Crie anúncios atrativos e aumente o seu índice de qualidade no Google
24 de setembroSaiba como o índice de qualidade nos anúncios do Google pode fazer a diferença nas suas campanhas.
Aqui no blog da Black, constantemente estamos falando sobre a importância do Marketing de Conteúdo. Ele é muito útil para aumentar as visitas no seu site, divulgar o seu negócio e, consequentemente, conseguir novos clientes. É um método eficiente? Sim. De rápido retorno? Não. Por isso, quando o prazo de retorno é mais importante em algum projeto ou situação pontual, o ideal é investir em anúncio pago. Nesse caso, vamos falar especificamente dos anúncios no Google Ads.
Por que o Google?
Porque é o site de busca que apresenta o maior Market Share do mundo, comparado aos buscadores concorrentes. Imagine que milhões de pessoas buscam na plataforma a solução para os seus problemas, sejam eles quais forem. Então, fazer um anúncio no Google parece ser muito fácil para aumentar a visibilidade e a sua taxa de conversão. Mas sem conhecimento, o investimento pode virar ‘um tiro no pé’. Por isso, preparamos essas dicas básicas, que devem ser levadas em conta na hora de produzir anúncios atrativos e exibidos em primeiro lugar na página de busca.
Como funciona essa seleção?
Por razões óbvias, o Google Ads não entrega a fórmula usada pelo seu algoritmo para classificar os anúncios. Mas sabe-se que o índice de qualidade é de extrema relevância para esse ranqueamento.
Basicamente, o índice de qualidade avalia alguns tópicos do anúncio e também do anunciante. E então, dá uma nota de 1 a 10 para o anúncio. Nesse quesito, a qualidade das palavras-chave, o texto do anúncio e o conteúdo da landing page são extremamente relevantes.
Para determinar a ordem de exibição dos anúncios na página de busca, o Google considera o resultado do Ad Rank, fator que mede a força do anúncio calculando o índice de qualidade e o CPC (custo por clique) máximo do anúncio.
Fatores considerados no índice de qualidade
Há três métricas principais consideradas no cálculo do índice de qualidade de um anúncio. Um deles é o CTR, em português, taxa por clique. Essa métrica, por sua vez, é calculada considerando o número de cliques no anúncio X o número de vezes que é exibido. Isso define a importância do anúncio para o público e o que influencia nessa taxa é a forma como o anúncio é exibido, se tem um texto atraente e se apresenta os benefícios e soluções para o problema (palavra-chave) de interesse. Ou, ainda, se exibe no próprio anúncio uma CTA (Call to action) capaz de levar o público a clicar nele.
Outra métrica considerada é a relevância, tanto do anúncio quanto da página de destino. Por isso, na hora de construir esse texto é interessante haver congruência entre o que é apresentado no anúncio e o que está no site. Lembre-se que o público que clica no seu anúncio o faz por um motivo: estar mais próximo da solução para o seu problema/questão. E se ao chegar na página de destino se deparar com algo diferente do que está na busca, vai se decepcionar, sair do site e voltar à busca no Google, o que vai contar pontos negativos à sua performance. A dica é trabalhar com grupos de anúncios menores, com palavras-chave mais específicas. Assim, as chances do seu anúncio ser exibido para um público mais qualificado é maior.
E como nada funciona de forma isolada, invista na qualidade da sua página de destino. Isso inclui: originalidade, exclusividade e assertividade no conteúdo exibido – o que aumenta as chances de se tornar uma autoridade no assunto -, boa navegabilidade – uma página responsiva, que abra perfeitamente tanto no computador quanto no celular -, e confiabilidade – segurança na informação, no ambiente digital e também na entrega.
Como identificar o índice de qualidade
A pontuação do índice de qualidade pode ser verificada dentro da interface do Google Ads, dentro de Grupo de Anúncios, Palavras-chave. Você vai perceber que cada palavra-chave exibe índices de qualidade diferentes, mesmo dentro do mesmo grupo de anúncio. A palavra-chave com o IQ mais alto é a que terá maiores chances de converter visitantes e clientes.
O Google também baseia-se na performance da sua conta, de forma ampla, para calcular o índice de qualidade. Claro que os primeiros anúncios criados, sem tanto conhecimento sobre o que pode fazer a diferença na sua performance, terão IQs menores, e podem acabar atrapalhando o cálculo geral. Caso esse seja o seu caso, considere começar uma conta do zero, em busca de maiores notas.
Siga acompanhando nosso blog, em breve vamos dar dicas valiosas para você escrever o anúncio perfeito e garantir um bom índice de qualidade no Google, atraindo novos clientes e negócios para sua marca. Até logo!