Sua empresa está pronta para 2022? Saiba como se planejar!
21 de dezembroTudo na vida requer planejamento. Seja das coisas mais simples como fazer a lista de compras antes de sair para o supermercado, até construir um prédio. No mundo dos negócios não é diferente. Você que é dono de empresa sabe muito bem o impacto de um ano sem planejamento nos seus planos de crescimento. E, se não sabe, está perdendo tempo!
Mas, como fazer para ter uma visão mais completa do negócio, analisar pontos positivos e fraquezas, estimar estratégias de marketing e propor novas técnicas de venda? Fique de olho que vamos te mostrar.
Por que é importante se planejar?
Esse passo é fundamental para que as empresas tenham uma visão holística do negócio e mais clareza para as próximas etapas. Além disso, o planejamento ajuda a estruturar as estratégias de vendas e marketing, traçar planos e estabelecer metas.
Normalmente é iniciado no mês de outubro para que possa ser colocado em prática logo no primeiro dia do ano. Isso acontece porque, se você começa a planejar o ano em janeiro, por exemplo, tem menos tempo para fazer um trabalho bem feito, testar, corrigir e, consequentemente, menos tempo para a execução em si.
Como fazer o planejamento?
O planejamento está para o direcionamento assim como o plano de marketing está para o suporte ao crescimento da empresa. Portanto, para que o plano possa ser traçado, é preciso analisar o ano que passou, os pontos fortes e fracos, compreender quais serão os objetivos e quais os recursos necessários para suportar as ações e crescer.
Normalmente, o planejamento baseia-se em quatro pilares:
- definição dos objetivos macro – metas, investimento e tamanho das equipes, por exemplo;
- realização de um diagnóstico quantitativo e qualitativo da operação;
- plano de ação definindo quais os projetos e iniciativas para suportar o crescimento;
- execução seguindo rigorosamente o plano;
- análise constante para correção de rotas;
Essa é uma base que se adapta praticamente a qualquer tipo e tamanho de empresa porque contém as principais “tarefas” a serem realizadas. Porém, uma das mais importantes, e que a maioria dos negócios não leva a sério, é a constante análise do planejamento para correção de rotas.
É muito comum que, ao longo do ano, os meandros e condições mudem. Portanto, é fundamental analisar se é necessário tomar alguma atitude para voltar às ações planejadas e atingir os objetivos.
Por fim, as metas criadas devem ser atingíveis, mas ainda desafiadoras. Assim, os colaboradores e, principalmente, os times de vendas e marketing estarão motivados para trabalhar e alcançar os resultados. Desafiar as equipes as tira da zona de conforto, gera desenvolvimento profissional e, consequentemente, crescimento para a empresa.
Se você ainda não está seguro de como fazer um planejamento eficiente ou precisa de um olhar mais especializado, entre em contato conosco pelo site. O time da Black Flag está sempre disposto a fornecer a melhor solução para o seu negócio.