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Google Analytics

30 de abril
google analytics

Ter um site na internet é primordial para a maioria dos negócios. Aliás, muitos negócios existem apenas virtualmente, sejam eles de venda de produtos ou de serviços. Já falamos aqui sobre a importância de estar presente no mundo virtual por meio da criação de um site, mas… e aí? Como saber se o seu ‘estabelecimento virtual’ está sendo visitado, como os clientes estão se comportando dentro da sua loja, qual o tempo de permanência, os produtos mais acessados? Para isso, há o Google Analytics.

Uma das regras do marketing diz respeito a mensuração das ações. De nada adianta investir em campanhas publicitárias em diversos canais, se não é possível saber se elas, de fato, estão trazendo resultados efetivos para o seu negócio. Continue a leitura e conheça as principais vantagens da ferramenta.

O que é o Google Analytics?

O Analytics é um sistema gratuito do Google que monitora o tráfego nos sites. É uma ferramenta essencial para a gestão dos negócios online, onde é possível acompanhar o comportamento do usuário (cliente) dentro das páginas, desde o caminho que fizeram até chegar ao site até o tempo que permaneceram nele. Inclusive, é possível verificar quais são os produtos mais acessados (no caso de lojas virtuais), identificar o funil de vendas e, assim, realizar ações visando aumentar a conversão.

Como funciona?

A plataforma do Google Analytics é intuitiva e didática, fácil de operar. Claro que é preciso um pouco de conhecimento técnico para instalar o código do GA no site, e acompanhar o seu desempenho é uma tarefa desafiadora, já que é um movimento contínuo. De nada adianta ter os dados se não for para gerar ações estratégicas e melhoras na estrutura do site, para tornar a experiência do usuário mais prazerosa e, claro, lucrativa.

Principais vantagens do Google Analytics

Há inúmeros benefícios gerados pela instalação dos códigos do Google Analytics em um site, já que torna possível configurar metas e funis de venda. Mas o principal é conhecer um pouco mais sobre o seu cliente. Todos os acessos são mapeados, assim você consegue identificar qual a localidade de origem da visita, ou seja, a cidade do seu cliente, os dias da semana e os horários de maior movimento na sua página, qual o tempo de permanência médio e a taxa de rejeição.

Inclusive, a taxa de rejeição é uma das informações mais valiosas contidas nos relatórios do GA. Ao contrário do que muitos pensam, a taxa de rejeição não é calculada apenas em cima da desistência da navegação, ou seja, em abandonar a página. Se um usuário acessa o seu site e permanece em uma única página, sem interagir com outras, e sai dela depois de alguns minutos, o Analytics entende como uma rejeição. Ou se alguém acessa a página e não realiza nenhuma ação depois de 30 minutos, a leitura é que não houve interesse em interagir com o site e o dado entra nesta estatística.

Mensure os resultados das ações

O Google Analytics também mede os resultados de ações feitas na rede, como campanhas de Adwords, email marketing e redes sociais, o que dentro da plataforma é lido como Canal. Através de URLs específicas, é possível acompanhar os canais de acesso e os tráfegos gerados por eles.  Por exemplo, você faz uma postagem patrocinada dentro de uma rede social e cria uma URL específica para ela. Dentro do GA, você poderá identificar a performance dessa ação específica, diferenciando-a dos demais acessos gerados a partir desta mesma rede social.

Você também pode acompanhar a conversão a partir da definição de metas específicas, de acordo com o seu negócio. Por exemplo, conversão em vendas de produtos, se tiver uma loja online; o preenchimento de um formulário, se for um serviço; ou até a assinatura de newsletter, caso produza conteúdo em um blog.

Isso também permite que o sistema calcule as metas de receita e do ROI – Retorno sobre o investimento – das compras dos seus produtos.

Como mencionamos anteriormente, nada vale ter ouro na mão se não souber o que fazer com ele. A vantagem do marketing digital e de tudo que é feito no ambiente virtual é a sua capacidade de mensuração. Tudo pode ser medido.

Utilizar essa ferramenta de gestão vai lhe ajudar a tomar decisões estratégicas mais assertivas, investindo nos canais mais lucrativos e rentáveis, além de conhecer melhor quem é o seu cliente.

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