E-commerce: Tudo o que você precisa saber.
03 de janeiroSaudações, Black Flaguianos! Para iniciar o ano de 2018, vamos falar sobre uma das principais tendências nas relações de compra e venda, o e-commerce. Neste post você saberá o que é um e-commerce, o que deve conter e como manter sua marca em alta. Vamos lá?
O que é um e-commerce?
E-commerce significa comércio eletrônico. É uma modalidade de comércio em que suas transações são feitas pela internet, através de várias plataformas. Hoje o e-commerce é utilizado para vender desde produtos com valores modestos, até produtos que custam milhões.
O que deve conter?
Quem opta por comprar pela internet, quer comodidade! Assim, para consumirem na sua loja, o site precisa facilitar a vida do internauta, oferecendo um bom fluxo de navegação, de forma que ele chegue rapidamente até o produto desejado. Não é desagradável quando você entra em um site com navegação difícil, cheio de etapas e layout ruim? Não vai querer o mesmo para os seus clientes, não é mesmo?
Deve-se prestar atenção à apresentação dos produtos, filtro de buscas, formulários práticos e objetivos, oferecer várias formas de pagamento, como crédito, débito e boleto; cálculo do frete e monitoramento da entrega. Esses cuidados incluem ainda o tempo de espera para o carregamento da página e, ainda, a atenção aos detalhes de interface que um designer deve ter ao projetar um site ou um aplicativo.
Mobilidade
Hoje as possibilidades vão muito além de uma tela de computador. Navegar na internet pelo celular já faz parte da rotina de grande parte dos brasileiros. Segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia 2016, verificou-se que é comum a utilização de mais de uma plataforma e que há preferência por aquelas que garantem mobilidade. Como destaque nos resultados, 91% dos respondentes afirmaram em primeiro ou segundo lugar que acessam a internet pelo celular; enquanto 65% declararam entrar na rede pelo computador. Assim, percebe-se a importância de um site responsivo, com mobilidade para computador e celular, para oferecer a mesma eficiência nas duas plataformas.
Imagens
Você já notou que a vitrine de uma loja é o que chama a atenção do consumidor para entrar, certo? Em uma loja virtual também funciona assim. A diferença é que neste caso a sua vitrine será a tela do computador. A composição visual do seu site dirá muito sobre você ao cliente. Assim, é importante trabalhar com fotos de alta qualidade, que permitam ao cliente ver os detalhes do produto em todos os ângulos possíveis.
Depois de abrir sua loja virtual, é preciso criar e manter a credibilidade, como atender os prazos de entrega, estar preparado para resolver mal-entendidos rapidamente, além de manter um bom relacionamento com os clientes, o qual pode ser feito com o suporte das redes sociais, por exemplo.
Lembre-se que quanto mais fácil e prático de navegar, mais chances de obter um retorno positivo em seu e-commerce.
Assim chegamos ao fim de mais um conteúdo em nosso blog. Esperamos ter esclarecido um pouco mais sobre esse tema tão importante. Qualquer dúvida ou sugestão, deixa aqui seu comentário ou em nossa página no Facebook.
Um abraço!
Equipe Black Flag.