Design de Embalagem: Por que é tão importante?
03 de maioLançar um produto em um mercado cada vez mais competitivo e com um público mais exigente não é uma tarefa fácil. Ao visualizarmos uma prateleira de supermercado lidamos com diversas marcas, modelos e design de um mesmo item, o que faz com que as marcas busquem novas maneiras de surpreender o seu público e se diferenciar da concorrência, começando pela embalagem.
Isso acontece porque a embalagem é um dos principais elementos de conexão entre o consumidor e a marca do produto. Por esse motivo, elas podem fazer toda a diferença na experiência do usuário, que vai além de suas funções básicas de proteger e embalar o produto, para atributos que somente o design é capaz de gerar, como: facilidade de uso, praticidade e conforto, além de um visual que destaque o item em meio a tantos outros.
Por que o design de embalagem se tornou tão importante?
Por ser o primeiro canal de comunicação entre o consumidor e o produto, o design da embalagem torna-se essencial para chamar a atenção. No cenário atual, onde o público é bem informado e tem acesso a milhares informações, essa comunicação torna-se um pouco mais complexa. Em especial quando se está no local de compra – como no supermercado – quando a embalagem tem um grande poder sobre a decisão de compra.
Vamos confessar, quem nunca comprou um produto apenas pela embalagem, não é verdade? 😉
Como fazer uma boa embalagem
A construção de uma boa embalagem envolve técnicas e um conjunto de detalhes como o logo, cores e qualidade do item, que somente um profissional da área de design com conhecimentos em conceitos de cores, formatos e que conheça bem o seu produto pode realizar.
Ao visualizar uma embalagem, por exemplo, você deve entender de cara o que se trata o conteúdo. Além disso, é preciso estar atendo ao excesso de informações de texto, mas sem esquecer das regras previstas em lei para cada tipo de produto.
Bônus: Embalagens Erva Mate Paraná
Antes de lançar a Erva Mate Paraná, os proprietários da marca viajaram aos ervais mais longínquos no interior do Brasil para chegar à fórmula perfeita para o chimarrão. Na busca por criar uma identidade única e autêntica, o conceito utilizado para a criação do logotipo e embalagem foi o resgate da identidade paranaense, já que o mate foi o grande responsável pela emancipação do estado em 1853. Além disso, o Paraná foi o maior produtor da erva, mesmo os gaúchos consumindo mais.
Veja como ficou o trabalho realizado pela Black Flag:
Quer saber mais sobre o design de embalagem ou está precisando renovar o visual do seu produto? Então entre em contato com a Black Flag! Nossa equipe de designers está pronta para te auxiliar.
Até a próxima!