Design: dois conceitos para entendê-lo melhor.
03 de abrilSaudações Black Flaguianos! Iremos hoje dar início a um assunto muito interessante e que vocês com certeza vão gostar: design. Vamos esclarecer duas coisas aqui hoje:
O que é e qual a importância do design para sua empresa.
Pra início da conversa, você precisa entender que design é um termo muito amplo (muito amplo mesmo). Este termo não diz respeito somente a peças comunicacionais ou a interior de casas. Hoje em dia existem designs de moda, games, sobrancelhas, vitrines, interfaces, cênicos e até ambiental. Além dos já conhecidos designers gráficos e de produtos. Viu como design é um termo extremamente amplo? Entendi; mas afinal de contas, o que é o design?
A princípio, o design firmou-se na ideia de que “a forma segue a função”: aquilo que é funcional torna-se agradável ao consumidor. Atualmente se sabe que este conceito é empregado para diversas áreas e que não se limita apenas a isso.
O design nada mais é do que apresentar soluções. Com ele, é possível melhorar aspectos funcionais, ergonômicos, visuais; com o design aprimora-se o conforto, a segurança, e a satisfação.
Agora que você já tem uma melhor noção sobre o assunto, partiremos para o segundo item a se esclarecer neste post:
Qual a importância do design para sua empresa?
A resposta pra essa pergunta é simples, clara e direta: o design é o fluído vital pra qualquer empresa. “Nossa, mas como assim fluído vital?”. Ta bom, eu explico. Imaginemos a seguinte situação:
Você chega a um restaurante novo perto do seu local de trabalho, o qual as pessoas estão falando muito bem sobre ele. Lá, você se senta para comer e o garçom te oferece um novo refrigerante que está chegando ao mercado, o Lhama. Como é um produto novo, o garçom diz que é de graça e você aceita.
Tudo bem, você está lá esperando o seu Lhama quando o garçom vem se aproximando com a garrafa. Ele coloca o copo e a garrafa de Lhama na sua frente. Para tudo:– a garrafa de Lhama é em formato de uma lhama; ela é horrível de se segurar;
– o líquido do refrigerante é branco cor de leite; tipo um leite só que com gás;
– o rótulo é uma mistura de rosa, verde limão, laranja e vermelho;
– a tipografia é a comic sans (nada contra a comic sans);
– apesar de tudo isso, o produto é relativamente bom.
Você acaba de viver uma experiência de uma empresa que não pensou em design, apenas na qualidade do produto. É óbvio que esta empresa não durará muito no mercado. Nada, além do gosto, agrada o consumidor. O homem da historinha, provavelmente nunca mais irá querer tomar Lhamas e irá dizer para seus amigos não tomarem também. Pense em todas as grandes marcas que você conhece: elas com certeza têm um design excepcional. Com essa historinha acredito ter deixado claro sobre a importância do design para sua empresa né? Pense no desastre que um mau design pode acarretar para sua empresa, em todos os sentidos!
Pesquise o portfólio dos profissionais que você for contratar para sua empresa! O portfólio dele irá dizer muito sobre os trabalhos que ele irá desenvolver pra você! Mas isso já é assunto para outro artigo!
Fique ligado, os assuntos ficarão mais complexos ao longo do tempo! Qualquer dúvida deixe seu comentário! Teremos muito prazer em te ajudar.
Um abraço e um carinho no cachorro,
Equipe Black Flag.