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Qual é a importância do Endomarketing para o sucesso da sua empresa?

11 de junho
Qual é a importância do Endomarketing para o sucesso da sua empresa?

Saiba como o Endomarketing pode fazer a diferença no mundo dos negócios.

Já estamos cansados de saber das máximas com relação aos clientes. Eles têm sempre razão, devem estar sempre satisfeitos e quanto mais você “encantá-los” melhor, não é mesmo?

Essa é uma estratégia importante para o seu negócio pois, obviamente, quem mantém as engrenagens girando são aqueles que acreditam no seu trabalho. Mas, e se um outro grupo tão ou mais importante estivesse sendo negligenciado?

É sobre isso que falaremos daqui para a frente.

O que é Endomarketing?

Os trabalhadores da sua empresa devem ser seus primeiros clientes. Se eles comprarem a sua ideia, identificarem-se com a cultura e sentirem-se bem no ambiente, não há nada que não fariam por sua pequena comunidade. Para isso existe o Endomarketing.

Também chamado de marketing interno, é o conjunto de ações que visa promover maior bem-estar, integração e comunicação entre os funcionários de uma empresa.

Como funciona?

O Marketing Interno só consegue ser eficaz quando o time trabalha em conjunto com o setor de Recursos Humanos. Ou seja, se for trabalhado de forma isolada pelo setor de marketing ou RH, não dará certo.

É necessário que haja uma simbiose, afinal estamos tentando promover integração, não é mesmo? Nessa relação de mão dupla, o marketing cria, direciona campanhas internas e adequa a linguagem da comunicação à cultura da empresa, por exemplo. Mas, é o RH que tem contato direto com os colaboradores, além da responsabilidade de atender às suas necessidades, demandas e desejos.

Comunicação Interna x Endomarketing

Apesar de similares, são estratégias complementares. Por trabalharem com o mesmo público, muitos confundem os limites de atuação de cada área. Enquanto a comunicação interna transmite comunicados oficiais e cuida dos processos de informação, o endomarketing foca no relacionamento, na integração e no incentivo aos funcionários.

Ambos têm como objetivo o sentimento de pertencimento do colaborador, mas o marketing interno se diferencia por aplicar essas melhorias para aumentar a produtividade, gerar mais engajamento e ter mais resultados em uma situação em que funcionários e empresa ganham.

Quais são os benefícios do Endomarketing?

Pense assim: quem não se beneficia com colaboradores engajados, felizes e saudáveis? O profissional valorizado gosta de falar bem da sua empresa. Assim, a propaganda positiva continua.

O Endomarketing, quando bem utilizado, pode:

  • aumentar a visibilidade da marca;
  • dar um boost na produtividade;
  • transformar a empresa em referência;
  • diminuir o turnover.

Uma das coisas que mais desgasta a imagem e traz prejuízo para a empresa é o turnover – alta rotatividade de pessoal. Além do custo e da má impressão, trocar de funcionários com frequência é um desperdício de tempo e dinheiro.

Além disso, o trabalhador reconhecido e agradecido trabalha melhor. Colaboradores motivados lutam as batalhas da empresa, divulgam a marca e realmente vestem a camisa.

Da mesma forma que queremos construir reputação, garantir lealdade e criar embaixadores da marca entre nossos clientes externos, devemos investir nos internos. Essa prática garante um retorno ainda maior que pode ser mensurado em prêmios como o Great Place to Work.

É aquela velha história: se um cliente insatisfeito pode fazer um estrago na sua reputação, imagine um, dois ou dez funcionários e ex-funcionários insatisfeitos.

Como implementar o Endomarketing?

As técnicas de endomarketing são bastante intuitivas, mas não devem ser subestimadas. Basta ter empatia e boa vontade para pensar fora da caixa e dar o primeiro passo. Contudo, o planejamento antes das ações é primordial para o sucesso da empreitada, uma vez que são estratégias de médio a longo prazo.

Listamos abaixo algumas ações interessantes para você que quer dar o primeiro passo para transformar a sua empresa.

1. Políticas de benefícios

Além obviamente dos direitos trabalhistas previstos em lei, os benefícios adicionais fazem a diferença na hora de recrutar novos talentos. Mais ainda, servem como incentivo para os colaboradores.

Por exemplo, firmar parcerias com lojas, desconto em marcas parceiras, incentivo para prática de esportes e cultura, são algumas das ações que fazem o funcionário enxergar com outros olhos.

2. Plano de carreira

Toda empresa que se preze deve oferecer um plano de carreira para seus trabalhadores. Ninguém quer ficar na mesma posição, exercendo a mesma função e recebendo o mesmo salário para sempre. Então, como o objetivo é o bem-estar físico e psicológico do colaborador, dar oportunidades de crescimento profissional é o mínimo a ser feito.

3. Cursos e treinamentos

Se, por um lado, os funcionários adoram se qualificar e expandir suas capacitações, você também se beneficia de profissionais sempre atualizados. Aqui você pode oferecer cursos da própria empresa, investir em uma plataforma própria de ensino ou em planos de escolas online, firmar parcerias com instituições ou até mesmo bolsas para quem quer continuar estudando.

4. Ações de interação

O ser humano é um ser sociável. Mesmo existindo introvertidos e extrovertidos, está mais do que comprovado que investir em ações para promover o contato mais próximo entre os colaboradores é fundamental para as relações.

Além disso, ambientes descontraídos para refeições, pausas e interações podem fazer a diferença na rotina que, todos sabemos, pode ser cansativa.

Um funcionário que interage e cria laços com os colegas é mais feliz porque se sente parte de uma comunidade. Assim, com menos competição entre setores e profissionais, a produtividade cresce.

É uma boa ideia também apostar em eventos internos, confraternizações, times esportivos ou grupos de voluntariado para unir pessoas com os mesmos interesses fora do horário de trabalho.

5. Saúde

Boa parte do nosso bem-estar social e pessoal vem do nosso estado de saúde. Então, como o nosso objetivo com o Endomarketing é proporcionar o melhor ambiente possível, algumas dessas ações também podem ter lugar.

É o caso dos planos de saúde, planos odontológicos, auxílio para tratamento psicológico, incentivo para práticas integrativas como fisioterapia e acupuntura, ginástica laboral e até um espaço para relaxamento e meditação.

Se você ainda não está convencido de que o marketing interno transforma completamente a sua empresa, fale conosco através do site. Nós da Black Flag ficaremos felizes em esclarecer quaisquer dúvidas e bolar um plano sob medida para o seu negócio.

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