Identidade Visual – o design muito além do logo
26 de março“Uma imagem vale mais que mil palavras”. A máxima é antiga, mas a mensagem que ela carrega continua atual e relevante. Hoje, você vai descobrir que investir na construção da sua identidade visual é parte fundamental da estratégia do seu negócio.
Gestão da marca
No artigo Os segredos do branding: como tornar sua marca desejada pelos consumidores , falamos sobre os detalhes que influenciam diretamente na construção de uma marca sólida. A criação da identidade visual é um destes detalhes que fazem toda a diferença, por isso dedicamos um texto exclusivo ao assunto.
A identidade visual é um dos ‘cartões de visita’ da sua empresa, é o contato visual direto com o seu cliente. Por isso, mais que beleza e estilo, ela precisa transmitir unidade e confiabilidade. E, alinhada à sua estratégia de branding, pode melhorar a participação do seu negócio no mercado. Como? Criando reconhecimento instantâneo.
Ter uma identidade exclusiva faz com que os clientes aprendam a reconhecer seus anúncios, assimilar os materiais de divulgação de seus produtos, identificar a forma como a sua marca se comunica com ele e com o mercado. É edificar a ‘cara’ do seu negócio, deixando estampada nela seus valores, posicionamento e tudo que o destaca da concorrência.
O beabá da identidade visual
Há questões básicas a serem consideradas para a criação da marca. O importante é que elas sejam pensadas em conjunto, não de forma isolada, já que irão definir muito mais do que a sua imagem superficial, e sim a personalidade da empresa.
O logo
Essa imagem, muitas vezes colocada discretamente em peças de divulgação e/ou produtos, guarda inúmeros segredos do branding. Absolutamente tudo é analisado: a tipografia, as cores, os formatos. Um ícone forte é capaz de ser reconhecido sem o reforço do nome da empresa. Quantas marcas e empresas você é capaz de reconhecer só vendo a imagem do logo?
Cores
Estudos sobre as cores ajudam a definir quais são as que melhor se aplicam no seu negócio, de acordo com seu nicho de atuação. Uma paleta de cores equilibrada vai despertar as sensações desejadas no seu público alvo, como a confiança e a seriedade. Assim, de forma harmônica, você caminha para a fidelização de clientes.
Tipografia
Escolher a fonte certa para criar a sua marca e aplicar nos materiais de divulgação, sejam impressos ou digitais, é um desafio. Muitas vezes, as pessoas criam seus próprios logos sem orientação, escolhendo fontes rebuscadas e serifadas, que acabam dificultando a leitura. Deixe os trocadilhos intencionais para o ícone, o texto deve ser claro e de fácil entendimento.
Lembre-se que a identidade visual é regida pela gestão estratégica da marca, e a comunicação direta e descomplicada sempre será um ponto de destaque entre você e a concorrência.
Não sabe por onde começar? Entre em contato com a Black Flag. Aqui há um time preparado para lhe ajudar a construir uma marca com personalidade forte e de valor.