Como gerar mais engajamento nas redes sociais?
16 de agostoSaudações, Black Flaguianos! Sim, hoje o tema é bastante útil e prático. As dicas deste conteúdo poderão ser aplicadas instantaneamente.
É quase uma obrigação sua, enquanto empresa possuir um veículo de comunicação online, até porque, a maioria é gratuita. Por este fato, existe hoje uma enorme (enorme mesmo) quantidade de marcas e empresas publicando diariamente em suas mídias sociais, como Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter, Linkedin, enfim; há uma grande quantidade de veículos disponíveis para se trabalhar. E é exatamente aqui que mora o problema.
Qual mídia social devo escolher para minha marca?
Primeiro: quem é o seu consumidor? Se ele fosse uma pessoa só, como ele seria? Quantos anos ele tem? Quais são seus sonhos, sua história de vida, sua paixão? Qual é o perfil do seu público? SIM, você precisa fazer isso (ou contratar uma agência, tipo a Black Flag, que faça rsrs). A dica principal é: descubra quem é seu público, com o maior número de detalhes possível; crie uma identidade pra ele, faça um estudo aprofundado. Fazer isso já é meio caminho andado, acredite. A maioria dos produtores de conteúdo em redes sociais não faz este estudo, e por isso, o conteúdo produzido não gera engajamento nenhum.
Com que frequência devo aparecer na minha mídia social?
Depois de ter estudado sobre o perfil do seu público, faça um planejamento do conteúdo que será postado e divulgado. O que é relevante para seu público? O que é interessante para ele? Quais são as possíveis reações das pessoas com o que você vai divulgar? Este conteúdo fará com que as pessoas tenham vontade de interagir? É importante salientar também que quantidade é bem diferente de qualidade. De nada adiantar lotar o Facebook da empresa com assuntos que as pessoas não querem ler.
Qual linguagem usar com meu público?
Você percebe como fica muito mais fácil definir a linguagem que você deve usar com seu público depois de ter feito todos os passos acima? Isso acontecerá também quando você for criar o seu conteúdo, na prática. Voltando, para escolher a melhor linguagem basta analisar e descobrir como seu público escreve e se comunica nas redes sociais. Sim, estou dizendo para você entrar no perfil das pessoas e dar uma olhadinha em quem ela é online.
Fazendo todas essas análises, estudos e principalmente colocando em prática, você vai aos poucos, de forma empírica, encontrando a melhor forma de interagir e se comunicar online. A última dica e talvez a mais importante: crie uma identidade para sua marca também. Seja uma “pessoa” online, crie relações, responda aos comentários de forma como se sua marca fosse uma personalidade.
Ter uma rede social para sua empresa não é uma tarefa simples, e não trará resultados do dia pra noite. Existem sim formas de conseguir uma maior visibilidade de forma rápida, mas isso já é assunto para outro texto! Qualquer dúvida, sugestão ou comentário, deixe aqui embaixo!
Um abraço e um carinho no cachorro,
Equipe Black Flag.