Publicidade: a ferramenta chave do marketing
09 de janeiroMarketing e publicidade são dois conceitos que se complementam. Há muita gente que se confunde, achando que são a mesma coisa. A verdade, é que a publicidade é uma importante ferramenta dentro do marketing, responsável por trazer resultados práticos e mensuráveis das campanhas de marketing de uma empresa. Parece confuso, mas é muito simples. Basta começar pelo começo. Ou seja, a teoria.
Afinal, o que é publicidade?
Basicamente, a publicidade é a forma de divulgar e promover produtos, serviços e negócios por meio de anúncios publicitários veiculados em diversas mídias, sejam elas digitais ou não. Se prestarmos atenção, podemos percebê-la a todo instante: nos outdoors espalhados pela cidade, nos anúncios e propagandas veiculados em rádios, TVs, revistas e jornais. Nos meios digitais, então, ela está sempre lá: antes de assistir a um vídeo no Youtube, nas redes sociais e até nas buscas no Google, oferecendo as mais diversas soluções.
Claro que, do ponto de vista acadêmico, a publicidade é uma ciência social, que vai muito além dos simples anúncios. Grosso modo, podemos dizer que estuda o comportamento humano, o modo de se comunicar, as tendências culturais e os ciclos da sociedade – pontos cruciais para criar estratégias publicitárias bem-sucedidas. Mas não vamos aprofundar esta questão neste artigo. O objetivo é falar da publicidade como ferramenta para atingir um público-alvo de forma assertiva, trazendo resultados para quem nela investe, dentro do contexto de uma campanha de marketing.
Planejamento estratégico: as metas das ações publicitárias
Já diz o ditado: “quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve”. Ele exemplifica a necessidade de saber qual é a meta de uma campanha publicitária. Por isso, o planejamento estratégico dentro da publicidade é uma etapa primordial. Inclusive, deve ser o passo inicial da campanha, onde se definem pontos importantes, como:
– critérios adotados para a campanha;
– objetivos a serem alcançados com ela;
– ferramentas e meios a serem usados;
– direção a ser tomada para se alcançar os objetivos.
Ao contrário do que muitos pensam, o planejamento não é estático, deve acompanhar todas as etapas da campanha. Este dinamismo permite avaliar as ações e mensurá-las constantemente, adaptando o planejamento à realidade, embasado em resultados práticos.
O objetivo principal do planejamento publicitário é minimizar possíveis erros. Os maiores benefícios são:
Panorama real do investimento a ser realizado:
Além de saber quanto gastar, saber como gastar. Nem sempre a campanha de maior budget é a que trará maiores resultados. Há de se avaliar quais são os meios mais interessantes para a empresa investir, de acordo com seu perfil, público-alvo, serviço ou produto. Isso também torna possível prever o ROI – retorno sobre investimento – da campanha com maior clareza, onde todos saberão a meta a atingir, o que se deseja alcançar e o retorno real a ser obtido.
Análise dos pontos fracos e fortes da empresa:
A identificação destes pontos vai impactar diretamente na performance da campanha de publicidade. Por isso, a análise deve ser feita logo no início da definição das estratégias. Os pontos fracos serão trabalhados para que sejam minimizados e corrigidos.
Avaliação dos riscos:
Quais são os riscos que envolvem a ação proposta? São de baixo, médio ou alto risco? Saber dos riscos ajuda a diminuir as chances de erro, agindo de forma mais assertiva e realista.
Não se esqueça do principal
Antes de qualquer criação e execução de campanhas publicitárias, a empresa deve estar ciente que as ações propostas precisam estar alinhadas com o posicionamento de marketing da empresa, que envolve muitas outras premissas. Por exemplo, quem é o público-alvo da empresa, qual é a imagem construída no mercado e como ela se comunica com mercado e potenciais clientes. Falamos mais sobre isso no artigo sobre Marketing Digital, porém são pontos que devem embasar todo o setor de marketing da empresa.
Por isso, o investimento na própria equipe está inserido nas estratégias de marketing da empresa. Afinal, uma equipe preparada, antenada com o mercado e suas constantes mudanças, que conhece seu cliente e seu produto de forma profunda, trará grandes benefícios na construção das estratégias junto à agência de publicidade.