Campanhas de Natal: dicas para se destacar da concorrência e vender mais
27 de novembroO mês de dezembro está chegando e, junto com ele, a data comemorativa mais importante para o varejo: o Natal. Aquela imagem das lojas cheias, com consumidores enfrentando longas filas porque deixaram a compra dos presentes para a última hora é um clichê. Mas é importante deixar claro que só quem pode deixar para resolver o Natal poucos dias antes da data são os compradores. Afinal, se você é um empreendedor, as campanhas de Natal já devem estar em pauta, principalmente se trabalhar no ambiente virtual. Agora é a hora de investir em marketing digital e boas estratégias para ganhar consumidores, atingir um bom faturamento e fechar 2020 no azul.
Segundo dados da Compre&Confie, empresa especializada em comércio eletrônico, em 2019 o varejo digital brasileiro faturou R$ 14,1 bi no período de 15 de novembro a 24 de dezembro. O montante foi 29% maior que o mesmo período do ano anterior. Para 2020, a expectativa é imensa, uma vez que o e-commerce já bateu recordes de vendas por conta da pandemia da Covid-19.
Para que as campanhas de Natal sejam bem sucedida e alcance as metas de venda para o período, é preciso planejamento e criatividade. Essa dobradinha pode fazer sua marca se destacar entre as concorrentes e ganhar a preferência do consumidor.
Para isso, nós aqui da Black preparamos uma lista com dicas preciosas para lhe ajudar nessa tarefa.
Então, é Natal…
Para começar, entre no clima natalino, colocando o tema em destaque em redes sociais, site e blog. São alterações simples: a troca da capa do Facebook, o fundo do Twitter, a imagem de perfil no Instagram. Crie um layout exclusivo para a campanha de Natal e utilize nas peças promocionais, tanto nos cards das mídias sociais quanto nos emails marketing. Considere, também, criar uma página exclusiva em sua loja online para ofertas de Natal e a divulgue num banner no topo da home.
Lembre-se que esse é um período festivo, então a campanha deve ser leve e divertida. Crie empatia com a audiência. Além de peças de divulgação focadas em venda, faça cards divertidos e ‘fofinhos’, que instiguem as pessoas a compartilharem. Assim, você vai atrair mais olhares, além dos seus próprios clientes e seguidores.
A hora é de gerar leads
Aproveite a movimentação de pesquisas online para conquistar leads. Que tal criar uma landing page exclusiva para o período de Natal? Coloque nela algumas perguntas básicas, que sejam interessantes para o seu negócio saber sobre o visitante, e peça o seu contato, claro, sempre oferecendo uma vantagem, como um cupom de desconto, frete grátis ou até um material rico a ser enviado por email. Esses novos contatos já poderão receber as suas ofertas de Natal, mas, além disso, as respostas dadas na landing page vão lhe ajudar a melhorar a sua interação com o público, segmentando-o de acordo com os seus interesses.
Produção de conteúdo rico
Invista na produção de conteúdo rico, que seja interessante para o seu público-alvo e que esteja alinhado com o seu segmento de atuação. Por exemplo, crie artigos com sugestões criativas de presente, de cardápios e decoração natalinos. Como o Natal é um período que remete à união familiar, trazendo reflexões sobre a vida e aguçando a solidariedade, aproveite o clima para criar conexões emocionais com a sua audiência. Mais que produtos, as pessoas buscam por experiências positivas. Então, ofereça algo a mais do que elas estão procurando.
Campanhas de Natal via email marketing
O email marketing é uma das ferramentas mais antigas do marketing digital e, acredite, uma das que mais traz resultado (leia conversão). Hoje, as ferramentas de gerenciamento e envio de email marketing oferecem muitos recursos automatizados. Isso facilita a vida de quem envia, sem deixar que as ações soem como massivas. Muito pelo contrário, é possível colocar até mesmo o nome de quem receberá a mensagem.
Então, aproveite esses recursos para segmentar o seu público nas campanhas de Natal, oferecendo a ele as opções que mais estão em sintonia com o seu perfil e necessidades. Além disso, explore conteúdos diferenciados: envie promoções dos seus produtos mais vendidos e dê outras vantagens, mas também se valha do canal para mensagens mais informativas, contando as novidades da marca, ações de sustentabilidade etc. Esse tipo de interação cria confiança e faz com que o público se sinta importante e ‘parte’ do negócio.
Invista em links patrocinados
Esse é o momento de contratar anúncios pagos, seja no Google seja nas redes sociais. Com a segmentação feita de forma correta, as chances de conversão aumentam. O remarketing também é uma ótima opção para essa época, uma vez que as pessoas geralmente não realizam uma compra a primeira vez que pesquisam sobre determinado objeto de desejo. Então, é bom aumentar as chances de venda estando ‘presente’ durante a navegação do possível cliente.
O Natal é a maior oportunidade de gerar vendas para o seu negócio. Então, crie suas campanhas de forma assertiva e divertida, fortalecendo a sua marca e iniciando o próximo ano com o ‘pé direito’.
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