Black Friday 2019 – Já criou a sua campanha?
12 de novembroSe você é daqueles que deixa para preparar as ações da Black Friday na última hora, saiba que não está sozinho! Marcada para a última sexta-feira deste mês, 29 de novembro, a data é cheia de ofertas para os consumidores e um momento de oportunidade para os lojistas venderem mais.
Porém, se quiser destacar sua empresa da concorrência e garantir um pico no faturamento no ecommerce, a palavra para você é: planejamento!
Para te ajudar, separamos algumas dicas superimportantes sobre o que deve ser feito antes, durante e depois da Black Friday para arredondar os processos e atendar toda a demanda.
Vem com a gente!
Antes da Black Friday
Durante esse período, o foco deve ser a geração de uma base de leads (contatos) que poderão se tornar seus clientes no período da Black Friday. A ideia é conectar essas pessoas com a sua marca e criar uma relação com ela. Um exemplo é criar campanhas que despertem o interesse e lembrem os consumidores que a data está chegando, bem como é uma ótima oportunidade para se aproximar daquele lead que nunca interagiu ou comprou e nunca mais voltou.
Outros pontos importantes são:
1. Estoque e logística
Com todas as comunicações e campanhas definidas, é preciso checar ainda se o estoque é suficiente. Compare dados com campanhas anteriores para entender os itens mais procurados e não oferecer produtos que podem acabar rápido e deixar o cliente a ver navios.
Além disso, tenha em mente que após a Black Friday quem vai estar com a demanda alta serão os Correios e transportadoras. Nesse sentido, é importante alinhar as expectativas com o consumidor e criar um sistema de acompanhamento pós-venda humanizado.
2. Campanhas e ações de marketing
Para se destacar em meio a tantas ofertas do mesmo produto e para as mesmas pessoas, garanta que suas comunicações sejam diferentes e inteligentes. Ah, e faz parte de uma estratégia inteligente o planejamento antecipado. 😉 O que inclui, por exemplo, verificar se a sua plataforma de ecommerce irá suportar o volume de acessos na data ou se os pixels de conversão estão configurados corretamente para uma campanha de remarketing.
Durante a Black Friday
Se antes da Black Friday o objetivo era aquecer a base de leads, agora chegou a hora de criar campanhas criativas que despertem a curiosidade do público. Além disso, coloque em prática campanhas para carrinho abandonado e de remarketing, sem esquecer de fazer uma segmentação inteligente. Outro ponto importante durante e principalmente no pós-venda é investir em um atendimento de qualidade humanizado, ok?
Depois da Black Friday
Não é porque a Black Friday acabou que você não vai continuar vendendo. Crie novas oportunidades ao desenvolver campanhas focadas em diferentes públicos: os que se tornaram leads mas não compraram; os que compraram pela primeira vez nesse período e, é lógico, nos compradores recorrentes e fieis.
Se você ainda não montou suas ações de marketing ou está com dúvidas, fale com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar!
Um abraço,
Time Black Flag