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Marketing Industrial: conquiste novos clientes com estratégia e assertividade

08 de outubro
Marketing Industrial

Você sabe o que é Marketing Industrial? O termo pode soar estranho, a princípio, porém explorá-lo a favor da sua marca pode ser mais fácil do que se imagina. O Marketing Industrial é o nome dado em português para o marketing feito de empresa para empresa ou, como também usado aqui, B2B (em inglês, business to business). É fundamental para as marcas que prestam serviços ou vendem produtos para outras empresas e não atendem o consumidor final, normalmente empresas que fabricam maquinário ou peças de uso industrial, atuando em nichos específicos dentro de uma cadeia de produção maior.

Por exemplo, indústrias que produzem peças para carros, equipamentos agrícolas, eletrodomésticos, etc precisam fazer uso do marketing B2B. Ou ainda marcas que dependem de revendedores para alcançar o seu público e vender. Por explorar um mercado específico, o marketing industrial é uma estratégia capaz de fazer a diferença, divulgando a qualidade dos produtos, convencendo o revendedor que a sua marca é a melhor para o seu estabelecimento, a qual trará maior lucratividade, atendendo a demanda dos consumidores dentro do nicho de atendimento.

Além de munir a equipe de marketing e vendas com argumentos vendedores, o marketing B2B engloba tornar a marca uma autoridade no seu mercado de atuação, impactando positivamente os clientes em potencial. Afinal, o objetivo geral de uma estratégia de marketing bem estruturada é aproximar a marca do público com o qual quer se comunicar. Mas como iniciar uma estratégia de marketing industrial do zero, com foco nas possibilidades de divulgação digital?

O universo digital a seu favor

Mesmo para indústrias que trabalham nos ‘bastidores’ de produtos, fabricando peças complementares, investir na presença online é uma estratégia de suma importância, que abre possibilidades e oportunidades de negócio. Corriqueiramente, as vantagens do marketing digital são destacadas aqui no blog da Black, principalmente pela garantia de medir desempenho de campanhas, ações e resultados. Além disso, mesmo nas estratégias B2B, é preciso agregar valor do produto ao cliente. Para o mercado industrial, interessa aumentar a lucratividade e enxergar resultados reais. Mas para chegar lá, é preciso construir um plano e segui-lo.

E de onde partimos?

Do conhecimento do seu público alvo, além do cliente em potencial do seu revendedor ou cliente. Tenha um embasamento quantitativo, utilize de ferramentas para conhecer esse público, suas necessidades e problemas. A análise constante de dados possibilita identificar tendências de mercado e também de comportamentos, contribuindo para a criação de estratégias mais eficientes e assertivas. Definir a persona do seu negócio também é fundamental. A partir dessa definição, faça perguntas chaves para enriquecer e aprofundar o conhecimento dessa persona. Depois dessas definições iniciais, explore todas as ferramentas oferecidas pelo Inbound Marketing.

Inbound Marketing e a jornada de compra

O conhecimento sobre esses dois assuntos é um grande diferencial na hora de vender. Identificar em qual etapa o seu cliente em potencial se encontra cria vantagens sobre a concorrência, uma vez que você pode usar de ações diferentes, dependendo do momento em que ele está. O marketing de conteúdo, um dos motes do inbound, é de grande valia na hora de contar ao público alvo tudo sobre o seu produto. As funcionalidades, diferenciais de matéria prima, aplicações, benefícios, etc. Além de munir a equipe de Marketing e Vendas com argumentos de compra, dentro do ambiente digital, a criação de conteúdo específico sobre o nicho de mercado e, sobretudo, seu produto, pode melhorar o ranqueamento do seu site na busca orgânica do Google – aquela que não é paga.

Landing pages e o Marketing Industrial

A criação de landing pages direcionadas para B2B e B2C também é uma grande jogada para aumentar leads e segmenta-los, tornando a nutrição deles mais eficiente. Isso pode aumentar a performance do time de vendedores, uma vez que terão acesso a lista de possíveis clientes já filtrada, otimizando o seu tempo. Além disso, a geração de leads via landing pages também possibilita compartilhar com seus revendedores os leads que interessam a eles, filtrando, por exemplo, pela região de abrangência.

Redes sociais e o Marketing Industrial

Claro que as redes sociais não ficam de fora da estratégia de Inbound Marketing e do Marketing Industrial, mesmo no âmbito empresarial. Por isso, o conhecimento da persona da sua marca é básico para desenvolver uma estratégia assertiva e coerente, desenvolver a linguagem e o tom de voz a ser usado, assim como criar ações de engajamento que levem o público a visitar o seu site. Saiba mais sobre estratégias de redes sociais lendo o artigo que escrevemos sobre isso.

O marketing, de uma forma geral, traz inúmeras possibilidade para aumentar a visibilidade do seu negócio e, por consequência, a sua rentabilidade. Apesar da versatilidade dos processos e ações de divulgação e publicidade. O que fará a diferença é base e o preparo para desenvolvê-las, ou seja, conhecer o seu público, definir seus objetivos e seguir medindo os resultados é primordial para o sucesso de qualquer empresa. Esteja atento!

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