A importância da comunicação na Internet.
05 de junhoSaudações Black Flaguianos! Tudo bem com vocês? Hoje iremos falar sobre A importância da comunicação clara na Internet. Estão preparados para entender um pouquinho mais sobre comunicação? Conselho: fique confortável, atento ao texto e anote todas as dicas que achar importante! #Partiu?
Um fenômeno chamado Internet
A Internet é uma forma de comunicação extremamente recente, e seu uso popular é ainda mais. De acordo com pesquisa realizada pela TIC Domicílios em 2015, 58% dos brasileiros usam Internet; além disso, a pesquisa mostra que 89% dos usuários utilizam o telefone celular para acesso individual. A cada dia, o número de usuários na Internet aumenta, refletindo diretamente nas interações entre marcas e clientes, e na forma como elas acontecem.
Comunicação empresarial online
Essa grande quantidade de usuários de Internet fez com que as empresas e marcas buscassem seus consumidores nessas plataformas digitais. Até aí tudo bem, tudo lindo e maravilhoso. O grande problema é que por ser uma forma de interação completamente nova, a maioria das empresas não sabe bem o que está fazendo, não tem noção do que fazer e nem de como resolver situações delicadas. Enfim, a comunicação digital entre marcas e pessoas é ainda pouco explorada e feita empiricamente, muitas vezes.
Mas o que já se sabe sobre comunicação na Internet?
Duas coisas principais: identidade e relevância. As pessoas esperam e se identificam mais por marcas que constroem uma identidade digital forte. Basicamente, personificar sua marca; criar uma “pessoa” de acordo com seu público. Isso, sem dúvida nenhuma, é de extrema importância, porque a partir disso as pessoas vão se identificar com você e seus conteúdos (procurem pelo Netflix em suas redes sociais, é disso que estou falando!).
A segunda coisa é relevância. Entenda, relevância é muito diferente de freqüência. Fazer 3 postagens no Facebook por dia não fará com que sua página ganhe mais seguidores. O que dará destaque para sua rede social é o quão relevante seu conteúdo é, e o quanto de engajamento você consegue gerar.
Basicamente (bem basicamente) esses são os dois passos principais que você tem que dar para começar a sua comunicação na Internet. Obviamente, essas dicas são um grãzinho de areia na praia da comunicação na Internet, mas se você conseguir criar uma personalidade digital e conteúdos relevantes para sua empresa estará na frente de muita gente.
Espero, de verdade, que você aproveite e faça bom uso dessa informação! Vale a pena também pesquisar algumas marcas que usam muito bem as redes sociais, como Netflix, Jontex, Cemitério Jardim da Ressureição, Coca-Cola, Fiat Brasil, enfim. As referências e exemplos são muitos, pesquise faça a diferença para sua empresa! Qualquer dúvida e comentário, você pode deixar aqui mesmo neste post.
Um abraço e um carinho no cachorro,
Equipe Black Flag.