Redes sociais e Inbound Marketing: transforme curtidas em conversões
13 de maioPodemos começar essa conversa, comparando as estratégias de marketing realizadas antes e depois das redes sociais. Sim, pois, se analisarmos bem, as redes de relacionamento digitais são acontecimentos recentes. Há 15 anos, por exemplo, o mundo ainda não conhecia o Facebook. Ele não havia ultrapassado as fronteiras americanas e Mark Zuckerberg não era inspiração para nenhum filme de Hollywood. Mas em 2020, a realidade é outra.
Segundo o relatório Digital in 2019, feito pelas empresas globais We are social e Hootsuite, 66% da população brasileira é ativa nas redes sociais. Só no Facebook, há cerca de 130 milhões de brasileiros. O mesmo levantamento apontou que os brasileiros gastam, diariamente, 9 horas e 14 minutos conectados na internet. E, deste tempo, 3 horas e 45 minutos são dedicados às interações nas redes sociais.
Só com esses dados, é fácil entender por que o seu negócio não pode ficar de fora desse universo de ‘likes’. Mas estar presente não é suficiente, tem que ‘causar’. O que isso significa, na prática? Criar um relacionamento com um público que tem interesse no seu produto ou serviço, atrai-lo para o seu negócio e torná-lo um cliente fiel. Sabemos que o caminho não é uma linha reta. Mas alinhando as estratégias de mídias sociais às de Inbound Marketing da empresa, o objetivo passa a ser mais concreto.
Relembrando…
Basicamente, o Inbound Marketing concentra-se em cinco etapas de ação:
– ATRAIR clientes em potencial, por meio de conteúdos relevantes;
– CONVERTER esse público em leads, por meio de recompensas digitais após a execução de uma ação;
– CRIAR RELACIONAMENTO descobrindo quais a preferências do cliente e mantê-lo sempre atualizado das suas ofertas e soluções;
– CONSOLIDAR a transação, pela venda do produto ou serviço ofertado;
– ENCANTAR esse cliente a ponto de fidelizar e transformá-lo num embaixador da sua marca.
Redes Sociais e Inbound Marketing
As redes sociais podem estar presentes em diferentes etapas da estratégia de Inbound Marketing, mas certamente dever ser usada para atrair os clientes. Afinal, a presença nas redes de relacionamento possibilita o contato direto com a sua audiência, que pode acontecer de forma personalizada e humanizada. Esse é um dos pontos de maior relevância na hora de escolher entre uma marca e outra. Ganha sempre aquela que trata o cliente respeitando a sua individualidade e demonstrando interesse real em solucionar o seu problema. Como consumidores, queremos ser valorizados.
O que é importante levar em consideração?
Para tornar esse contato direto mais proveitoso, é preciso que ele faça parte de uma estratégia ampla da marca. Cada rede social exibe peculiaridades de comunicação, formas distintas de abordagem aos usuários. É importante reconhecer o tipo de linguagem usada nesses ambientes e adequar o tom de voz da sua empresa a eles. Como já falamos aqui em outra oportunidade, sua empresa deve ter uma única voz, a ser reconhecida independente do canal no qual está emitindo uma mensagem. Porém o tom de voz pode e deve mudar, adequando-se ao canal.
E como saber quais ações estão sendo bem sucedidas?
Analisando as métricas digitais. Cada rede social oferece ao usuário, principalmente às contas comerciais, informações sobre a performance de cada publicação. No instagram, por exemplo, é possível verificar o alcance de cada postagem, as interações e o engajamento do público (curtidas, comentários, compartilhamentos, etc). Bem como o perfil de quem segue sua página (faixa etária, gênero, localização, etc) e até os horários em que o público está mais ativo.
A partir desses dados, é possível verificar o que funciona mais para o público daquela rede em específico e adequar suas ações visando a conversão. Ou seja, atrair o público para o seu ambiente próprio, que pode ser um blog, uma landing page com uma proposta de ação (assinatura de newsletter, cadastro para receber um ebook, etc) ou até mesmo sua loja online.
Como aumentar as chances de se tornar atraente nas redes sociais e se destacar entre a concorrência? Nesse ponto, é importante planejar uma agenda de tópicos a serem abordados e qual a frequência das publicações. E a partir da criação dessa agenda, o seu cumprimento deve ser levado a sério, já que gera uma expectativa no público. Por exemplo, o canal Porta dos Fundos tem dias e horários específicos para lançar vídeos inéditos, semanalmente. Então, o público que acompanha o canal, sabendo da programação, já fica aguardando pelo novo vídeo no horário e dia previsto. Caso eles não cumpram esse plano, certamente receberão uma avalanche de reclamações e frustrarão o seu consumidor.
O universo das redes sociais é muito amplo e, por meio de estratégias inteligentes, você pode conquistar seu público por meio dos recursos oferecidos. Explore! Descubra o que funciona mais para a sua marca e tenha seu espaço no seu nicho de mercado. Até a próxima!