fbpx

CARREGANDO

Seg à Sex 9h às 18h
+55 41 3151-2607

Os 5 passos do Inbound Marketing

06 de dezembro

Atrair clientes e vender: este é o desafio de toda empresa, independente do seu produto, serviço ou área de atuação. O processo de atração de um público segmentado, engajado e interessado no que você oferece como solução, exige método e estratégia. E é aí que entra o conceito do Inbound Marketing. Trocando em miúdos, a ideia do Inbound Marketing resume-se em concentrar os esforços da empresa em atrair e conquistar clientes em potencial de forma interessante e produtiva, ao invés de gastar energia indo atrás deles, sem saber onde encontrá-los.

O Inbound Marketing surgiu há pelos menos 10 anos, primeiramente na Europa e América do Norte, e mudou completamente a forma das empresas se relacionarem com seus clientes. Trata-se de aproximá-los, manter um canal de comunicação ativo, até que este relacionamento seja convertido em resultado de venda. Estudos já demonstraram que o investimento em Inbound Marketing chega a ser menos da metade em comparação ao Outbound Marketing. O que faz sentido, uma vez que no Outbound o importante é atingir o maior número de pessoas para aumentar as chances de compra. Já nas técnicas do Inbound, o segredo está em falar diretamente com o público-alvo, usando ferramentas mais assertivas focadas em promover a marca e construir relacionamentos de valor.

Mas é possível aplicar as técnicas do Inbound Marketing em qualquer segmento de atuação? A resposta é sim, desde que sua empresa tenho um site ativo. Abaixo, você encontra detalhes de cada uma das cinco etapas que envolvem o conjunto de técnicas do marketing de atração.

Atração

Há inúmeras formas de atrair visitas aos websites, mas o objetivo vai além. É preciso atrair pessoas interessadas no seu produto e serviço, o que levará à formação de um público mais qualificado e engajado. Por isso, um dos principais pilares do Inbound é a produção de conteúdo relevante. Ter um blog interessante dentro do seu site vai fazer toda a diferença. Por isso, vale a pena investir na produção de materiais de alto valor, o que inclui artigos, infográficos, vídeos, podcasts, ebooks, webinars, etc.

Mas não basta produzir, tem de divulgar. Nesse sentido, anúncios patrocinados em mecanismos de busca e uma presença ativa nas redes sociais são formas eficientes de levar estes conteúdos aos clientes em potencial, criando uma interação maior com os usuários. Todo este processo de criação e divulgação de material de valor é focado em gerar leads para a sua empresa e, consequentemente, tornar o seu negócio mais conhecido.

Conversão

Para que as ações do Inbound Marketing se convertam em criação de leads, é necessário convencer o cliente de que ele está em contato com um material exclusivo, qualificado e de alto valor. Isto significa criar algumas recompensas digitais para conseguir captar mais informações dos usuários, contribuindo com a formação de leads. Aqui, entram ofertas diretas e indiretas, por exemplo, de materiais educativos; a criação de landing pages otimizadas, criadas com o intuito de levar o cliente a ação principal de compra. Estas estratégias vão ajudar o seu negócio a se tornar uma referência no mercado no seu nicho de atuação, mesmo que indiretamente (primeiro como referência educativa, depois como referência de produto e serviço).

Relacionamento

A jornada de venda envolve diversas etapas, podendo ser longa e complexa, sendo que nem todo cliente em potencial interessado pelo seu negócio estará pronto para realizar a compra.  Na verdade, a grande maioria não está. Por isso, é preciso manter contato com ele, mantendo-o envolvido, por meio do envio de materiais importantes para seu universo, que façam a diferença em seu cotidiano. O envio de emails marketing promocionais e newsletters com assuntos relevantes ao cliente, apesar de serem usados há muito tempo, são técnicas eficientes de divulgação. A evolução dos métodos que o envolve e a mensuração de resultados palpáveis em curto prazo são fatores que trabalham a favor do envio de emails. Mas é bom deixar claro que envio de SPAM está proibido: para o seu cliente, você só vai enviar o que estiver dentro do seu perfil.

Venda

Eis o objetivo principal de todas as etapas do Inbound Marketing: venda realizada e receita em caixa. É nessa hora que entra, de fato, a figura do vendedor. A vantagem é que, a esta altura, ele já conhece o perfil do cliente, já sabe o que ele precisa e quais os melhores canais de interação e comunicação entre eles. Assim, tem informação diferenciada sobre este cliente para continuar oferecendo soluções e novas oportunidades de negócio.

Análise

A grande vantagem de aplicar a metodologia proposta pelo Inbound Marketing é a entrega de resultados mensuráveis. Com ferramentas tão avançadas, baseadas em cliques e interações com os usuários, todos os passos são acompanhados e são usados na construção de um relacionamento personalizado e frequente com seu cliente. Com seus leads bem definidos, é possível direcionar ações, criar canais de comunicação distintos e analisar os funis gerados.

O Inbound Marketing é, hoje, a solução mais positiva na conquista de novos clientes na internet. Vale lembrar que não há fórmula mágica ou soluções que durem para sempre, é importante estar sempre antenado com as mudanças, que são constantes. E mais do que isso, o seu sucesso depende, em primeiro lugar, de um planejamento estratégico bem delineado e executado, que traga crescimento mútuo e saudável entre cliente e empresa.

Ficou com dúvidas sobre o assunto? Escreva para nós! Teremos prazer em ajudar 😉

Acompanhe nossas redes sociais para estar sempre por dentro das novidades!

Quer vender seu produto online?

Solicite um orçamento

O ABC da Black Flag.


Logo Loja Online WordPress Identidade Visual Redes Sociais Publicidade e Propaganda Marketing Digital Branding Design Endomarketing Diagramação Produção de Conteúdo Inbound Marketing Outbound Marketing Email Marketing Web Design Front-end Back-end Aplicativos App Apresentações Eventos Gerenciamento de Redes Sociais Mídia Digital Planejamento de Mídia Planejamento de Marketing Criação de Sites Naming Loja Virtual Embalagens Vídeos Stands Ambientação Fachada Retail Design Jornalismo Assessoria de Imprensa Programação Visual Lettering Caligrafia Fotografia Ecommerce Treinamentos RD Station Assessoria de Comunicação Projeto Editorial Manual de Marca SEO SEM Facebook ADS Instagram ADS Google Adwords Google Remarketing Google Display Google Shopping Google Meu Negócio Produção Gráfica Brand Design Captação de Leads

Nossas Certificações.