fbpx

CARREGANDO

Seg à Sex 9h às 18h
+55 41 3151-2607

Campanhas de Natal: dicas para se destacar da concorrência e vender mais

27 de novembro
Campanhas de Natal: dicas para se destacar da concorrência e vender mais

O mês de dezembro está chegando e, junto com ele, a data comemorativa mais importante para o varejo: o Natal. Aquela imagem das lojas cheias, com consumidores enfrentando longas filas porque deixaram a compra dos presentes para a última hora é um clichê. Mas é importante deixar claro que só quem pode deixar para resolver o Natal poucos dias antes da data são os compradores. Afinal, se você é um empreendedor, as campanhas de Natal já devem estar em pauta, principalmente se trabalhar no ambiente virtual. Agora é a hora de investir em marketing digital e boas estratégias para ganhar consumidores, atingir um bom faturamento e fechar 2020 no azul.

Segundo dados da Compre&Confie, empresa especializada em comércio eletrônico, em 2019 o varejo digital brasileiro faturou R$ 14,1 bi no período de 15 de novembro a 24 de dezembro. O montante foi 29% maior que o mesmo período do ano anterior. Para 2020, a expectativa é imensa, uma vez que o e-commerce já bateu recordes de vendas por conta da pandemia da Covid-19.

Para que as campanhas de Natal sejam bem sucedida e alcance as metas de venda para o período, é preciso planejamento e criatividade. Essa dobradinha pode fazer sua marca se destacar entre as concorrentes e ganhar a preferência do consumidor.

Para isso, nós aqui da Black preparamos uma lista com dicas preciosas para lhe ajudar nessa tarefa.

Então, é Natal…

Para começar, entre no clima natalino, colocando o tema em destaque em redes sociais, site e blog. São alterações simples: a troca da capa do Facebook, o fundo do Twitter, a imagem de perfil no Instagram. Crie um layout exclusivo para a campanha de Natal e utilize nas peças promocionais, tanto nos cards das mídias sociais quanto nos emails marketing. Considere, também, criar uma página exclusiva em sua loja online para ofertas de Natal e a divulgue num banner no topo da home.

Lembre-se que esse é um período festivo, então a campanha deve ser leve e divertida. Crie empatia com a audiência. Além de peças de divulgação focadas em venda, faça cards divertidos e ‘fofinhos’, que instiguem as pessoas a compartilharem. Assim, você vai atrair mais olhares, além dos seus próprios clientes e seguidores.

A hora é de gerar leads

Aproveite a movimentação de pesquisas online para conquistar leads. Que tal criar uma landing page exclusiva para o período de Natal? Coloque nela algumas perguntas básicas, que sejam interessantes para o seu negócio saber sobre o visitante, e peça o seu contato, claro, sempre oferecendo uma vantagem, como um cupom de desconto, frete grátis ou até um material rico a ser enviado por email. Esses novos contatos já poderão receber as suas ofertas de Natal, mas, além disso, as respostas dadas na landing page vão lhe ajudar a melhorar a sua interação com o público, segmentando-o de acordo com os seus interesses.

Produção de conteúdo rico

Invista na produção de conteúdo rico, que seja interessante para o seu público-alvo e que esteja alinhado com o seu segmento de atuação. Por exemplo, crie artigos com sugestões criativas de presente, de cardápios e decoração natalinos. Como o Natal é um período que remete à união familiar, trazendo reflexões sobre a vida e aguçando a solidariedade, aproveite o clima para criar conexões emocionais com a sua audiência. Mais que produtos, as pessoas buscam por experiências positivas. Então, ofereça algo a mais do que elas estão procurando.

Campanhas de Natal via email marketing

O email marketing é uma das ferramentas mais antigas do marketing digital e, acredite, uma das que mais traz resultado (leia conversão). Hoje, as ferramentas de gerenciamento e envio de email marketing oferecem muitos recursos automatizados. Isso facilita a vida de quem envia, sem deixar que as ações soem como massivas. Muito pelo contrário, é possível colocar até mesmo o nome de quem receberá a mensagem.

Então, aproveite esses recursos para segmentar o seu público nas campanhas de Natal, oferecendo a ele as opções que mais estão em sintonia com o seu perfil e necessidades. Além disso, explore conteúdos diferenciados: envie promoções dos seus produtos mais vendidos e dê outras vantagens, mas também se valha do canal para mensagens mais informativas, contando as novidades da marca, ações de sustentabilidade etc. Esse tipo de interação cria confiança e faz com que o público se sinta importante e ‘parte’ do negócio.

Invista em links patrocinados

Esse é o momento de contratar anúncios pagos, seja no Google seja nas redes sociais. Com a segmentação feita de forma correta, as chances de conversão aumentam. O remarketing também é uma ótima opção para essa época, uma vez que as pessoas geralmente não realizam uma compra a primeira vez que pesquisam sobre determinado objeto de desejo. Então, é bom aumentar as chances de venda estando ‘presente’ durante a navegação do possível cliente.

O Natal é a maior oportunidade de gerar vendas para o seu negócio. Então, crie suas campanhas de forma assertiva e divertida, fortalecendo a sua marca e iniciando o próximo ano com o ‘pé direito’.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse? Então não deixe de acompanhar nossas redes sociais! 😉

Quer vender seu produto online?

Solicite um orçamento

O ABC da Black Flag.


Logo Loja Online WordPress Identidade Visual Redes Sociais Publicidade e Propaganda Marketing Digital Branding Design Endomarketing Diagramação Produção de Conteúdo Inbound Marketing Outbound Marketing Email Marketing Web Design Front-end Back-end Aplicativos App Apresentações Eventos Gerenciamento de Redes Sociais Mídia Digital Planejamento de Mídia Planejamento de Marketing Criação de Sites Naming Loja Virtual Embalagens Vídeos Stands Ambientação Fachada Retail Design Jornalismo Assessoria de Imprensa Programação Visual Lettering Caligrafia Fotografia Ecommerce Treinamentos RD Station Assessoria de Comunicação Projeto Editorial Manual de Marca SEO SEM Facebook ADS Instagram ADS Google Adwords Google Remarketing Google Display Google Shopping Google Meu Negócio Produção Gráfica Brand Design Captação de Leads

Nossas Certificações.