Marketing Digital: por que sua marca precisa incluir essa estratégia no seu plano
21 de agostoIndependente do segmento, perfil, tamanho e experiência de mercado, uma dúvida comum ronda as empresas: qual o momento certo para investir no marketing digital? Hoje, quando se pensa no assunto, não se pode ignorar as mudanças que o cenário pandêmico mundial está trazendo. E, é claro, isso vale tanto ao mercado quanto aos consumidores. Do ponto de vista mercadológico, é preciso estar atento às mudanças de comportamento do público. Se eles sumiram das ruas e estão em suas casas, pararam de comprar e de se relacionar? Não, eles estão conectados à internet. E é por esse motivo que o marketing digital é fundamental como estratégia para sua marca.
Público digital em amplo crescimento
É só fazer uma simples busca no Google para descobrir que o número de internautas brasileiros já passou dos 134 milhões. Só em 2019, as redes sociais ganharam mais de 10 milhões de novos usuários. Quantas dessas pessoas podem estar buscando por serviços ou produtos que sua marca oferece? E como elas podem te encontrar?
Os benefícios do marketing digital
Ainda há, entre os empresários, certa resistência em investir em marketing digital, pois acredita-se é preciso muito dinheiro para fazê-lo. Porém, trata-se de um grande engano. Muito mais importante que o dinheiro, nesse caso, é o tempo de trabalho necessário para alcançar os resultados almejados. Esses, por sua vez, devem estar muito bem definidos antes de dar os primeiros passos no universo digital. Há muitas ferramentas gratuitas ou de custo irrisório disponíveis por aí e que fazem muita diferença na gestão estratégica e no desempenho da marca online.
É preciso ter em mente que não existe uma receita de bolo que sirva para todas as empresas, pois a estratégia traçada depende dos objetivos da marca. Alguns exemplos de objetivos: gerar leads, aumentar a base de contato, tornar-se autoridade em determinado assunto, divulgar o seu negócio localmente, etc.
Um dos grandes benefícios que o ambiente virtual proporciona às marcas é a mensuração de ações quase que imediatamente. No mundo digital, nada é definitivo, anúncios, artigos e posts de redes sociais podem ser editados a qualquer momento. Então, fica mais fácil acompanhar o que funciona para o seu público e direcionar melhor as ações.
Detalhes que fazem a diferença no Marketing Digital
Antes de mais nada, é preciso saber quem é o seu público e onde ele está. Sua empresa não precisa estar presente e atuante em todas as redes sociais, mas sua presença deve ser constante onde o seu cliente se concentra. Outra dica é: redes sociais divulgam e humanizam a sua marca, mas não substituem o site próprio da empresa. Ter o seu domínio e criar um ecommerce próprio, ou então um site institucional onde possa alimentar um blog com um conteúdo exclusivo e de valor é de suma importância para conquistar credibilidade e a confiança do seu consumidor.
Tudo isso contribui para se criar uma imagem institucional. Não é de hoje que se fala que “a primeira impressão é a que fica”. Pense em como deseja que sua marca seja vista no mercado. Qual a melhor abordagem e linguagem a ser usada? Quais ações vão lhe aproximar do seu público?
A partir de um plano de marketing bem definido, fica mais fácil criar ações assertivas, eficazes e, o principal, mensuráveis. Estar de olho em cada ação – seja o disparo de uma newsletter, seja uma campanha patrocinada no google – é fundamental, uma vez que ajudará a melhorar a performance e alcançar resultados reais.
E se você não tem ideia por onde começar a trabalhar seu Marketing Digital e precisa de um direcionamento profissional, conte com a equipe da Black Flag Publicidade. Aqui, estamos prontos para lhe ajudar a definir estratégias e construir ações rumo ao sucesso. Conte conosco!