Comportamento digital: como está sua presença online?
17 de julhoVivemos tempos estranhos: nunca estivemos tão conectados em um mundo tão recluso. O período de pandemia mundial tem nos ensinado o quanto uma boa conexão de internet faz diferença no cotidiano. Seja para trabalhar, para estar em contato com a família e amigos, para estudar, se aprimorar e, também, para comprar. Estar presente na web, mais do que nunca, é um diferencial para quem quer ser a melhor opção de compra para o público. Se você tem uma empresa, consegue avaliar como anda a sua presença online?
É preciso entender: estar presente não é publicar algo nas redes sociais vez ou outra, enviar promoções via e-mail para um mailing desorganizado, manter um site no ar sem que ele seja constantemente atualizado. A presença no mundo virtual diz muito sobre como a sua marca se posiciona no todo, por isso envolve um plano estratégico definido, que considere os objetivos da empresa na hora de se comunicar com o público. Um discurso consistente, independente do meio, impacta o consumidor de forma mais positiva e confiável.
Clareza na mensagem e quem queremos atingir
Para construir uma presença online sólida e relevante, que agregue conhecimento ao público ao passo que divulgue seu negócio e fortaleça a imagem da marca, é preciso ter muito claro quem é o seu público. Um assunto recorrente aqui no blog da Black é conhecer a sua persona, ou seja, aquela personificação do seu cliente ideal, o modelo de consumidor que sua marca quer impactar e ao qual pode contribuir com seu serviço ou produto.
Saber com quem você está falando muda completamente o cenário e o motivo é fácil de descobrir: pense como o seu tom de voz e estilo de linguagem muda quando conversa com pessoas de grupos sociais diferentes: crianças, idosos, adolescentes, amigos, família, colegas de trabalho… Então, não adianta criar um discurso sério e rebuscado se o seu cliente é jovem e descolado. Para que a mensagem seja bem recebida, ela deve, sim, estar alinhada ao mundo de quem a receberá.
Desenvolva autoridade
A partir do momento que você conhece o seu público, fica mais fácil saber o que pode despertar o seu interesse. Criar conteúdo original relevante é uma estratégia muito eficaz para tornar sua marca uma autoridade no assunto em que atua. Por exemplo: uma loja de móveis rústicos que dá dicas de decoração e tendências, pode se tornar uma referência nessa área, aumentando as chances de seus produtos serem comprados. Mais que isso: fideliza um grupo que tem em comum o mesmo interesse, no caso, em decoração. A criação de conteúdo relevante faz parte de estratégias amplas de marketing, como o Inbound Marketing. Essa estratégia tem por objetivo principal criar ações que façam a marca ser conhecida e desejada pelos clientes por propor soluções e resolver problemas.
Relacionamento saudável
A presença online é fundamental para que a relação entre empresa e consumidores seja mais direta e interativa. Por isso, é importante manter um tom de voz condizente com esse público. Respeitar as características do meio onde a conversa se desenvolve (redes sociais, blog, email, chat, etc), para desenvolver confiança e credibilidade. Vale ressaltar que esse contato direto com o cliente, uma vez estabelecido, deve ser considerado em todas as etapas da venda: pré, durante e na pós venda.
E, claro: estar de olho nas métricas, analisando e medindo as ações mais eficazes só vai melhorar a sua presença digital, aumentando as chances da sua empresa se destacar da concorrência.
Quer mais dicas sobre o assunto? Fique de olho em nossas redes sociais e acompanhe os artigos que publicamos aqui, no blog. Até a próxima!