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Lives: como fazer das transmissões ao vivo uma oportunidade

08 de junho
Lives no Instagram

É fato que, durante a pandemia da COVID-19 e o isolamento social, as interações pessoais no mundo virtual cresceram muito. E, estando mais tempo conectado, o público não busca apenas navegar sem rumo. Muitos permanecem atentos às movimentações das marcas que consomem, sejam de produtos ou serviços. Por isso, aproveitar essa disponibilidade maior das pessoas pode ser muito benéfico para melhorar processos, divulgar produtos e soluções, mesmo à distância. E um dos caminhos para alcançar objetivos como esses, é a realização de lives (transmissões ao vivo) pelo Instagram.

Live – o que é?

Você já deve ter notado essa movimentação acontecendo na rede social em questão – Instagram – o filho ‘estrela’ do Facebook. Por conta da pandemia, há muita gente famosa fazendo transmissões ao vivo, com vários intuitos: shows musicais, divulgação de receitas culinárias, treinos funcionais, webinars, bate-papos descontraídos, dicas de como manter a saúde mental em tempos de quarentena, o que fazer com as crianças… os assuntos são os mais variados possíveis.

As lives ficam em destaque na parte superior do feed de notícias, no menu que mostra os ‘stories’ dos perfis que você segue, ou seja, aquele conteúdo que fica disponível apenas por 24 horas. São diferenciadas dos stories comuns, pois aparece o aviso ‘ao vivo’. Ao finalizar a transmissão, é possível escolher se deseja deixar o vídeo disponível por 24 horas ou descartá-lo imediatamente.

Vantagens das lives

As lives podem trazer inúmeros benefícios ao seu negócio, já que possibilita estar em contato direto com a sua audiência.  Você pode usar essa ferramenta de várias formas e objetivos, como por exemplo:

  • Convidar representantes de vendas da sua empresa para conversar com o público, apresentando funcionalidades e benefícios de produtos e serviços, tirando dúvidas sobre eles e mostrando seus diferenciais perante a concorrência;
  • Mostrar os bastidores do seu negócio, aproximando a sua audiência dos seus processos de criação;
  • Convidar especialistas para falar de determinado assunto relacionado ao contexto do seu negócio, proporcionando conhecimento e informação relevantes ao expectador;
  • Criar tutoriais com soluções criativas focadas no cliente com aplicação prática nos tempos de quarentena.

Vídeos ao vivo X conteúdo escrito

As transmissões ao vivo têm se mostrado eficientes na conquista de leads e novos clientes. Isso porque os conteúdos visuais são mais facilmente consumidos pelo público em geral. A linguagem falada é mais direta que a escrita, o que diminui margens de interpretação e facilita o entendimento da mensagem.

Segundo um estudo realizado pela New York Magazine, com cerca de 1.000 usuários do Instagram, 80% do público consultado afirmou preferir assistir a uma live a ler o conteúdo disponível no blog da empresa, por exemplo. Hoje em dia, com a quantidade de informação oferecida às pessoas, ganha quem se destaca por criatividade e clareza.

Facilidade técnica das lives

Do ponto de vista técnico, é muito fácil realizar uma transmissão ao vivo por meio do Instagram. Para isso, você precisa de uma conexão estável de internet e um celular com uma câmera frontal razoável. Sim, o ideal é gravar por meio da câmera frontal, uma vez que é preciso acompanhar os comentários do público na tela.

Para começar a live, basta acessar o local onde se publica os stories, buscar no menu inferior a opção “Ao Vivo” e… voilá! Seu vídeo começará a ser transmitido e os seus seguidores serão notificados no exato momento em que começar a veiculação.

Além disso, se você posta um conteúdo e, em poucos segundos, as pessoas curtem, compartilham ou comentam, o algoritmo vai entender que sua publicação agradou o público, portanto é importante, e vai aumentar sua distribuição. Não vamos entrar em outros detalhes aqui, mas entender um pouquinho desse assunto vai lhe ajudar a calcular as suas métricas, taxas de engajamento do público, etc e melhorar a sua performance online.

Os vídeos, sobretudo as transmissões ao vivo, são priorizados pelo Instagram. Tanto, que ficam em primeiro lugar na barra dos stories.  Esse incentivo da própria rede dará relevância ao seu vídeo. E o que leva as pessoas a clicarem para assistir? Muitos motivos: curiosidade, identificação com a marca, vontade de ler os comentários, ver a quantidade de pessoas assistindo, além de suprir aquela necessidade de fazer parte de um grupo, natural do ser humano. Mas o que leva as pessoas a permanecerem na live até o fim? A sua capacidade de retenção e domínio do assunto. Então, anote aí algumas dicas valiosas que lhe ajudarão nessa tarefa.

Ganhe a atenção do público, estruturando o conteúdo a ser passado

Independente do que se almeja com a realização da live, é preciso que tenha início, meio e fim. Crie um roteiro para seguir e evitar que se perca no meio do caminho. Estimule o público a interagir com você, apresentando suas necessidades e tirando suas dúvidas. E, para que eles conversem contigo, faça você, primeiro, as perguntas. Use esse tempo para conhecer a sua audiência.

Valorize quem está presente na live oferecendo pequenos ‘mimos’. Pode ser cupom de desconto, um conteúdo exclusivo ou ainda uma oferta especial. Você pode também criar uma landing page exclusiva para a ação, onde pode conseguir informações mais pessoais desse público.

Quanto mais o público se sentir estimulado a participar e quanto mais ele julgar o seu conteúdo relevante, maiores são as chances de compartilharem o seu link de acesso, fazendo com que mais pessoas se conectem à sua transmissão.

Antes de apertar o ‘play’

Outros detalhes também influenciam no sucesso de uma live no Instagram. Para evitar, gafes, preste atenção a alguns deles:

  • Verifique a carga da bateria do seu celular. Se for preciso, tenha o carregador por perto;
  • Procure um suporte adequado para colocar o celular, evitando que ele escorregue, caia ou algo do tipo. Se as lives forem frequentes, vale a pena investir num suporte próprio para o celular, onde você pode direcionar e conseguir o melhor enquadramento;
  • Esteja em um ambiente tranquilo, sem muitos ruídos externos ou internos. Avise as outras pessoas que eventualmente estejam no mesmo local que estará ao vivo, e indisponível para outras tarefas naquele momento;
  • Fique atento à iluminação. Sempre que possível, aproveite a luz natural, posicionando-se de frente para a janela ou porta;
  • Fundos neutros são adequados, porém podem ser maçantes. Procure algo para compor o seu cenário, mas que não chame mais atenção do que o tema da conversa;
  • Seja claro na forma de se comunicar e esteja confiante, dominando o assunto a ser abordado. Aprenda a improvisar e a lidar com possíveis imprevistos durante a transmissão.

Gostou das dicas? Então não esquece de voltar aqui para nos contar como foi a sua experiência transmitindo ao vivo no Instagram. Para ter mais ideias de como inovar nesse momento, leia nosso post sobre como fazer do Marketing Digital um aliado na crise. Aproveite para expandir sua área de atuação e dominar ferramentas até então pouco conhecidas. Até a próxima!

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