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Os 5 passos do Inbound Marketing

06 de dezembro

Atrair clientes e vender: este é o desafio de toda empresa, independente do seu produto, serviço ou área de atuação. O processo de atração de um público segmentado, engajado e interessado no que você oferece como solução, exige método e estratégia. E é aí que entra o conceito do Inbound Marketing. Trocando em miúdos, a ideia do Inbound Marketing resume-se em concentrar os esforços da empresa em atrair e conquistar clientes em potencial de forma interessante e produtiva, ao invés de gastar energia indo atrás deles, sem saber onde encontrá-los.

O Inbound Marketing surgiu há pelos menos 10 anos, primeiramente na Europa e América do Norte, e mudou completamente a forma das empresas se relacionarem com seus clientes. Trata-se de aproximá-los, manter um canal de comunicação ativo, até que este relacionamento seja convertido em resultado de venda. Estudos já demonstraram que o investimento em Inbound Marketing chega a ser menos da metade em comparação ao Outbound Marketing. O que faz sentido, uma vez que no Outbound o importante é atingir o maior número de pessoas para aumentar as chances de compra. Já nas técnicas do Inbound, o segredo está em falar diretamente com o público-alvo, usando ferramentas mais assertivas focadas em promover a marca e construir relacionamentos de valor.

Mas é possível aplicar as técnicas do Inbound Marketing em qualquer segmento de atuação? A resposta é sim, desde que sua empresa tenho um site ativo. Abaixo, você encontra detalhes de cada uma das cinco etapas que envolvem o conjunto de técnicas do marketing de atração.

Atração

Há inúmeras formas de atrair visitas aos websites, mas o objetivo vai além. É preciso atrair pessoas interessadas no seu produto e serviço, o que levará à formação de um público mais qualificado e engajado. Por isso, um dos principais pilares do Inbound é a produção de conteúdo relevante. Ter um blog interessante dentro do seu site vai fazer toda a diferença. Por isso, vale a pena investir na produção de materiais de alto valor, o que inclui artigos, infográficos, vídeos, podcasts, ebooks, webinars, etc.

Mas não basta produzir, tem de divulgar. Nesse sentido, anúncios patrocinados em mecanismos de busca e uma presença ativa nas redes sociais são formas eficientes de levar estes conteúdos aos clientes em potencial, criando uma interação maior com os usuários. Todo este processo de criação e divulgação de material de valor é focado em gerar leads para a sua empresa e, consequentemente, tornar o seu negócio mais conhecido.

Conversão

Para que as ações do Inbound Marketing se convertam em criação de leads, é necessário convencer o cliente de que ele está em contato com um material exclusivo, qualificado e de alto valor. Isto significa criar algumas recompensas digitais para conseguir captar mais informações dos usuários, contribuindo com a formação de leads. Aqui, entram ofertas diretas e indiretas, por exemplo, de materiais educativos; a criação de landing pages otimizadas, criadas com o intuito de levar o cliente a ação principal de compra. Estas estratégias vão ajudar o seu negócio a se tornar uma referência no mercado no seu nicho de atuação, mesmo que indiretamente (primeiro como referência educativa, depois como referência de produto e serviço).

Relacionamento

A jornada de venda envolve diversas etapas, podendo ser longa e complexa, sendo que nem todo cliente em potencial interessado pelo seu negócio estará pronto para realizar a compra.  Na verdade, a grande maioria não está. Por isso, é preciso manter contato com ele, mantendo-o envolvido, por meio do envio de materiais importantes para seu universo, que façam a diferença em seu cotidiano. O envio de emails marketing promocionais e newsletters com assuntos relevantes ao cliente, apesar de serem usados há muito tempo, são técnicas eficientes de divulgação. A evolução dos métodos que o envolve e a mensuração de resultados palpáveis em curto prazo são fatores que trabalham a favor do envio de emails. Mas é bom deixar claro que envio de SPAM está proibido: para o seu cliente, você só vai enviar o que estiver dentro do seu perfil.

Venda

Eis o objetivo principal de todas as etapas do Inbound Marketing: venda realizada e receita em caixa. É nessa hora que entra, de fato, a figura do vendedor. A vantagem é que, a esta altura, ele já conhece o perfil do cliente, já sabe o que ele precisa e quais os melhores canais de interação e comunicação entre eles. Assim, tem informação diferenciada sobre este cliente para continuar oferecendo soluções e novas oportunidades de negócio.

Análise

A grande vantagem de aplicar a metodologia proposta pelo Inbound Marketing é a entrega de resultados mensuráveis. Com ferramentas tão avançadas, baseadas em cliques e interações com os usuários, todos os passos são acompanhados e são usados na construção de um relacionamento personalizado e frequente com seu cliente. Com seus leads bem definidos, é possível direcionar ações, criar canais de comunicação distintos e analisar os funis gerados.

O Inbound Marketing é, hoje, a solução mais positiva na conquista de novos clientes na internet. Vale lembrar que não há fórmula mágica ou soluções que durem para sempre, é importante estar sempre antenado com as mudanças, que são constantes. E mais do que isso, o seu sucesso depende, em primeiro lugar, de um planejamento estratégico bem delineado e executado, que traga crescimento mútuo e saudável entre cliente e empresa.

Ficou com dúvidas sobre o assunto? Escreva para nós! Teremos prazer em ajudar 😉

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