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Por que criar um layout responsivo para o seu site

04 de março

Qual é a sua reação, enquanto usuário, quando acessa um site a partir do seu celular, e ele está todo desalinhado, difícil de ler? É preciso dar um zoom para ver o que está escrito? Para ajudar, é quase impossível preencher alguma informação ou visualizar algum botão que o leve a dar um passo adiante.

Certamente, a experiência desagradável o levará a desistir de navegar, buscando uma alternativa que resolva o seu problema. Com esse exemplo, é possível saber o motivo pelo qual o seu negócio precisa ter um site com design responsivo. Mas, na prática, o que isso significa?

Layout inteligente

Um site com layout responsivo é aquele que se adapta ou responde de forma eficiente aos diversos dispositivos de onde pode ser acessado. Seja numa tela de 26” de um computador ou de 5” de um smartphone, a página não irá se distorcer. Ao contrário, ela se adaptará ao formato e resolução da tela, sem comprometer a navegabilidade. Isso cria um ambiente adequado ao usuário para uma experiência positiva com a marca.

Segundo dados da pesquisa TIC Domicílios 2018, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) e divulgada em 2019, o celular é o principal meio de acesso à internet dos brasileiros. Cerca de 97% da população usa a rede a partir de smartphones. Em seguida, estão os desktops (43%) e as smart TVs (30%).

Melhor desempenho e resultados

Há inúmeras vantagens em se construir um site com layout responsivo, tanto do ponto de vista de experiência de usuário quanto do técnico.

Um usuário satisfeito com a navegação no site, vai permanecer mais tempo nele. Isso aumenta as chances de conversão, seja de uma compra seja de outra chamada para ação. Assim, seu negócio estará mais disponível ao cliente, o que lhe diferenciará da concorrência que não oferece essa experiência.

Uma página responsiva carrega mais rapidamente o seu conteúdo. Páginas que demoram muito para carregar, e ainda carregam distorcidas, têm maiores chances de serem fechadas pelo usuário. O layout responsivo também será seu aliado na hora de fazer ações promocionais nas redes sociais. Lembra-se que 97% dos usuários acessam a internet via celular? O acesso às redes sociais não é diferente. Sendo assim, esse dado não pode ser ignorado na hora de criar uma ação para este público.

Buscadores dão preferência aos sites com layout responsivo

Uma página com design adaptável ao dispositivo de acesso também é vista de forma positiva pelo Google e outros buscadores. Na prática, isto quer dizer que este é um critério usado pelos robôs do Google na hora de ranquear a pesquisa, principalmente se ela estiver sendo feita a partir de um smartphone. Então, a página do seu negócio será favorecida para ser exibida nas primeiras páginas da busca, o que vai aumentar o tráfego orgânico. Além do mais, quando o site é responsivo, exibe uma única URL, o que melhora a visibilidade aos robôs de busca.

Se você está começando o seu negócio agora, e vai começar criando o seu site do zero, utilize um design responsivo. Vários clientes da Black Flag usam desta ferramenta, como Sharise Arquitetura e YBY Estratégia de Vendas. Acesse as suas páginas de diferentes dispositivos e faça o teste. Deixa nos comentários algo sobre sua experiência. Até a próxima!

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