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Remarketing – como ele impulsiona suas vendas

22 de maio

Você já deve ter passado pela experiência de navegar na internet e ver banners de anúncios mostrando algum produto, o qual você pesquisou anteriormente, e que deseja comprar ou consumir. Obviamente, não é coincidência e sim uma das ferramentas mais eficientes disponíveis no mercado, quando o assunto é recuperar vendas. Estamos falando do remarketing.

O remarketing ou retargeting é uma ferramenta de marketing digital direcionada a aumentar a conversão em venda, ou seja, fazer crescer a receita do seu e-commerce. Só a título de curiosidade, “target” em inglês, significa alvo. Logo, retargeting nada mais é que buscar atingir novamente esse mesmo alvo, no caso, um cliente que demonstrou interesse no seu negócio em pesquisas anteriores.

Processo de compra

Para entender melhor sobre a importância do retargeting, nesse caso, no Google Ads, precisamos saber mais sobre o processo de compra. Como funciona a mente do consumidor desde o momento em que deseja algo até quando efetiva a sua aquisição?

Segundo uma pesquisa realizada pelo próprio Google Ads, 97% dos visitantes de lojas virtuais não realizam uma compra na primeira visita. É preciso levar em consideração, também, que nem todos os clientes em potencial estão no mesmo estágio do processo de compra: há aqueles que estão iniciando a busca, o que pode ser algo muito despretensioso e sem intenção de efetivar algo; outros estão buscando há mais tempo e já reuniram parâmetros comparativos entre seu produto e a concorrência, mas ainda não compraram. E, claro, há quem já conhece o produto e já é cliente, mas que pode ainda não conhecer o mix completo oferecido pela sua loja.

Então, o retargeting surge como uma ferramenta muito útil para manter a sua marca na mente do consumidor durante o processo de decisão pela compra. E, lembre-se: cerca de 85% das decisões de compra são associadas a desejos, emoções, status e prazeres, nem sempre são tomadas racionalmente. Pelo menos, isso é o que diz o neuro marketing, braço da neurociência que estuda o comportamento do cérebro humano durante a tomada de decisão de compra. Mas isso é assunto para outro artigo.

Como funciona o Remarketing

Quando você faz uma pesquisa de determinado produto ou serviço no Google e clica no site para navegar, é instalado um cookie no seu computador, tablet ou celular. Esse cookie é responsável por marcar que você tem interesse naquele site e, consequentemente, nos produtos oferecidos por ele. Afinal, para fazer o anúncio, é preciso que o Facebook, o Google Ads ou a rede na qual você escolheu anunciar, tenham a informação desses usuários.

Assim, o remarketing no Google Ads, por exemplo, pode atuar de duas maneiras distintas:

Rede de Display: é a rede de sites parceiros do Google, que possibilitam exibir banners de anúncios entre o seu conteúdo. É muito comum em portais de notícias e blogs de conteúdo. É navegando na rede de display que você se sente ‘perseguido’ por aqueles produtos, que ficam sendo exibidos mesmo que você não os esteja buscando naquele momento. Não é perseguição, apenas o remarketing do Google Ads cumprindo a sua função.

Rede de Pesquisa: são os anúncios exibidos na própria página de resultados da pesquisa do Google. Nesse caso, os anúncios só serão exibidos caso o usuário esteja refazendo a pesquisa do item de seu interesse.

Então, esse investimento pode ser uma forma mais eficiente de resgatar clientes e converter em venda, afinal já se sabe que esse público tem interesse pela sua marca. Ao invés de, por exemplo, investir em outras ações que se baseiam em dados teóricos, em busca de novos clientes.

Afinal, a velha máxima de “quem não é visto, não é lembrado” prevalece, sendo uma das grandes vantagens do remarketing.

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