Inbound Marketing imobiliário: ofereça mais que imóveis
18 de setembroDescubra a seguir como usar o Inbound Marketing imobiliário para alavancar seus negócios.
Não é de hoje que a grande maioria das pessoas recorre à internet quando pretendem pesquisar imóveis para alugar ou comprar. Basta uma pequena busca no Google para receber uma avalanche de opções. A partir disso, há um longo caminho de pesquisa e cálculos até se chegar na melhor opção e fechar negócio.
Do ponto de vista das empresas que negociam imóveis, sejam imobiliárias ou construtoras, o uso da tecnologia dentro do setor favorece a transparência nas transações, facilita a procura ao mesmo passo que acirra a concorrência. Há a preocupação latente e urgente de divulgar os imóveis disponíveis e conseguir fechar negócios, principalmente no cenário pandêmico atual, que aniquilou as projeções positivas para o ano de 2020.
A necessidade de investir em ações mais certeiras e eficazes é unânime entre os empreendedores, independente do segmento de atuação. E para o mercado imobiliário, uma das melhores estratégias nesse sentido é o marketing de conteúdo.
Esse assunto é recorrente aqui no blog da Black. Sem dúvida, é uma das estratégias mais utilizadas e recomendadas aos nossos clientes, sempre observando as suas vantagens e resultados quando acoplado às ações do Inbound Marketing da empresa.
Basicamente, a equação é simples: criar conteúdo relevante para atrair e gerar mais leads e clientes. Há uma dinâmica para esse processo, fácil de entender e colocar em prática.
Inbound Marketing Imobiliário: Para quem você está produzindo conteúdo?
Em primeiro lugar, é preciso entender as necessidades do seu cliente. O que ele busca? Qual seu poder financeiro? Ele já sabe qual o melhor investimento ou ainda está pesquisando as opções? Então, é preciso pensar na persona do seu negócio, o perfil do cliente ideal para, então, poder oferecer as melhores opões de negócios.
Depois da persona bem definida, é preciso considerar, também, em qual etapa da jornada de compra o lead se encontra. Esse entendimento é fundamental para que você crie conteúdo de valor para os leads de forma assertiva. Por exemplo, não adianta enviar ofertas de venda de imóveis de alto padrão para quem pretende alugar uma quitinete. Indiferentemente do segmento, seja o Inbound Marketing imobiliário, podemos dividir os tipos de oferta em três etapas:
Topo de funil
São os clientes que está iniciando a busca de imóveis, sem saber ao certo o caminho a seguir. Então, esse é o momento de ATRAIR, oferecendo informações relevantes, como tirar dúvidas sobre aluguel, formas de financiamento, etc. Claro que a ideia é direcionar sempre para o tipo de imóvel ou negócio que você vende.
Meio de funil
Nessa etapa, o cliente já está buscando as melhores opções para o momento e já te passou elementos importantes sobre suas necessidades. É hora de NUTRIR esse possível cliente, com materiais mais ricos, que o ajudem a encontrar a melhor solução. Esse também é o melhor estágio para gerar leads, extraindo dados relevantes da audiência.
Fundo de funil
Aqui, o cliente já sabe o que quer e precisa apenas escolher qual empresa ou profissional que vai lhe ajudar a fechar o negócio. Nesse momento de CONCLUIR a negociação, você pode estimular o cliente de várias maneiras. Pode ser enviando newsletter com depoimentos de outros clientes satisfeitos, entrega de chaves etc. A venda, de fato, está muito perto de ser finalizada.
Criando conteúdo relevante no Inbound Marketing imobiliário
Independente de onde seu cliente se encontra, oferecer conteúdo de valor fará a diferença, basta que esse conteúdo agregue ao atual momento vivido por ele. Tenha claro em sua mente que esse material rico será a porta de entrada para iniciar um relacionamento com sua audiência, criando aproximação e confiança. A partir do momento que o seu conteúdo passa a ser esperado pelo público e compartilhado entre ele, sua marca passa a ser vista como autoridade no mercado imobiliário. E não apenas por quem busca por soluções nesse segmento, bem como pela própria concorrência. Você é visto de forma mais respeitável.
Escreva e crie conteúdo pensando nas necessidades da sua persona e trabalhe o material em diferentes canais, como as redes sociais, email marketing ou blog. No caso de grandes lançamentos, considere fazer anúncios em portais de grande visibilidade. Anunciar no digital é mais barato, a abrangência pode ser maior e, o melhor, é possível mensurar o impacto alcançado.
Landing page: um aliado na criação de leads
Uma landing page pode trazer um resultado muito positivo para a criação e segmentação de leads. Por meio dessas páginas de entrada, você pode fazer perguntas ao visitante, a fim de extrair mais informações sobre seus objetivos. Por exemplo, perguntar qual a zona da cidade que mais lhe interessa, se quer comprar, alugar ou vender um imóvel, quantos quartos ou vagas de garagem deseja que o novo imóvel ofereça. Assim, fica mais fácil segmentar os leads e nutri-los com conteúdo que lhe agreguem conhecimento.
Para saber se as ações estão surtindo o efeito, basta acompanhar as métricas. Assim, é possível corrigir e melhorar em busca de atingir os objetivos propostos pela marca.
O marketing de conteúdo é um investimento de baixo custo e os resultados são a médio e longo prazo. Porém, é uma estratégia eficaz e pode ser o diferencial que a sua empresa precisa para se destacar da concorrência.