Quer atrair mais clientes para o seu negócio? Invista em SEO
28 de janeiroIndependente do negócio e área de atuação, figurar entre os primeiros resultados na busca do Google é o sonho de todas as empresas presentes no mundo digital. E uma das ferramentas mais eficazes na busca deste objetivo é o SEO (Search Engine Optimization). Em tradução livre, otimização dos mecanismos de busca.
Afinal, o que SEO significa?
Trocando em miúdos, utilizar as técnicas de SEO aumenta a visibilidade dos seus produtos e serviços no ranking de resultados orgânicos do Google. As consequências serão um maior tráfego para o seu site, que pode se tornar uma autoridade (referência) na área na qual atua. Por fim, mais negócios para sua empresa.
Para entender sobre a importância da otimização dos mecanismos de pesquisa, é preciso saber um pouco mais sobre o funcionamento dos robôs do Google. São eles os responsáveis por categorizar a relevância do conteúdo apresentado em seu site.
Robôs do Google são rastreadores
Basicamente, os robôs de busca, também chamados de algoritmos, fazem uma varredura no campo digital, com o intuito de organizar o conteúdo e facilitar as pesquisas feitas pelos usuários. Estes mecanismos só enxergam texto e código, não conseguem ler imagens, por exemplo. Na verdade, mais de 200 fatores são usados como critérios no ranqueamento das páginas. Assim, os algoritmos são responsáveis por filtrar o que é mais relevante, sendo constantemente atualizados. Por isso quanto maior o conhecimento nas técnicas de SEO, maior a chance de estar bem posicionado nas pesquisas do Google.
Como aumentar as chances de estar bem posicionado
Segundo pesquisas na área, 90% das pessoas clicam em sites que aparecem na primeira página da busca realizada. O que significa que estar nela é como ter um produto em lugar de destaque na vitrine de uma loja física. As chances de venda são muito maiores.
Otimizar o conteúdo do seu site, seja ele um e-commerce ou um blog, vai possibilitar atrair clientes com maior potencial de consumo de seus produtos e serviços. Afinal, os filtros de busca vão lhe auxiliar nisso. Como falamos acima, são centenas os fatores que influenciam nos filtros de ranqueamento. Trataremos deles com maior profundidade em outros artigos. Aqui, vão alguns que consideramos de suma importância para um bom resultado.
SEO on-page
Para que o Google considere a sua página relevante numa determinada busca de um usuário, é preciso dar atenção especial a partes específicas dela. A isso, dá-se o nome de otimização on-page. Claro que saber quais são as técnicas mais efetivas dentro deste quesito é de extrema importância, mas nada pode substituir a qualidade do conteúdo. Oferecer informações completas, que buscam responder as perguntas dos usuários, é de fato, o diferencial. Aliar qualidade de informação, conteúdo original e as técnicas de SEO corretas é o caminho para alcançar destaque na primeira página.
Palavra-chave
Definir a palavra-chave do seu texto vai ajudar aos robôs do Google a exibir sua página como resultado nas buscas da palavra em questão. Mas o uso da palavra-chave no contexto da página também deve respeitar alguns critérios. A dica aqui é distribui-la de forma natural no texto, sem forçar sua aplicação, tornando-a excessivamente repetida. Usar sinônimos também é uma forma de tornar o conteúdo interessante ao algoritmo do Google, além de tornar a leitura mais agradável.
Estruture o texto em blocos menores
Criar subtítulos ao longo do texto e escrever parágrafos e frases curtos são técnicas eficazes da otimização da página. Isto torna o escaneamento da sua página pelos robôs mais claro e fácil. A inclusão de imagens, vídeos e outros recursos no texto também é bem-vinda, desde que sua meta-descrição seja condizente com o conteúdo integral. Neste caso, uma boa opção é utilizar, no texto alternativo da imagem, algo descritivo. Este recurso é muito utilizado por portadores de deficiência visual e, assim, melhoram a visibilidade dos mecanismos do Google.
SEO é um Investimento a médio e longo prazo
Não acredite se te prometerem resultados rápidos na construção da sua autoridade digital e posição privilegiada nas páginas de pesquisa. As técnicas de SEO são muito eficazes, porém são construídas aos poucos, a médio e longo prazo. Investir na otimização de conteúdo exige planejamento e pequenas ações orquestradas que, juntas, farão a diferença. Afinal, grandes marcas não se constroem da noite para o dia. Sua consolidação exige foco e persistência.
Ainda há um universo inteiro a ser explorado, principalmente sobre os fatores que influenciam no ranqueamento das páginas. Continue acompanhando nosso blog, em breve traremos dicas importantes para lhe ajudar a construir uma identidade digital de respeito. Até a próxima!