Landing Page – A um passo da conversão
13 de fevereiroSe você acompanha nosso blog, já sabe que uma ação, qualquer que seja, dentro do universo digital, nunca anda sozinha. Para alcançar chances maiores de sucesso, as ações devem estar alinhadas à estratégia do marketing digital da sua empresa, definida antes de tomar qualquer atitude ou investir qualquer quantia.
Tendo esta visão como premissa, vamos falar de um recurso considerado simples, mas muito eficaz quando o assunto é gerar leads. Do que estamos falando? Das landing pages.
Landing page, ou página de aterrissagem, é uma página de oferta ao público, criada com o objetivo único de gerar conversão. Basicamente, você vai ofertar ao visitante um diferencial, algo com o qual ele se sentirá motivado a clicar no CTA (Call to action) proposto, recebendo um conteúdo de valor, que pode ser um material educativo, como um e-book ou um workshop, ou até mesmo uma amostra do seu próprio serviço. O importante aqui é convencer o cliente de que é ele que está ganhando ao aceitar a oferta.
As landing pages têm o objetivo específico, como já falamos, de conversão. E o principal ganho da sua empresa será gerar leads. Por que você precisa de leads? Os leads trarão oportunidades de negócios, uma vez que você vai conseguir entender quem são as pessoas que se interessam pelo seu produto ou serviço. As campanhas de LP funcionam como suporte ao seu time de vendas, que vai poder filtrar e priorizar o contato com as pessoas que estão mais avançadas no seu processo de compra, ou seja, os clientes mais avançados no funil de venda.
Como criar uma landing page perfeita?
Diferentemente do que a maioria pensa, nem sempre mais informação é sinônimo de maior conversão. No caso das LPs, menos é mais. Como são criadas com um objetivo específico, a landing page deve seguir esta mesma linha. Então, quanto menos links e menos elementos, melhor. Assim, o usuário não terá distrações que possam tirar sua atenção do CTA.
Há inúmeras ferramentas disponíveis no mercado que auxiliam na preparação e criação de uma landing page. Como são intuitivas, os próprios layouts oferecidos já consideram o que sua página de conversão deve conter. E você pode escolher o design que melhor se encaixe com a oferta em questão, por exemplo, de acordo com a quantidade de texto criado para a página. Porém, por mais que seja composta por poucos elementos, estes devem receber atenção especial, uma vez que serão responsáveis por aguçar a curiosidade do leitor, prendendo sua atenção até o fim.
Título e subtítulo
São os principais pontos de atenção para o leitor. Para que funcione, um título deve ser direto e extremamente claro sobre a proposta de valor envolvida na oferta. Deve, de alguma forma, convidar o usuário a ler mais sobre a oferta, agregando mais informações a ela no subtítulo. Aliás, o subtítulo pode ser decisivo na permanência na página. Partimos do pressuposto de que as pessoas têm foco curto, só dão atenção ao que realmente lhe interessam. Títulos e subtítulos chamativos e diretos aumentam as chances que ele continue na página e se motive a preencher o formulário, fazendo com que ele chegue ao CTA.
Formulário
O formulário é o ponto chave de uma landing page, sendo o grande responsável por manter ou não a pessoa interessada na oferta. É, também, um ponto que gera muitas dúvidas por quem está propondo a ação. Afinal, como saber quais são as perguntas a serem feitas ao público?
O formulário é o ponto chave de uma landing page, sendo o grande responsável por manter ou não a pessoa interessada na oferta. É, também, um ponto que gera muitas dúvidas por quem está propondo a ação. Afinal, como saber quais são as perguntas a serem feitas ao público?
Imagens para landing pages
Na descrição da sua oferta, mantenha a linha clara e objetiva da LP. Seu texto não precisa ser, exatamente, muito curto. Dependendo da complexidade da oferta, é importante trazer esclarecimentos aos leads. Sobretudo, destaque os benefícios oferecidos, não foque nas funcionalidades. Lembre-se que as pessoas buscam por soluções para os seus problemas e o que importa saber é como você pode ajudá-lo nisso.
Utilize frases curtas, simplifique a informação e a linguagem, dê enfoque aos cinco itens mais importantes. Deixe a sua mensagem fácil de compreender. E sempre deixe claro o que o público irá ganhar ao preencher o formulário.
Como divulgar a sua landing page
Depois de estruturada, é hora de fazer a propaganda da oferta. As redes sociais são ótimas aliadas para isto. Criar links internos em seu próprio site ou blog, dando preferência aos que são mais acessados, também é uma boa estratégia. Comunicar a oferta via e-mail marketing, divulgando para o público que já tem interesse em seu negócio, aumenta ainda mais as chances de conversão.
E depois da conversão, como manter o contato com o cliente? Logo após a conversão, direcione o usuário a uma Thank you page. Isso mesmo, uma página de agradecimento. Nela, você irá comunicar como a oferta será disponibilizada, por exemplo, enviando por e-mail ou em um link de acesso. Agora é hora de suprir as expectativas do seu lead, entregando à ele o que lhe foi prometido.
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