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Marketing digital: 4 ações que não podem faltar no seu planejamento

20 de dezembro

Buscar por produtos ou serviços nunca foi tão fácil. Basta alguns cliques, no computador ou na tela do celular, para receber uma avalanche de opções. Na era de compras online, não ganha quem oferece o melhor preço ou o melhor produto. Ganha quem encanta o cliente. E o melhor caminho para vencer a concorrência é o Marketing Digital.

Afinal, o que é Marketing Digital?

Marketing Digital é o conjunto de ações realizadas no ambiente virtual, em meios diferentes, porém com o objetivo comum de divulgar seu negócio e gerar vendas. Hoje, a estratégia de atrair clientes e encantá-los deve ser tratada como prioridade. Afinal, é por meio do Marketing Digital que sua empresa pode ganhar mais que visibilidade, tornando-se uma referência no seu nicho de atuação.

Segundo Philip Kotler, um dos principais gurus mundiais do marketing, todas as ações devem ser pautadas na tríade: foco no cliente, construção de valor e fidelização. Isso também deve ser levado em consideração no ambiente virtual. Então, se você quer que sua empresa se sobressaia perante os concorrentes, deve investir em um bom plano de Marketing Digital. Há inúmeras ações estratégicas que lhe ajudam nesta tarefa. Abaixo, vamos falar sobre quatro delas que, sendo bem executadas, colocarão o seu negócio a frente dos demais.

1- Marketing de Conteúdo

Acreditamos que esse seja um ponto crucial dentro do Marketing Digital. Gerar conteúdo é gerar diferencial, é agregar valor ao seu negócio por meio de informação relevante. Assim, as chances de se tornar uma referência no assunto são maiores, o que atrairá clientes pela sua credibilidade e autoridade. Mas tenha em mente que, no mundo digital, há uma troca entre cliente e empresa. Por isso, gere conteúdo de interesse, que crie interatividade com o seu público, para conhecê-lo melhor e entender a sua jornada de compra.

Dentro desse universo, o blog é um importante aliado na sua estratégia de Marketing Digital. É lá que você vai poder diferenciar seus leads e descobrir mais sobre os seus clientes. Porém, o blog não descarta a relevância do site institucional, de apresentação da sua marca. Afinal, ambos contribuem para a construção da imagem da empresa de formas distintas: um entrega o que o cliente deseja (institucional); o outro oferece mais do que ele precisa (blog).

2- Email marketing

Muita gente acha que o envio de email marketing é uma estratégia ultrapassada. Ledo engano. É claro que, pare ele trazer resultado, é preciso que outros processos sejam executados. Afinal, com quem você está se comunicando? O que quer comunicar? Quem e o que deseja atingir? Para lhe ajudar nesta tarefa, conhecer a persona que deseja atingir (o que podemos definir, de forma sintetizada, como o cliente perfeito do seu negócio) é primordial. É por meio do conhecimento desta persona que você poderá dividir os leads e direcionar a informação correta para cada um deles. Para o conhecimento dos leads, é importante aplicar técnicas do Inbound Marketing, assunto que tratamos há pouco por aqui.

Inclusive, há vários tipos de email marketing e você deve analisar qual deles será mais útil e em qual momento. Emails informacionais, educacionais, promocionais e newsletter são as formas mais comuns e cada uma deve ser usada de acordo com o objetivo da sua empresa.

Lembre-se que o email marketing é uma forma bilateral de comunicação com seu público, por isso esteja pronto para responder dúvidas e outras interações de forma rápida e eficiente.

3- Redes sociais

As redes sociais têm um papel fundamental dentro do plano de Marketing Digital atual. Elas permitem conhecer melhor o público, as suas necessidades e desejos. Nesse ambiente de grande interação, onde você pode falar com seu público de um modo mais informal, é possível realizar uma série de análises. Por exemplo, como o cliente em potencial reage à sua informação e proposta. Assim, é possível reaver as estratégias e melhorá-las.

Por outro lado, muitos consumidores buscam nas redes sociais mais informações sobre a marca antes de seguir na sua jornada de compra. Então, não é apenas a empresa que está buscando conhecer o seu cliente, o processo inverso também acontece. Por isso, publicar nas redes sociais exige estratégia inteligente. Da forma correta, você pode gerar tráfego para o seu site e conversões para o seu negócio.

Criar um calendário de publicações, por exemplo, é uma ação básica nas redes sociais. Mas, antes disso, é preciso definir em quais redes sua marca terá maior visibilidade entre o seu público alvo. Crias conteúdos que estejam de acordo com as dimensões da rede social em questão (como tamanho de imagens e posts) é importante. Acompanhar as interações do público, mensurar as conversões e mudar as estratégias quando necessárias são algumas das tarefas exigidas neste quesito.

4- Publicidade digital

Por fim, os anúncios pagos também são peças chave na construção do Marketing Digital. Porém, não é só pagar por eles. Até mesmo nos anúncios patrocinados, é preciso manter os objetivos traçados no contexto geral da divulgação do seu negócio. Há diversas formas de investir em mídia paga na internet.

Uma das mais comuns é o formato Pay-per-click (PPC) ou apenas CPC, explorado fortemente pelo Google. Utilizando de palavras-chave específicas, você monta seu anúncio, de acordo com um budget pré-estabelecido. Assim, sua empresa aparecerá como link patrocinado na primeira página de buscas do Google, e o valor a pagar por ele varia de acordo com os cliques recebidos.

Usar os sistemas de publicidade das próprias redes sociais também é uma ação recorrente. Afinal, é possível segmentar o público a ser atingido e, como tudo que envolve o Marketing Digital, mensurar o resultado alcançado.

Planejamento de Marketing Digital

Antes de iniciar qualquer ação de Marketing Digital é preciso, primeiro, ter a definição clara dos seus objetivos. As ações só terão resultados se forem orquestradas, estiverem alinhadas dentro de um plano estratégico consistente. Por isso, defina os objetivos principais e os secundários, estabeleça prazos de execução e, após o término de cada etapa, mensure os resultados. A grande vantagem dos meios digitais é medir, saber o impacto que as estratégias trouxeram para o negócio. Assim, você pode corrigir seus erros e melhorar a sua performance.

Investir em Marketing Digital de forma planejada, inovadora e inteligente é um processo contínuo e dinâmico. Use as ferramentas certas para construir a imagem da sua marca e engajar um cliente satisfeito e encantado.

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