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Gestão das redes sociais – como obter resultados

30 de julho
Gestão das Redes Sociais

Já falamos aqui sobre a presença dos brasileiros nas redes sociais e o tempo médio que gastam on-line, quando o assunto era Inbound Marketing e Mídias Sociais. Em épocas de pandemia, então, essa presença se intensifica. Isso também fez crescer a preocupação das empresas em marcar presença no mundo virtual, criando seus perfis sociais.

Há inúmeras vantagens de se estar presente nesse universo de relacionamento online, como estar mais perto de seus clientes em potencial, e assim conseguir feedbacks diretos do público para melhorar seus produtos e serviços. A comunicação se torna mais dinâmica e direta. Não há empecilhos. As redes sociais também são ótimas vitrines para o seu negócio. Porém essa aproximação do público pode ser um tiro no pé caso as ações não sejam geridas de acordo com uma estratégia de marketing bem definida. O que postar? Onde postar? Confira nossas dicas para lhe ajudar a usufruir das vantagens oferecidas de forma prática.

O que significa gerenciar as redes sociais?

Ter um perfil nas mídias sociais, não basta. Hoje, sua presença só é notada se você apresenta diferenciais perante a concorrência. Então, gerenciar a atuação nas redes significa fazer um bom planejamento estratégico. É preciso se preparar e não pular as etapas de definição de metas, planejamento de conteúdo, calendário de publicações e mensuração dos resultados. Se sua empresa já trabalha dentro das premissas do Inbound Marketing, a abordagem nas redes sociais também deve estar alinhada a elas.

Por onde começar?

Sabe-se que quando se adentra a esse universo, é complicado saber por onde seguir. E não há um caminho único, pois cada público tem perfis diferentes e se comporta de forma distinta. O importante, então, é saber quem é a sua persona. Assim, fica mais fácil de pensar sobre a estratégia de abordagem. Também é bom definir em quais redes você vai atuar, analisando a presença do seu público alvo.

Então, como já falamos, não basta apenas estar presente, tem que publicar, interagir com o público. Mas aí é que muitas marcas cometem erros de postar conteúdos de forma desordenada, sem objetivo definido. Então, escolha o que pretende alcançar com essas ações. Por exemplo, aumentar suas vendas, divulgar seu produto ou serviço, atrair leads, fazer uma espécie de SAC direto para melhorar a performance do seu negócio, etc. Vincule esse objetivo ao plano de marketing estratégico. É muito importante manter esse alinhamento, pois é o que dará consistência em suas ações.

Aliás, é nesse início que você e sua equipe vão definir em quais redes atuar. Você não precisa estar presente em todas elas, mas é importante ter perfis ativos em mais de uma, afinal, um cliente pode estar no Facebook e não no Instagram, e vice-versa. Apenas citando duas das mídias com maior número de brasileiros inscritos.

Não foque em você, foque no cliente

Muitas empresas acabam usando o canal das redes sociais apenas para comunicar suas ofertas, produtos e serviços. Porém esse tipo de abordagem pode se tornar desinteressante aos olhos do consumidor/seguidor. Se você entende um pouco mais sobre neuromarketing, sabe que o que os clientes em potencial esperam são soluções para os seus problemas. Então, pense em como pode contribuir com esse cliente oferecendo o que chamamos de conteúdo rico. Sejam textos informativos, divulgação de pesquisas, ebooks com conteúdo prático ou que agregue conhecimento ou crescimento ao leitor. Em média, ofereça 70% de conteúdo valioso e 30% de ofertas e informações sobre seus produtos e marca.

Invista na sua identidade visual

Na maioria das redes sociais, o apelo visual é muito grande. Por isso, é importante ter uma identidade visual consolidada. Isso confere maior personalidade e profissionalismo, além de valorizar o seu negócio.

Acerte o tom de voz

Lembre-se de se comunicar de forma clara e objetiva, respeitando as particularidades do público com o qual se relaciona. Por exemplo, se seu negócio é mais formal e se relaciona com clientes de perfil similar, como grupos de advogados ou médicos, é necessário que o tom seja adequado ao público. Agora, se o seu público é mais jovem, a linguagem da empresa deve ser respeitada, mas o tom de voz pode ser mais descolado.

Críticas e reclamações

Esteja pronto para receber críticas, reclamações e sugestões. É normal que um cliente insatisfeito por algum motivo resolva compartilhar sua experiência nas redes sociais. E, sim, está no seu direito. Mantenha uma postura receptiva e procure se colocar no lugar do cliente. Não deixe sua reclamação sem resposta e muito menos pense em apagá-la.

Infelizmente essas situações acontecem, porém é possível tirar proveito delas, utilizando a crítica de forma construtiva, melhorando seu atendimento, produto ou entrega, por exemplo.

Tentativa e erro, tentativa e acerto

Você só vai saber se sua estratégia está atendendo suas perspectivas, acompanhando os resultados das publicações. Estabeleça suas métricas e acompanhe constantemente o desempenho das postagens, assim é possível corrigir erros e até mesmo mudar a postura, preservando sempre o foco mais abrangente da estratégia de marketing.

Dicas práticas:

– Monitore as redes sociais. Interaja com perfis afins, pesquise palavras-chave que interessam ao seu negócio e busque ideias para trabalhar o seu conteúdo;

– Para um bom trabalho de gestão das mídias, a direção é mais importante que a velocidade. Mantenha um calendário de publicações e procure seguir a constância proposta. Não precisa postar todo dia, mas é preciso manter uma rotina de conteúdo;

– Use uma plataforma de gerenciamento de redes sociais para poder agendar suas publicações e acompanhar seus resultados de forma clara. O mLabs, por exemplo, é uma boa ferramenta para esse fim.

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