de manter a fluidez da conversa. Entre as vantagens desse material, podemos destacar a possibilidade de criação de novos conteúdos, como cortes  de trechos curtos que podem ser inseridos nas redes sociais.

Como produzir conteúdo relevante e de qualidade?

Para que uma estratégia de marketing que envolva a produção de conteúdo seja bem-sucedida, é importante atentar-se a diversos pontos. Não basta colocar postagens aleatoriamente no blog ou na rede social e aguardar algum resultado. Trata-se de um trabalho longo e de pequenos passos, mas que traz resultados cada vez melhores com o passar do tempo.

Um conteúdo de qualidade requer conhecimento sobre o público-alvo. Saber quais são as dificuldades do possível cliente permite o foco nas soluções para esses desafios, encurtando o caminho para que um lead transforme-se em consumidor.

O conteúdo também deve ter um objetivo muito claro: a intenção é gerar engajamento? Compartilhamento? Vendas? Esse aspecto define o direcionamento do conteúdo, já que para cada objetivo, é preciso adotar abordagens diferentes.

Um calendário editorial pode fazer milagres pela sua produção de conteúdo. Acompanhar datas especiais de maneira estratégica é importante para uma maior aproximação e para aproveitar o momento com inteligência. Vale lembrar que a produção de conteúdo deve ser constante ― não espere que publicações aleatórias tragam algum resultado.

Também é importante acompanhar as métricas, que são os resultados das postagens. Entender como o público está recebendo e reagindo ao conteúdo ajuda no direcionamento dos próximos passos, para que a produção seja mais assertiva e capaz de trazer retornos palpáveis ao negócio.

Produção de conteúdo para mídias sociais

Com os grandes números de acesso em diferentes plataformas, a produção de conteúdo para mídias sociais também deve ser contemplada dentro de uma boa estratégia de marketing. As redes sociais ajudam no link building (ampliando a probabilidade do site ser encontrado em uma busca no Google) e também são parte importante da construção de marca da empresa.

As redes sociais também funcionam como um canal ativo de interação com os clientes, que tiram dúvidas, deixam sugestões e reclamações nesses espaços. É uma excelente ferramenta para a divulgação de promoções e lançamentos, justamente pela rapidez com que a informação é transmitida e atualizada.

Na produção de conteúdo para as mídias sociais, não basta colar alguns trechos de um artigo mais longo. É preciso adaptar-se à linguagem utilizada na plataforma, fazer textos capazes de prender a atenção do leitor e promover ações, para que a partir desse contato, o possível cliente possa continuar o relacionamento com a empresa, seja acessando outros materiais ou fazendo a compra.

Conhecer o público é um ponto essencial para a produção de um conteúdo interessante nas redes. Também vale acompanhar as métricas, para entender os textos e artes estão realmente chamando a atenção e atingindo os objetivos da campanha de marketing.

Os profissionais que produzem esse tipo de material obtêm bastante proveito do calendário de conteúdo, para que fiquem a par das datas mais importantes do nicho de negócio e consigam usar essas oportunidades para se aproximarem ainda mais do público, criando postagens relacionados ao período e que possam ser convertidos em oportunidades de negócio.

Qual a importância da produção de conteúdo digital?

Podemos afirmar que o conteúdo é o protagonista da comunicação, afinal, em qualquer contato com o público há uma informação, ideia ou mensagem a ser passada. Por meio desse recurso, é possível conquistar o público-alvo, fortalecer a marca e converter um leitor em um cliente.

Por isso que, dentro do marketing digital, o conteúdo é um verdadeiro aliado. Por meio de estratégias bem pensadas, o conteúdo pode ser usado para despertar identificação entre pessoas e até estabelecer um vínculo, fazer com que a marca fique mais conhecida e até mesmo educar o mercado.

Hoje, com a importância do digital na rotina diária, uma boa empresa precisa investir em conteúdo para alcançar mais relevância e despertar a confiança do consumidor.

Quais são os melhores cursos de produção de conteúdo?

Para uma produção de conteúdo eficaz, é importante que o profissional domine diversas técnicas, a fim de entender e aplicar a estratégia de marketing definida e alcançar resultados.

Separamos algumas habilidades que devem ser desenvolvidas para quem deseja atuar nesse ramo. Se você quer trabalhar com produção de conteúdo digital, os cursos abaixo vão ajudar.

Técnicas de redação

Aprender técnicas de redação permite que o produtor entenda mais sobre linguagem, gêneros textuais, concordância e outros tópicos importantes da língua portuguesa, além da diferenciação entre linguagem oral e escrita.

Esse curso é importante mesmo para quem considera que já escreve bem, tornando o redator ainda mais hábil e capaz de produzir textos corretos e de qualidade.

Marketing de conteúdo

O curso de marketing de conteúdo dá uma ótima noção sobre como esse “braço” do marketing funciona. As aulas abordam funil de vendas, planejamento de marketing, o papel do blog dentro da estratégia, entre outros tópicos importantes.

Embora muitos profissionais entendam o que é marketing de conteúdo, nem sempre têm uma formação que os habilite a trabalhar com essa ferramenta de maneira abrangente.

Produção de conteúdo para web

Um bom curso de produção de conteúdo para web permite que o redator domine as técnicas para produzir um bom conteúdo digital, envolvendo todos os processos de criação e detalhes desse tipo de trabalho, como escalabilidade, escrita voltada para persona e SEO.

Revisão

Boa parte das agências contam com profissionais específicos para realizar a revisão de conteúdo. Mas nada impede que você se especialize nessa seara, atuando como revisor em agências ou até mesmo conseguindo revisar seu conteúdo antes de enviá-lo ao cliente.

SEO

Apenas com a aplicação de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) um texto pode ser ranqueado pelo Google e aparecer entre as primeiras posições de pesquisa, para que o cliente ache com facilidade o site da sua empresa.

Um curso de SEO envolve diversas estratégias como otimização on e off page, link building e funcionamento das palavras-chave na prática.

Storytelling

Aplicar técnicas de storytelling ao conteúdo pode fazer a diferença no engajamento do público e consequentemente, nos resultados alcançados pela sua estratégia de marketing.

O storytelling (arte de desenvolver e contar histórias) gera identificação com o público, provocando maior envolvimento e engajamento.

Trata-se de uma habilidade poderosa e capaz de trazer excelentes resultados para o seu conteúdo.

Quais são as melhores ferramentas para a produção de conteúdo?

A produção de conteúdo requer o uso de informações que vão além do assunto que será abordado na postagem. Um bom profissional utiliza algumas ferramentas de apoio que o auxiliam em uma produção direcionada e inteligente.

Destacamos aqui algumas das mais importantes, mas vale buscar novas referências, afinal, novos recursos surgem frequentemente.

Google Trends

O Google Trends traz as principais tendências de busca para o usuário. Com essa ferramenta, você consegue identificar o que as pessoas estão procurando, e aumentar as chances de entrar em contato com esses possíveis clientes, por meio da produção de conteúdos que atendem aos interesses desses usuários.

Com o Google Trends, você também consegue identificar os assuntos mais populares do momento, uma excelente estratégia para aplicar na sua produção de conteúdo.

Answer the Public

O Answer the Public sugere palavras-chave baseadas em dados que são extraídos pelos principais motores de busca. Ou seja, com essa ferramenta você pode entender o que está em alta no momento.

Assim, você pode produzir conteúdo que atenda ao que a audiência em massa está buscando.

Ubersuggest

O Ubersuggest avalia a performance de sites em relação ao ranqueamento no Google, sugere tópicos para a produção de conteúdo e permite a avaliação de palavras-chave, para que você escolha a mais adequada para a produção de seu conteúdo.

Com a ferramenta, você também consegue identificar alguns desdobramentos interessantes sobre o tema, ampliando assim o volume de tópicos que podem ser abordados e que sejam interessantes para o seu público-alvo.

Google Drive

O Google Drive é uma excelente plataforma para produzir e armazenar seus conteúdos. Com aplicativos para texto, criação de planilhas e apresentação, ajuda desde a fase de planejamento de conteúdo até a fase final de revisão do material.

Uma das vantagens do Google Drive é a facilidade no compartilhamento do material entre a equipe, limitando quem pode ter acesso ao conteúdo antes que seja efetivamente publicado. Com essa ferramenta, você também consegue manter um banco de informações com tudo o que foi planejado e realizado para a estratégia de conteúdo da empresa.

Headliner Analyzer

Para a produção de um bom conteúdo, não basta fazer um bom texto. O título também deve seguir algumas normas para que traga o resultado desejado, que envolvem fatores como o número de caracteres e o posicionamento correto das palavras.

Com o Headliner Analyzer, é possível fazer uma avaliação do título, percebendo se está dentro dos parâmetros necessários para ranqueamento.

Além desses detalhes, lembre-se que um bom título deve cativar o leitor e resumir a ideia principal do conteúdo em poucas palavras.

WordPress

O WordPress é largamente usado nas estratégias de marketing digital para hospedar blogs como fonte de conteúdo. Trata-se de uma plataforma tão rica que permite a construção de sites e e-commerces, sem que a pessoa precise entender muito de programação para criar suas publicações.

Crie um impacto duradouro com a produção de conteúdo!

A produção de conteúdo é uma ferramenta importante para as empresas que querem deixar sua marca no ambiente digital. Esse material pode ser consultado por tempo indefinido, ou seja, você consegue criar um impacto de longo prazo ao investir nessa estratégia, obtendo retorno mesmo que anos após a publicação.

Neste post, abordamos a definição e a importância da produção de conteúdo, seus diferentes formatos, o que é preciso conhecer para uma produção eficaz, como produzir conteúdos e as ferramentas de apoio para esse trabalho.

Para saber mais sobre marketing, confira outros artigos no blog da Black Flag Publicidade. Boa leitura!

Quer vender seu produto online?

Solicite um orçamento

O ABC da Black Flag.


Logo Loja Online WordPress Identidade Visual Redes Sociais Publicidade e Propaganda Marketing Digital Branding Design Endomarketing Diagramação Produção de Conteúdo Inbound Marketing Outbound Marketing Email Marketing Web Design Front-end Back-end Aplicativos App Apresentações Eventos Gerenciamento de Redes Sociais Mídia Digital Planejamento de Mídia Planejamento de Marketing Criação de Sites Naming Loja Virtual Embalagens Vídeos Stands Ambientação Fachada Retail Design Jornalismo Assessoria de Imprensa Programação Visual Lettering Caligrafia Fotografia Ecommerce Treinamentos RD Station Assessoria de Comunicação Projeto Editorial Manual de Marca SEO SEM Facebook ADS Instagram ADS Google Adwords Google Remarketing Google Display Google Shopping Google Meu Negócio Produção Gráfica Brand Design Captação de Leads

Nossas Certificações.

 
CENP