CARREGANDO

Seg à Sex 9h às 18h
+55 41 3151-2607

Publicidade: a ferramenta chave do marketing

09 de janeiro
publicidade

Marketing e publicidade são dois conceitos que se complementam. Há muita gente que se confunde, achando que são a mesma coisa. A verdade, é que a publicidade é uma importante ferramenta dentro do marketing, responsável por trazer resultados práticos e mensuráveis das campanhas de marketing de uma empresa. Parece confuso, mas é muito simples. Basta começar pelo começo. Ou seja, a teoria.

Afinal, o que é publicidade?

Basicamente, a publicidade é a forma de divulgar e promover produtos, serviços e negócios por meio de anúncios publicitários veiculados em diversas mídias, sejam elas digitais ou não. Se prestarmos atenção, podemos percebê-la a todo instante: nos outdoors espalhados pela cidade, nos anúncios e propagandas veiculados em rádios, TVs, revistas e jornais. Nos meios digitais, então, ela está sempre lá: antes de assistir a um vídeo no Youtube, nas redes sociais e até nas buscas no Google, oferecendo as mais diversas soluções.

Claro que, do ponto de vista acadêmico, a publicidade é uma ciência social, que vai muito além dos simples anúncios. Grosso modo, podemos dizer que estuda o comportamento humano, o modo de se comunicar, as tendências culturais e os ciclos da sociedade – pontos cruciais para criar estratégias publicitárias bem-sucedidas. Mas não vamos aprofundar esta questão neste artigo. O objetivo é falar da publicidade como ferramenta para atingir um público-alvo de forma assertiva, trazendo resultados para quem nela investe, dentro do contexto de uma campanha de marketing.

Planejamento estratégico: as metas das ações publicitárias

Já diz o ditado: “quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve”. Ele exemplifica a necessidade de saber qual é a meta de uma campanha publicitária. Por isso, o planejamento estratégico dentro da publicidade é uma etapa primordial. Inclusive, deve ser o passo inicial da campanha, onde se definem pontos importantes, como:

– critérios adotados para a campanha;

– objetivos a serem alcançados com ela;

– ferramentas e meios a serem usados;

– direção a ser tomada para se alcançar os objetivos.

Ao contrário do que muitos pensam, o planejamento não é estático, deve acompanhar todas as etapas da campanha. Este dinamismo permite avaliar as ações e mensurá-las constantemente, adaptando o planejamento à realidade, embasado em resultados práticos.

O objetivo principal do planejamento publicitário é minimizar possíveis erros. Os maiores benefícios são:

Panorama real do investimento a ser realizado:

Além de saber quanto gastar, saber como gastar. Nem sempre a campanha de maior budget é a que trará maiores resultados. Há de se avaliar quais são os meios mais interessantes para a empresa investir, de acordo com seu perfil, público-alvo, serviço ou produto. Isso também torna possível prever o ROI – retorno sobre investimento – da campanha com maior clareza, onde todos saberão a meta a atingir, o que se deseja alcançar e o retorno real a ser obtido.

Análise dos pontos fracos e fortes da empresa:

A identificação destes pontos vai impactar diretamente na performance da campanha de publicidade. Por isso, a análise deve ser feita logo no início da definição das estratégias. Os pontos fracos serão trabalhados para que sejam minimizados e corrigidos.

Avaliação dos riscos:

Quais são os riscos que envolvem a ação proposta? São de baixo, médio ou alto risco? Saber dos riscos ajuda a diminuir as chances de erro, agindo de forma mais assertiva e realista.

Não se esqueça do principal

Antes de qualquer criação e execução de campanhas publicitárias, a empresa deve estar ciente que as ações propostas precisam estar alinhadas com o posicionamento de marketing da empresa, que envolve muitas outras premissas. Por exemplo, quem é o público-alvo da empresa, qual é a imagem construída no mercado e como ela se comunica com mercado e potenciais clientes. Falamos mais sobre isso no artigo sobre Marketing Digital, porém são pontos que devem embasar todo o setor de marketing da empresa.

Por isso, o investimento na própria equipe está inserido nas estratégias de marketing da empresa. Afinal, uma equipe preparada, antenada com o mercado e suas constantes mudanças, que conhece seu cliente e seu produto de forma profunda, trará grandes benefícios na construção das estratégias junto à agência de publicidade.

Quer vender seu produto online?

Solicite um orçamento

O ABC da Black Flag.


Logo Loja Online WordPress Identidade Visual Redes Sociais Publicidade e Propaganda Marketing Digital Branding Design Endomarketing Diagramação Produção de Conteúdo Inbound Marketing Outbound Marketing Email Marketing Web Design Front-end Back-end Aplicativos App Apresentações Eventos Gerenciamento de Redes Sociais Mídia Digital Planejamento de Mídia Planejamento de Marketing Criação de Sites Naming Loja Virtual Embalagens Vídeos Stands Ambientação Fachada Retail Design Jornalismo Assessoria de Imprensa Programação Visual Lettering Caligrafia Fotografia Ecommerce Treinamentos RD Station Assessoria de Comunicação Projeto Editorial Manual de Marca SEO SEM Facebook ADS Instagram ADS Google Adwords Google Remarketing Google Display Google Shopping Google Meu Negócio Produção Gráfica Brand Design Captação de Leads

Nossas Certificações.