Marketing Digital na crise – um aliado para enfrentar o momento
28 de maioDescubra como fazer bom uso do Marketing Digital na crise pode fazer toda a diferença para o seu negócio.
Desde que a pandemia do COVID-19 chegou ao Brasil, no final de fevereiro, as empresas foram forçadas a fechar as portas como ação de combate ao avanço da doença. Porém, muitas delas não voltarão a abrir. Se a economia ainda não estava aquecida da forma necessária para o crescimento, a crise chegou e quebrou muitos negócios, principalmente os pequenos e os médios. Outros que resistem duramente e se mantém ativos, tiveram de se reinventar, buscando outras maneiras de fazer ‘a roda girar’. E, claro, o contexto digital é imprescindível, nesse momento.
Há pouco, falamos aqui no blog sobre o crescimento das vendas digitais, observado muito antes da pandemia se instalar. Agora, os percentuais crescem a passos largos. Mas apesar desse crescimento, há setores da economia, que já trabalhavam de forma online, que viram suas vendas caírem, por não trabalharem com itens considerados de primeira necessidade. Pois, sim, é normal que as pessoas estejam com receio de comprar, pela instabilidade do momento e por terem sido impactadas em seus orçamentos, devido a pandemia.
A insegurança do consumidor faz o ciclo de venda se alongar. É preciso agir de forma diferente a fim de conquistar a confiança desse cliente, colocando-o no fundo de funil da venda. Observando o mercado, o time da Black Flag listou algumas ações importantes para a saúde dos negócios, nesse momento singular que enfrentamos. Confira a seguir como usar o Marketing Digital na crise a seu favor.
Relacionamento com a sua base de clientes
Mais do que conquistar novos clientes, é primordial manter os fiéis. Aproveite o momento para trabalhar com sua carteira atual. Segmente as ações de acordo com as necessidades dos grupos específicos. Ofereça cupons de descontos exclusivos, facilidades de pagamento e faça entregas mais rápidas. Se trabalha com conteúdo, libere o acesso a conteúdos pagos e exclusivos de forma gratuita. Aproxime-se da sua base criando canais de comunicação mais diretos como, por exemplo, o Whatsapp.
Redes Sociais
Mais do que nunca, os brasileiros estão ligados nas redes sociais. Aproveite essa presença em massa para conquistar novos seguidores e, consequentemente, mais leads. Posicione-se de forma correta, de acordo com o canal onde está inserido. Traga informações úteis e diferenciadas. Mantenha uma agenda de postagens organizada, explorando assuntos relevantes ao público. Se o seu negócio permitir, crie agendas de atividades ao vivo. As LIVES no Instagram estão sendo grande ferramentas na comunicação direta com o público.
Leia o artigo sobre Inbound Marketing e Redes Sociais para conquistar os melhores resultados nesse ambiente.
Mude o foco dos anúncios
Alguns clientes e parceiros têm relatado a queda na performance de anúncios e links patrocinados com foco 100% comercial, onde a conversão em venda é o objetivo final. Como já falamos, é preciso entender que o ciclo de vendas está mais longo nesse período. Uma ideia é fazer o investimento em mídias pagas, agora, voltado a oferecer material diferenciado ao público, atraindo-o para sua base, convertendo-o em lead. As estratégias de Inbound Marketing são grandes aliadas para alinhar seus objetivos.
Marketing Digital na crise: Reinventar-se é a palavra do momento
É preciso, sim, se reinventar. Nunca tivemos tanto ensino dispensado de forma digital. Personais trainers, médicos, professores, nutricionistas, psicólogos e tantos outros profissionais viram na tecnologia a melhor saída para se manterem ativos, atendendo o seu público e garantindo o seu sustento financeiro.
A situação crítica atual, que chegou de repente, tirou a todos da zona de conforto. Até mesmo quem atua em funções administrativas, foi obrigado a criar uma nova rotina de trabalho dentro de casa, às vezes em ambientes improvisados, longe do considerado ideal e sadio. Equipes inteiras trabalhando remotamente, mas precisando manter a sinergia profissional.
É preciso manter a calma e tentar vislumbrar as oportunidades que podem surgir no cenário, e preparar-se para o ‘depois’. Mesmo após o fim da quarentena, como as empresas vão se posicionar? E os consumidores? É certo que as mudanças em curso precisarão ser incorporadas e adaptadas, nada será igual. Estamos todos juntos nesse barco. Estejamos preparados.