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Leads: o que são e como atraí-los

13 de agosto
Leads: o que são e como atraí-los

Quem é o seu cliente? Uma pergunta simples para uma resposta um tanto complexa. Nos últimos artigos, temos destacado a importância da presença digital para o seu negócio. A forma como você utiliza os recursos online impacta diretamente na construção de uma base de clientes sólida. E uma das estratégias mais presentes no marketing digital atual é a captação de leads.

O que são leads?

Basicamente, leads são clientes em potencial, pessoas que interagiram com sua marca de alguma forma, demonstrando interesse real nas soluções oferecidas pelo seu negócio. É aquele público que comenta suas publicações seja em redes sociais seja em seu blog próprio, que disponibiliza seus contatos, que baixa seus materiais ricos, como ebooks e cursos online.

A conversão de contatos em leads permeia o segundo passo do Inbound Marketing, visando transformar os visitantes mais engajados em possíveis clientes, por meio de uma ‘call to action’ (chamada para ação).

Na prática, é necessário convencer o cliente de que ele está em contato com um material exclusivo, qualificado e de alto valor. Isto significa criar algumas recompensas digitais para conseguir captar mais informações dos usuários, contribuindo com a formação de leads. Aqui, entram ofertas diretas e indiretas, por exemplo, de materiais educativos; a criação de landing pages otimizadas, com o intuito de levar o cliente a ação principal de compra. Estas estratégias vão ajudar o seu negócio a se tornar uma referência no mercado no seu nicho de atuação, mesmo que indiretamente (primeiro como referência educativa, depois como referência de produto e serviço).

Ação estratégica

A grande vantagem de criar leads é potencializar as ações de marketing digital desenvolvidas pelo seu time. Separar os leads em grupos diferentes de acordo com seus interesses pessoais nos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa aumentará as chances de venda. Claro que como qualquer ação de marketing, a ação estratégica requer investimento. Por isso, antes de iniciar qualquer campanha, é preciso alinhar o discurso interno, deixar toda a equipe a par da importância dos leads e de como atraí-los, principalmente entre os times de marketing e venda.

E vale a pena ressaltar que quantidade não é sinônimo de qualidade. Claro que quanto mais leads, maior é a chance de conversão, certo? Sim, desde que você entenda que seus leads devem ser qualificados. Jamais pense em comprar lista de e-mails. Afinal, você não sabe qual é o interesse do público que compõe essa lista, e assim vai acabar gastando recursos essenciais em ações duvidosas e pouco eficientes.

Ideias para atrair leads

Há inúmeras formas de convencer um visitante a se tornar um cliente em potencial. O blog, por exemplo, é uma ótima ferramenta para criar tráfego orgânico e atrair um público qualificado, interessado no seu discurso e soluções. Então, investir em conteúdo exclusivo e pertinente, capaz de informar e fornecer conhecimento sobre o seu nicho de atuação é uma excelente estratégia. E que tal, ao final de um artigo, convidar o visitante a acessar um conteúdo ainda mais rico? Se ele demonstrar interesse e “comprar” a sua oferta, bingo! Esse é o cliente que estará mais perto de consumir as suas soluções.

O email marketing, por sua vez, é um canal eficiente quando o assunto é divulgar lançamentos, ofertas e materiais ricos. Porém deve ser usado para nutrir os leads, assunto importante que merece destaque e que será abordado em outro artigo.

Outro bom recurso que visa a conversão é a criação de uma landing page, uma página de oferta ao público, exclusiva para a geração de leads. Para saber como criar uma página de aterrissagem perfeita, leia o nosso artigo sobre o assunto.

Gestão de leads

Para que o custo benefício da criação de leads seja positivo para o seu negócio, é importante investir numa gestão eficaz e inteligente. Por isso, inclua nos seus processos o acompanhamento de todas as ações executadas com intuito de atrair possíveis clientes. Verifique o que dá certo e o que não dá, e insira melhorias sempre que possível. Divida a informação com as equipes internas e realinhe o discurso, se necessário. Assim, você será capaz de criar campanhas mais direcionadas dentro dos canais mais eficazes.

Até a próxima!

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