fbpx

CARREGANDO

Seg à Sex 9h às 18h
+55 41 3151-2607

Crie anúncios atrativos e aumente o seu índice de qualidade no Google

24 de setembro
Crie anúncios atrativos e aumente seu índice de qualidade no Google

Saiba como o índice de qualidade nos anúncios do Google pode fazer a diferença nas suas campanhas.

Aqui no blog da Black, constantemente estamos falando sobre a importância do Marketing de Conteúdo. Ele é muito útil para aumentar as visitas no seu site, divulgar o seu negócio e, consequentemente, conseguir novos clientes. É um método eficiente? Sim. De rápido retorno? Não. Por isso, quando o prazo de retorno é mais importante em algum projeto ou situação pontual, o ideal é investir em anúncio pago. Nesse caso, vamos falar especificamente dos anúncios no Google Ads.

Por que o Google?

Porque é o site de busca que apresenta o maior Market Share do mundo, comparado aos buscadores concorrentes. Imagine que milhões de pessoas buscam na plataforma a solução para os seus problemas, sejam eles quais forem. Então, fazer um anúncio no Google parece ser muito fácil para aumentar a visibilidade e a sua taxa de conversão. Mas sem conhecimento, o investimento pode virar ‘um tiro no pé’. Por isso, preparamos essas dicas básicas, que devem ser levadas em conta na hora de produzir anúncios atrativos e exibidos em primeiro lugar na página de busca.

Como funciona essa seleção?

Por razões óbvias, o Google Ads não entrega a fórmula usada pelo seu algoritmo para classificar os anúncios. Mas sabe-se que o índice de qualidade é de extrema relevância para esse ranqueamento.

Basicamente, o índice de qualidade avalia alguns tópicos do anúncio e também do anunciante. E então, dá uma nota de 1 a 10 para o anúncio. Nesse quesito, a qualidade das palavras-chave, o texto do anúncio e o conteúdo da landing page são extremamente relevantes.

Para determinar a ordem de exibição dos anúncios na página de busca, o Google considera o resultado do Ad Rank, fator que mede a força do anúncio calculando o índice de qualidade e o CPC (custo por clique) máximo do anúncio.

Fatores considerados no índice de qualidade

Há três métricas principais consideradas no cálculo do índice de qualidade de um anúncio. Um deles é o CTR, em português, taxa por clique. Essa métrica, por sua vez, é calculada considerando o número de cliques no anúncio X o número de vezes que é exibido. Isso define a importância do anúncio para o público e o que influencia nessa taxa é a forma como o anúncio é exibido, se tem um texto atraente e se apresenta os benefícios e soluções para o problema (palavra-chave) de interesse. Ou, ainda, se exibe no próprio anúncio uma CTA (Call to action) capaz de levar o público a clicar nele.

Outra métrica considerada é a relevância, tanto do anúncio quanto da página de destino. Por isso, na hora de construir esse texto é interessante haver congruência entre o que é apresentado no anúncio e o que está no site. Lembre-se que o público que clica no seu anúncio o faz por um motivo: estar mais próximo da solução para o seu problema/questão. E se ao chegar na página de destino se deparar com algo diferente do que está na busca, vai se decepcionar, sair do site e voltar à busca no Google, o que vai contar pontos negativos à sua performance. A dica é trabalhar com grupos de anúncios menores, com palavras-chave mais específicas. Assim, as chances do seu anúncio ser exibido para um público mais qualificado é maior.

E como nada funciona de forma isolada, invista na qualidade da sua página de destino. Isso inclui: originalidade, exclusividade e assertividade no conteúdo exibido – o que aumenta as chances de se tornar uma autoridade no assunto -, boa navegabilidade – uma página responsiva, que abra perfeitamente tanto no computador quanto no celular -, e confiabilidade – segurança na informação, no ambiente digital e também na entrega.

Como identificar o índice de qualidade

A pontuação do índice de qualidade pode ser verificada dentro da interface do Google Ads, dentro de Grupo de Anúncios, Palavras-chave. Você vai perceber que cada palavra-chave exibe índices de qualidade diferentes, mesmo dentro do mesmo grupo de anúncio. A palavra-chave com o IQ mais alto é a que terá maiores chances de converter visitantes e clientes.

O Google também baseia-se na performance da sua conta, de forma ampla, para calcular o índice de qualidade. Claro que os primeiros anúncios criados, sem tanto conhecimento sobre o que pode fazer a diferença na sua performance, terão IQs menores, e podem acabar atrapalhando o cálculo geral. Caso esse seja o seu caso, considere começar uma conta do zero, em busca de maiores notas.

Siga acompanhando nosso blog, em breve vamos dar dicas valiosas para você escrever o anúncio perfeito e garantir um bom índice de qualidade no Google, atraindo novos clientes e negócios para sua marca. Até logo!

Quer vender seu produto online?

Solicite um orçamento

O ABC da Black Flag.


Logo Loja Online WordPress Identidade Visual Redes Sociais Publicidade e Propaganda Marketing Digital Branding Design Endomarketing Diagramação Produção de Conteúdo Inbound Marketing Outbound Marketing Email Marketing Web Design Front-end Back-end Aplicativos App Apresentações Eventos Gerenciamento de Redes Sociais Mídia Digital Planejamento de Mídia Planejamento de Marketing Criação de Sites Naming Loja Virtual Embalagens Vídeos Stands Ambientação Fachada Retail Design Jornalismo Assessoria de Imprensa Programação Visual Lettering Caligrafia Fotografia Ecommerce Treinamentos RD Station Assessoria de Comunicação Projeto Editorial Manual de Marca SEO SEM Facebook ADS Instagram ADS Google Adwords Google Remarketing Google Display Google Shopping Google Meu Negócio Produção Gráfica Brand Design Captação de Leads

Nossas Certificações.