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5 motivos para usar o WhatsApp Business nos negócios

04 de setembro
5 motivos para usar o whatsapp nos negócios

Descubra como o WhatsApp Business pode se tornar um aliado na gestão comercial do seu negócio.

É impossível negar: os apps de mensagens instantâneas vieram para ficar. E o whatsapp é o aplicativo de comunicação mais usado no mundo: estima-se que 1.3 bilhões de pessoas utilizem a ferramenta para conversar.

E não é apenas para bater papo, não. O whatsapp tem se mostrado um importante aliado no mundo dos negócios, principalmente para os times de vendas. Não foi à toa que a plataforma desenvolveu a versão profissional – WhatsApp Business – que traz recursos exclusivos para ajudar a sua marca a venda mais e gerir com eficácia a sua carteira de clientes. Ainda não conhece a versão? Se liga nas vantagens de utilizar o Business no seu negócio.

Perfil mais completo

A versão business do whatsapp está disponível para Android e IOS e pode ser baixado no aparelho que já tenha instalado a versão não profissional. Porém, é necessário cadastrar números diferentes para cada um deles.

No business, você pode incluir, no seu perfil, informações importantes para os seus clientes, como horário de atendimento, endereço do site, telefone e endereço. Essas informações geram maior segurança no público, passando uma imagem mais profissionalizada.

Respostas rápidas e automatizadas

Nessa versão do aplicativo de conversa instantânea, você pode criar mensagens padrões para não deixar seu cliente sem resposta. Nas configurações, há a opção de criar três tipos de mensagens:

– Ausência: quando o cliente envia mensagem fora do horário de atendimento, por exemplo, ele receberá um texto agradecendo o contato e dizendo que em breve ele terá retorno sobre a sua questão;

– Saudação: mensagem de saudação, que pode conter informações básicas da empresa, endereço de site e direcionamento de assunto;

– Resposta rápida baseada nas perguntas mais frequentes realizadas pelo seu público.

Mas não se esqueça que o Whatsapp é uma ferramenta de comunicação que deve ser usada para aproximar vendedor e comprador. Portanto, utilize as respostas automatizadas apenas em situações específicas. O que o cliente quer é ser tratado de forma personalizada e diferenciada, ou seja, pessoal. Deixe isso claro, perguntando se o cliente prefere mensagens de voz ou texto, enviando fotos de produtos de interesse, etc.

Etiquetas de categorização no WhatsApp Business

A versão business também ajuda ao empreendedor a organizar melhor os clientes, de acordo com a etapa em que sem encontra dentro da jornada de compra. Por exemplo, você pode criar etiquetas para os novos clientes, pedidos em andamento, pedidos pagos, pós venda, SAC, etc. Assim, fica fácil de visualizar os grupos e direcionar as mensagens mais assertivas para cada um deles.

Métricas

Além de todas as funcionalidades acima, você ainda poderá mensurar a performance do seu trabalho de vendas por meio das estatísticas levantadas pelo app. É possível visualizar o volume de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas. Esses resultados são importantes para a definição de metas e, também, para melhorar a qualidade da comunicação. Você pode focar, por exemplo, no aumento das mensagens lidas.

Aproxime-se do seu público com o WhatsApp Business

Estar próximo do seu público significa direcionar as melhores soluções para as suas necessidades. Então, antes de começar a disparar mensagens aleatórias de promoções, verifique se há demanda. E, claro, só envie para quem se mostrar interessado.

Lembre-se de divulgar o seu número do whats em outras plataformas, uma vez que não é possível pesquisar no próprio app por serviços e produtos. Então, deixe o contato em local de destaque em seu site, blog, redes sociais e até mesmo em anúncios pagos no Google.

Quando usado de forma inteligente e estratégica, o Whatsapp Business pode ser um grande diferencial para o seu negócio. É mais eficiência e qualidade para atender seu público.

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