Por que anunciar no Waze é bom para o seu negócio?
03 de dezembroPara chamar a atenção do público, uma marca precisa, primeiro, aparecer. Usar a criatividade e buscar meios incomuns é uma tarefa importante para o time de marketing executar. E levando em conta o universo digital, há inúmeras formas de se conectar com o seu consumidor, oferecendo seus produtos e serviços. E você já pensou em usar o Waze para fazer isso?
O que é o Waze?
O Waze é um app de GPS colaborativo, ou seja, o sistema é alimentado pelos próprios usuários, seja de forma direta ou indireta. A partir do momento em que entra no carro e se conecta ao app, o usuário já está contribuindo com o envio de informação sobre o trânsito. E também pode interagir de forma ativa, relatando problemas de ordem estrutural, como asfaltos ou vias interditadas, até imprevistos, como acidentes.
Hoje, o Waze é a maior comunidade de motoristas do mundo. Em número de usuários, o Brasil aparece em quinto lugar, com cerca de 14 milhões de motoristas, sendo que um terço deles está na grande São Paulo. O perfil do público é o jovem adulto, com bom poder aquisitivo. Então, analisando esses dados, fica fácil concluir que o Waze é uma ferramenta interessante para conhecer o comportamento das pessoas durante o deslocamento, considerado um período de pré-compra.
Possibilidades de anúncios
Além dos usuários, o app também depende das parcerias com as marcas para tornar a experiência mais rica. Por isso, oferece três opções de anúncios, exibidos durante a navegação do usuário. Os anúncios são pagos por visualizações, sendo o custo por mil exibições.
1 – Anúncios exibidos durante a busca;
2 – Pins marcados no mapa, dentro da rota feita pelo motorista, que também vai exibir um botão “Dirigir até”;
3 – A opção “Takeover”, exibida como sugestão quando o usuário estaciona o carro em certa região.
Mudanças do consumo durante a pandemia
Sem dúvida, a pandemia da Covid-19 influenciou e segue influenciando a forma dos consumidores comprarem. E, apesar do varejo eletrônico ter aumentado 2 vezes de tamanho em 2020, o comércio de lojas físicas segue representando o volume maior de negócios. Muitas pessoas passaram a preferir comprar nas lojas mais próximas de suas casas. Isso impactou diretamente nos deslocamentos, diminuindo as distâncias percorridas – fato relatado pela própria equipe do Waze. Por outro lado, o carro passou a ser a opção mais segura para se deslocar em relação ao transporte público. Quem pode, prefere usar o carro ao ônibus, metrô ou outro meio de transporte coletivo.
A pandemia também aumentou a relevância de serviços ofertados para que o consumidor não precise nem mesmo sair do carro: drive-thrus e, a novidade, os drive-ins. Hoje, assistir a shows, filmes e espetáculos dentro do carro não é mais tão estranho quanto poderia ser há alguns meses. Será que essas mudanças podem ser permanentes no cenário pós período pandêmico?
Conquiste o público no Waze
Os anúncios no Waze, assim como anúncios em qualquer plataforma digital, devem ser planejados de forma estratégica, a fim de agregar valor ao negócio e estar mais próximo do consumidor.
Algumas dicas são valiosas:
– Utilidade e informação: inclua informações relevantes no anúncio, como horários de funcionamento ou protocolos de atendimento durante a pandemia. Mantenha o consumidor bem informado sobre o seu negócio.
– Dê valor a quem te dá preferência: crie modos de recompensar os clientes mais fiéis. Assim, pode chamar a atenção, inclusive, do cliente do concorrente. Destaque-se!
– Esteja em contato: já diz o ditado “quem não é visto, não é lembrado”. As marcas precisam estar onde os consumidores estão. Marque presença!