Por que produzir conteúdo para web é importante?
06 de agostoDiferenciar-se da concorrência e construir autoridade no seu nicho de atuação. Esse artigo poderia ser basicamente resumido com a frase acima. Apesar de parecer fácil, produzir conteúdo para web relevante para o seu público exige conhecimento, método, planejamento.
Se você acompanha o blog da Black Flag, já sabe que o Marketing de Conteúdo representa uma estratégia efetiva de aproximação do seu cliente final. Mas você e sua equipe entendem como funciona a dinâmica da produção de conteúdo? E como tornar esse processo mais produtivo e assertivo?
Começando do início
Produzir conteúdo para web é oferecer material rico a um público segmentado, que agregue valor e conhecimento a ele, e que o faça enxergar sua marca como uma autoridade no assunto. Isso pode ser feito por meio de artigos, vídeos, podcasts, ebooks, etc. Mas então é só sair escrevendo e fazendo alguns vídeos para chamar a atenção dos possíveis clientes? Não.
É preciso, primeiro, saber para quem você está escrevendo. Quem você deseja atingir? Quais são suas necessidades e interesses? Então, ter a sua persona definida vai lhe ajudar muito na hora de escolher os assuntos a serem abordados e qual a melhor forma de prender a atenção desse grupo específico de pessoas.
Como fazer e onde disponibilizar seu conteúdo para web
Organize uma rotina de pesquisa de temas e criação de materiais. Vale reforçar a importância de manter coerência no discurso da sua marca, então escolha assuntos relacionados ao seu negócio. Por exemplo, se você tem um restaurante, escreva sobre alimentação, disponibilize receitas, dê dicas de preparo, fale sobre temperos, etc.
As redes sociais são a melhor vitrine para o seu negócio. O conteúdo disponibilizado nessas mídias deve ser adaptado para cada canal, de acordo com suas individualidades. Produza chamadas que despertem a curiosidade do público, instiguem a interação e promovam engajamento.
Nesses meios, os infográficos são grandes aliados e devem ser usados sempre que possível. Afinal, são imagens que levam informações práticas, bem visuais, que podem ser facilmente arquivados ou compartilhados. E, claro, em redes sociais como o Instagram, onde o apelo visual é grande, a velha máxima ‘uma imagem vale mais que mil palavras’ continua valendo. Imagens que criam empatia ou motivação sempre são bem recebidas pelo público.
Se você optar em produzir vídeos, estabeleça formatos. Você pode convidar alguém para entrevistar, produzir vídeos informativos ou até mesmo campanhas que provoquem reações mais emocionais, que tendem a se tornar virais, ou seja, que sejam compartilhadas muitas vezes pelo seu aspecto humanizado, divertido ou reflexivo. Preocupe-se com a qualidade das imagens, dê destaque aos trechos importantes reforçando a informação com caracteres ou legendas.
Mas se o seu intuito é abordar uma temática mais complexa, que exige profundidade, opte pelos ebooks. Aliás, eles são ótimas fontes de leads, já que as pessoas normalmente conseguem acessá-lo informando seu endereço de e-mail. Ebooks não precisam ser tão longos, mas devem ter mais conteúdo rico que um simples artigo de blog.
Os podcasts também são um ótimo recurso na arte de chamar a atenção da audiência e criar um vínculo.
É importante lembrar
Independente da forma de disponibilizar conteúdo valioso ao seu público alvo, lembre-se sempre:
– PLANEJE: alinhe os objetivos da produção de conteúdo às estratégias de marketing da marca.
– PESQUISE: monitore palavras-chave, pesquise os assuntos abordados, estudo sobre o que vai produzir.
– PRODUZA: escreva, escreva, fale, grave, crie. Mantenha uma frequência de publicação, assim o seu público vai acompanhar suas atualizações e vai saber onde buscar informações sobre o assunto em questão.
– PRIME POR QUALIDADE: lembre-se que é a imagem e a reputação da sua marca que está em jogo. Faça bem feito!
– MENSURE OS RESULTADOS: acompanhe como a audiência está reagindo ao seu conteúdo. O Google, por exemplo, oferece recursos para esse fim, como o Analytics. É possível verificar as visitas no seu site, os maiores geradores de tráfego, taxa de rejeição, funis, conversões, etc.
Manter-se atualizado, estudar sobre o assunto e estar preparado para atender a demanda que pode ser gerada através da produção de conteúdo fará toda a diferença no seu negócio. Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro dos últimos conteúdos e até a próxima!