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Propaganda de TV: 10 exemplos marcantes e como fazer

06 de outubro
Propaganda de TV

Você lembra qual foi a propaganda de TV que ficou gravada na sua memória? Aquela que, mesmo depois de tanto tempo, não sai da sua mente? É fato que existem comerciais de TV que acompanham a história de uma marca para sempre e, quando esses comerciais se tornam ícones, existem razões profundas para isso acontecer.

Pode ser pela nostalgia que evoca, nos transportando para algo que vivemos na infância; pode ser pelo humor irreverente, ou até mesmo por uma natureza polêmica – o que não era muito difícil de acontecer nos anos 90, não é mesmo?

Se você, em algum momento, considera anunciar na TV, entender as melhores práticas é essencial. Embora a televisão seja um meio facilitador para entregar mensagens, criar um anúncio que realmente converta vendas é uma tarefa desafiadora. Então, o que é necessário para planejar e desenvolver uma estratégia bem-sucedida ao anunciar na TV?

A seguir, vamos explorar essa questão, relembrar algumas propagandas de TV antigas e propagandas marcantes da TV brasileira, e trazer algumas dicas sobre como se destacar e atingir seu público-alvo de maneira eficaz.

O que você vai encontrar neste artigo:

Propagandas de TV: Passado e Presente

Em uma era onde as opções de publicidade ainda eram limitadas, investir em televisão era uma das maneiras mais eficazes para trazer visibilidade a produtos e serviços nos anos 90. E, mesmo com o avanço exponencial da internet e das mídias digitais, a televisão ainda tem seu espaço e continua sendo um veículo de extrema relevância no Brasil, alcançando um público amplo e diversificado.

Conforme um estudo da Kantar Ibope Mídia, o Brasil lidera o consumo de TV aberta na América Latina, com uma média de 4 horas e 54 minutos assistidos por dia e uma participação de audiência de 68% no ano passado. Essas informações foram divulgadas no Inside Video 2023.

Propagandas marcantes da TV brasileira

Com a explosão da demanda por propagandas de TV nos anos 90, vimos o surgimento de inúmeros comerciais que se tornaram ícones da época. Então, que tal revisitar alguns dos comerciais de TV mais marcantes da televisão brasileira?

1. McDonald’s – Bic Mac

Em menos de dez segundos, o vídeo apresenta a música icônica que descreve a receita do Big Mac. O jingle, descrevendo a montagem do sanduíche com a frase “dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles, num pão com gergelim”, é uma composição pegajosa que se tornou uma das músicas publicitárias mais reconhecíveis.

2. Guaraná Antártica – Pipoca e Guaraná

    O comercial de 1991 do Guaraná Antártica apostou em um jingle cativante para atrair o público, especialmente os adolescentes. A propaganda associou o consumo do guaraná à pipoca, um lanche popular em salas de cinema. A estratégia foi altamente bem-sucedida, tornando-se um case notável na história da publicidade.

    3. Tortuguita – Estúpida

    O comercial clássico do chocolate Tortuguita dos anos 90 era conhecido pela apresentação encantadora de duas tartarugas animadas, caracterizadas por diálogos divertidos. A trama geralmente envolvia uma tartaruga menosprezando a inteligência da outra e, no final, ela sempre se via em uma situação desfavorável. Essa abordagem cômica ficou marcada na memória das crianças da época.

    4. Pepsi Twist – Limões

    Nos anos 2000 a Pepsi Twist apresentava os limões da marca como personagens icônicos. Eles protagonizavam uma série de propagandas divertidas e irreverentes, transmitindo a essência ácida que um refrigerante com toque de limão possui.

    5. Johnson’s Baby – Lavar a cabeleira

    O comercial da Johnson’s Baby aborda o desafio de tornar a lavagem do cabelo divertida para crianças pequenas. Utilizando um jingle cativante e personagens carismáticos, especialmente crianças, o comercial obteve grande sucesso.

    6. O primeiro Valisère a gente nunca esquece

    O comercial do Valisére retrata a jornada de uma adolescente que está ganhando seu primeiro sutiã. É uma das criações mais famosas do renomado publicitário Washington Olivetto e é considerado um dos comerciais mais icônicos de todos os tempos.

    E aí, o que achou da nossa seleção? Assim como mencionamos anteriormente, os motivos pelos quais essas propagandas de TV fizeram história podem variar, e muito.

    Propagandas de TV antigas x 2023

    Assim como o aparelho de televisão, que faz parte do nosso lar há tantas décadas, passou por diversas mudanças até chegar nos dias de hoje, o mesmo aconteceu com as propagandas televisivas. Portanto, que tal abrirmos um pouco mais o nosso leque e darmos uma olhada nas propagandas atuais que temos visto no cenário publicitário até 2023?

    7. Bradesco – O que vem primeiro para você em 2023?

    O comercial do Bradesco apresenta uma trilha sonora autoral que celebra a escolha do amor. O vídeo mostra situações cotidianas em que as pessoas praticam empatia, colocando-se no lugar do outro e compreendendo diferentes perspectivas, promovendo compreensão e compaixão.

    8. Itaú – 2023 é feito com você.

    O comercial de fim de ano do Itaú para 2023 destaca a importância do respeito. A campanha apresenta personalidades como Marcos Mion, Ludmilla, João Gomes, Fernanda Montenegro, e a menina Alice. A ênfase na mensagem de respeito segue a bem-sucedida campanha do ano de 2021, que também contou com a participação de Alice e Fernanda Montenegro, sendo premiada como o melhor comercial do Brasil pelo segundo ano consecutivo.

    9. Volkswagen 70 anos – Gerações

    O comercial de aniversário de 70 anos da Volkswagen no Brasil superou mais de 1 milhão de visualizações e evocando diferentes reações, emocionando e até causando desconforto. A peça publicitária celebra as sete décadas da marca no país, apresentando as cantoras Maria Rita e Elis Regina – recriada por Inteligência Artificial – em um dueto da música “Como Nossos Pais”, de Belchior.

    10. Nissan do Brasil – Pôneis Malditos

    O comercial da Nissan em 2011, conhecido como “Pôneis Malditos”, se tornou o comercial de carros mais lembrados da década. Na peça, uma música é cantarolada por crianças e adultos, criando um cenário cômico e inusitado. Sua fama é tanta, que a maioria das pessoas não se recorda do modelo anunciado, mas lembra da propaganda.

    E então, qual comercial dos últimos anos mais ficou marcado na sua memória?

    Como fazer uma propaganda de televisão?

    Na era da internet, é importante ter em mente que uma estratégia que envolve comerciais de TV requer um orçamento maior e muito planejamento. Criar uma propaganda de televisão envolve uma abordagem personalizada, levando em consideração as particularidades de cada empresa. Vários fatores devem ser analisados antes de escolher a emissora e o formato do anúncio. Confira alguns fatores a considerar:

    Público-alvo:

    Identificar claramente o público-alvo da empresa é essencial para o sucesso da campanha. Anunciar na TV aberta pode ser ideal para produtos ou serviços populares, enquanto canais fechados são mais indicados para segmentos específicos.

    Alcance:

    Avaliar se a empresa atende a um mercado regional ou nacional ajuda a decidir se o anúncio será veiculado em emissoras locais ou em rede nacional.

    Melhor horário:

    Escolher o período e o horário certo para veicular o anúncio é crucial para impactar o público-alvo. Alinhar o anúncio com as programações relevantes aumenta a eficácia da campanha.

    Fases da criação de uma propaganda de TV

    1. Análise e planejamento:

    Analisar o perfil da empresa e do público consumidor é o primeiro passo. Baseando-se em dados demográficos e preferências, a equipe de criação projeta campanhas adequadas ao espectador a ser impactado.

    2. Definição de objetivos:

    Os anúncios devem ter objetivos claros e mensuráveis, como aumentar vendas ou ampliar o conhecimento da marca. Definir metas facilita a avaliação do retorno sobre o investimento.

    3. Construção de roteiro:

    Criar um roteiro que reflita o perfil do público e o objetivo da campanha é crucial. A criatividade deve estar alinhada à meta da marca e ao formato do comercial.

    4. Investimento:

    Após o roteiro, é essencial projetar o orçamento para produção e veiculação do anúncio. Ajustes podem ser necessários para adequar os custos ao orçamento do cliente.

    5. Gravação:

    Com o orçamento resolvido, a produção do anúncio é realizada em parceria com uma agência de publicidade ou produtoras de vídeo. É crucial transmitir informações do cliente e sua identidade visual para garantir uma representação fiel da marca.

    6. Segmentação:

    A segmentação do anúncio é personalizada de acordo com as necessidades da empresa. Por exemplo, empresas de pequeno ou médio porte podem optar por anúncios locais ou regionais.

    7. Registro e negociação:

    O registro do comercial na Agência Nacional do Cinema (Ancine) é essencial. Posteriormente, a negociação com a emissora é realizada para definir espaços disponíveis, horários, período de veiculação e valores. É a agência ou a produtora que fica responsável por essa parte.

    Leia mais sobre o case de sucesso da Black Flag com o cliente Imobiliária Cilar, que investiu na propaganda de TV para complementar sua campanha: Cilar 60 anos.

    Alcance seu público de forma impactante!

    Fica claro que a TV continua sendo um meio poderoso para atingir o público brasileiro. Desde as memoráveis propagandas dos anos 90 até os anúncios inovadores de 2023, a televisão é um veículo que acompanha as mudanças de seu tempo, adaptando-se às novas demandas e mantendo-se relevante.

    Pronto para conquistar sua audiência na telinha? Conte com a Black Flag para guiar sua marca rumo ao sucesso na publicidade televisiva! Fale conosco e descubra como transformar sua ideia em um comercial marcante e eficaz. Vamos juntos alcançar o público de forma impactante e memorável!

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