Instagram Stories – Como usar a seu favor
05 de julhoOlá! Bem-vindos a mais conteúdo em nosso blog! Você já ouviu falar ou já utilizou o Instagram Stories? Será que ele pode trazer benefícios para o seu negócio? É isso o que iremos responder hoje.
Fique com a gente!
Instagram em números
O Instagram é a rede social que mais cresce no mundo, com 800 milhões de usuários registrados. Segundo Vishal Shah, diretor de negócios global do Instagram, o Brasil está em segundo lugar no número de usuários da plataforma, são 50 milhões ativos mensais.
Hoje, a rede social já soma mais de 15 milhões de perfis comerciais e 2 milhões de anunciantes no mundo, sendo que 80% dos usuários seguem um perfil comercial. Assim, o Instagram e sua função chamada Stories já deixaram de ser um recurso apenas para aproximar pessoas, e passou a ter relevância nos negócios.
O que é o Instagram Stories?
O Instagram Stories surgiu em 2016 cercado de muitas polêmicas, pois muitos diziam que se tratava de uma cópia do Snapchat, em seu auge na época. Cópia ou não, o fato é que o Snapchat foi perdendo espaço para essa nova funcionalidade do Instagram.
Seu funcionamento é muito parecido com o Snap. Caso você não tenha utilizado, seu princípio é baseado na efemeridade, ou seja, as fotos e vídeos postados ficam disponíveis por apenas 24 horas e depois desaparecem. Também é possível adicionar Textos, Desenhos, Hashtags, Localização, Enquetes e muitas outras opções.
Mas por que utilizar o Stories?
Alguns podem se perguntar se realmente é válido fazer todo um trabalho para ficar disponível por apenas 24h. A resposta é simples: o Stories proporciona uma grande aproximação com o seu público, o que facilita a construção de uma relação com ele. É uma forma mais autêntica e natural de se relacionar, visto que às vezes as publicações fixas não chegam ao feed do seu público.
Além disso, o Stories permite o uso de uma linguagem mais simples e informal, e as pessoas podem responder em modo privado uma “história” sua. Outro ponto importante do Stories é que ele permite a inserção de links dentro da sua história. Basta o usuário arrastar o dedo para cima e ele será direcionado para a página de destino.
Ok, mas e agora, o que devo postar?
Agora que já falamos sobre como o Stories pode ajudar o seu negócio, vamos falar um pouco sobre os tipos de conteúdos que podem ser postados. Não existe regra específica sobre o que postar. Tendo bem definido a persona do seu negócio, é hora de pensar no que poderia gerar maior engajamento com o seu público e o que elas gostam de ver e ouvir. Outra facilidade dessa ferramenta é a possibilidade de testar os tipos de conteúdo postados e, assim, entender o que a sua audiência gosta.
Dependendo do seu tipo de negócio, talvez seja interessante mostrar os bastidores, eventos, parceiros, novidades, cliques do ambiente durante o horário de funcionamento, a preparação do seu produto, promoções e tudo o que achar que possa interessar seus seguidores.
Lembre-se também de fazer uso das Hashtags e da Localização, essas funcionalidades permitem que as pessoas encontrem o seu perfil com maior facilidade, especialmente nos conteúdos considerados mais importantes.
Outra opção muito interessante é a Live, ou seja, você pode fazer uma transmissão ao vivo de algum evento especial ou para contar alguma novidade. Quando você inicia uma Live, todos os seus seguidores são notificados.
Viu só quantas funções tem o Instagram Stories? Essas foram só algumas das tantas disponíveis. É importante perceber que tudo vai depender do seu público e seus objetivos, por isso, fique atento ao engajamento de cada tipo de conteúdo.
A Black Flag é especialista em redes sociais. Precisa de ajuda no planejamento e gerenciamento do seu Instagram? Fale com a gente!
Um abraço!
Equipe Black Flag.