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Aumente a conversão do seu negócio produzindo conteúdo interativo

19 de novembro
Conteúdo Interativo

A produção de conteúdo já é uma estratégia de marketing digital consolidada no mercado. Tanto que há um nicho específico para colocar em prática o assunto e inúmeras formas de desenvolvê-lo com eficiência. Ou seja, colocando o público-alvo mais no caminho da conversão. Porém, prender a atenção do público por tempo suficiente para que ele passe do superficial e atinja um nível de relacionamento com a marca, continua sendo um grande desafio. E um dos novos aliados do marketing, que corrobora com esse target, é o conteúdo interativo.

O que é conteúdo interativo?

Conteúdo interativo é aquele que depende da ação do usuário para seguir um determinado curso, prendendo sua atenção por mais tempo. Então, é a forma criativa de se diferenciar da concorrência, alcançando um patamar de envolvimento real com o público, gerando uma gama de dados a ser usada em novas abordagens e conteúdo.

Na verdade, a interação entre a audiência e a marca é foco de destaque dentro do marketing muito antes da internet. Pois é através dessa troca que se gera identificação e conquista-se a fidelidade da ‘clientela’. Exemplos? Sabe aquela caixa de sugestões que fica na saída da loja? Ou, nos tempos mais atuais, o botão exposto em frente ao caixa da farmácia pedindo que você avalie o atendimento ou expresse seu nível de satisfação? Todas são tentativas de criar uma proximidade com o cliente, buscando informações reais que influenciarão nas medidas capazes de melhorar esse relacionamento.

Na internet, não é diferente e há inúmeras formas de criar um engajamento maior com o público, com o intuito claro de chamar a sua atenção e conduzi-lo ao caminho mais curto na jornada de compra.

Tornar a experiência algo incrível

Os conteúdos interativos trazem inúmeras vantagens em relação ao conteúdo estático o passivo, onde o usuário não vai interagir diretamente. Hoje, diferencia-se quem aguça a curiosidade de quem está em frente a tela, unindo informação e entretenimento na mesma experiência de consumo. E mais: aumenta-se a percepção da marca de forma global, além das fronteiras do mundo digital.  

As empresas, então, buscam prender a atenção dessa pessoa por mais tempo, mas de forma que ela nem perceba que isso acontece, porque é algo prazeroso e divertido. Há um ganho de engajamento imenso nisso, pois o desfecho desse contato depende diretamente das ações e escolhas da audiência. Ela se torna parte do conteúdo.

A interatividade também permite que a marca possa colher dados online, quando o contato está acontecendo, de fato. Assim, vai saber se o público está realmente lendo e consumindo a informação, o tempo e a forma de interação.

E se a experiência ofertada for realmente incrível, a chance de que essa audiência torne a sua marca uma fonte de futuras pesquisas, devido ao grau de confiabilidade atingido, é imensa. Assim, você se torna uma autoridade no segmento onde atua.

Interatividade e estratégia

Como qualquer outra ação de marketing, para que dê resultado, é preciso planejar a forma do conteúdo interativo que será ofertado e qual o objetivo que se pretende alcançar. Antes de tudo, é fundamental conhecer a sua persona. Afinal, é apenas a partir dela que você vai conhecer seu perfil, suas dores e necessidades, para então oferecer conteúdos ricos que venham de frente com o interesse da sua persona.

Tipos de conteúdo interativo

Todo conteúdo que permite a interação do usuário encaixa-se nesse formato e há uma infinidade deles. O quiz é um dos exemplos mais comuns da ação direta do público. Esse formato é muito utilizado para saber o quanto a pessoa domina um determinado assunto.  Por exemplo, uma escola de idiomas cria quiz para descobrir o nível de conhecimento do cliente em potencial. Ou uma rádio online cria um questionário rápido a fim de saber o quanto a audiência conhece um artista ou estilo musical. Aqui, é possível perceber como esse artifício com ar lúdico é capaz de entreter e divertir ao mesmo passo que extrai dados relevantes do público.

Os infográficos também se destacam dentro dessa categoria de conteúdo, mas exigem um nível mais qualificado. Por serem extremamente visuais e de abordagem prática, esses elementos engajam o público com eficiência quando permitem a escolha dos dados a serem visualizados em alguns cliques.

As famosas calculadoras são outro exemplo sensacional de conteúdo interativo. Afinal, tudo que pode ser transformado em número, pode ser calculado. E sem dúvida você já encontrou os mais variados tipos na internet. Cálculo de IMC (índice de massa corporal), cálculo de carne para churrasco, cálculo de distância entre cidades e muito além disso. Basta escolher o que pode ser calculado dentro do seu segmento de atuação e criar uma calculadora no seu site. Depois, extraia informações valiosas para os próximos passos da sua estratégia de marketing.

Com a chegada da pandemia da Covid-19, outra forma de interagir com o público ganhou popularidade: as transmissões ao vivo. As lives oferecem ambientes perfeitos para a troca de informações, já que é possível participar na hora. E por trás dessas interações, conhecer o perfil do público, seus problemas e desejos, personalizando cada vez mais o conteúdo que lhe é ofertado.

Recursos das redes sociais

As mídias sociais são ambientes muito propícios a essa troca mais íntima com os clientes. Mas não fique apenas esperando por cliques e compartilhamentos, instigue essa interação. O Instagram, por exemplo, oferece ferramentas de interação e engajamento nos stories. Dá para criar quiz, fazer contagens regressivas, abrir para perguntas, perguntas de múltiplas respostas etc. Além disso, o reels também chegou com tudo e é uma ótima opção para alcançar mais pessoas e interagir. Usadas estrategicamente, essas ferramentas vão gerar dados valiosos para o seu negócio.

O próprio Youtube também permite essa interação com a audiência. Durante a exibição do vídeo, é possível incluir cards de interação, onde o espectador pode clicar e escolher os redirecionamentos que quer para o vídeo. Uma versão mais avançada daquele programa da rede Globo chamado “Você decide”, onde os telespectadores votavam por meio de ligações no final que mais lhe agradavam. Se você não lembra disso, pergunte para alguém com mais de 30 anos.

Por onde começar? Pelo que já se tem

Começar do zero na produção desse tipo de conteúdo pode parecer muito desafiador. Mas opte por começar revisando o material que você já tem criado. Por exemplo, sabe aquele ebook super completo e que já lhe rendeu muitos leads? Incremente-o com recursos interativos, como infográficos e vídeos.

Pesquise e busque exemplos do que a concorrência está fazendo. A partir dessa experiência, você vai saber como e quando usar esses recursos, tendo em mente que eles são atalhos estratégicos na jornada de compra do seu negócio.

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