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Dia das Mães: inove nas estratégias de marketing e venda mais

03 de maio
Dia das Mães

Já escovou os dentes? Na volta a gente compra. Leva o casaco. Você não é todo mundo. Se eu for aí e achar… É quase lugar-comum supor que todos já ouvimos essas frases. Contudo, no âmbito das estratégias de marketing e com o Dia das Mães chegando, considerar que todas as mães são iguais pode ser um tiro no pé.

Assim, nada mais justo do que renovar um pouco as velhas ações e pincelar com um pouco de inovação, certo? É exatamente isso que vamos te sugerir ao longo deste texto. Então, continue lendo e descubra como alavancar suas vendas nesse período.

Por que investir em estratégias no Dia das Mães?

O Dia das Mães é a segunda melhor data para o varejo, perdendo somente para o Natal. Portanto, é de se esperar que o seu negócio já tenha uma estratégia de marketing para aproveitar ao máximo a data. Mas, e se elas estiverem ultrapassadas e repetindo sempre os mesmos clichês?

Mídia online e internet dominando

Para se ter uma ideia, a data é tão importante que movimentou mais de 6 bilhões de reais em 2020 só na internet. Além disso, a tendência para 2021 é esse número crescer, visto que os e-commerces recebem cada vez mais adeptos. Duvida?

Um relatório divulgado pela XP Investimentos prevê um crescimento de 32% nos e-commerces este ano. Outro fator que anima os comerciantes é a falta de uma figura que monopolize o mercado, dando mais oportunidades para vários empreendimentos reivindicarem sua fatia.

Então, se você não quer ficar para trás, está na hora de pensar fora da caixa.

O que fazer para o Dia das Mães

Pensar em formas diferentes de fazer a mesma coisa pode não ser uma tarefa fácil, mas recompensa. Quantas vezes você guardou na memória uma propaganda diferente ou um anúncio criativo?

Essas ideias não surgiram completamente “do nada” e muito provavelmente foram inspiradas em ações já existentes. Portanto, esse é um ótimo ponto para começar.

Gerar conteúdo de valor

Quem quer ser lembrado neste mundo digital precisa de autoridade. Mas, mais que isso, precisa ter alguma importância real para o cliente. Portanto, dedique-se à criação de conteúdos de valor focados em inspirar e ajudar as pessoas.

Essa humanização da comunicação faz toda a diferença e pode vir na forma de tutoriais, receitas, novas formas de usar seus produtos e o que mais você pensar. Os formatos mais conhecidos são os ebooks e guias. Mas, você pode fazer diferente e investir nos vídeos, por exemplo.

Vídeo marketing

Já que falamos em vídeos, eles são ferramentas poderosas quando usados como parte de uma estratégia de marketing. Com o crescimento do consumo do YouTube e serviços de streaming, como a Netflix, os veículos tradicionais estão perdendo um pouco da sua força.

Portanto, aquela verba guardada para um comercial de televisão também pode ser distribuída na produção de vídeos promocionais ou institucionais. Os benefícios são inúmeros e vão desde o:

  • fácil consumo, porque costuma explicar conceitos de forma simples e que não exige grande esforço do público;
  • potencial de viralização, visto que tem alto poder de engajamento. Vídeos chegam a ter 1200% mais compartilhamentos que textos e imagens combinados;
  • alto retorno, uma vez que o Retorno sobre Investimento (ROI) é altíssimo, captando mais leads qualificados e aumentando o Brand Awareness.

e chegam a ter um papel principal na jornada do cliente.

Ofertas

Os cupons de desconto e as ofertas são velhos conhecidos, mas não é por isso que devem ser descartados. Afinal, quem não gosta de pagar menos? Uma dica interessante é combiná-los com alguma outra estratégia, por exemplo, ao engajamento nas redes sociais.

Social media

Postar artes, fotos e textos batidos no Facebook sobre o Dia das Mães ou Instagram pode até dar algum resultado, mas será limitado se não vier acompanhado de uma bela estratégia. O conteúdo pode ser rei, mas a distribuição é a rainha, como diz Jonathan Perelman, do BuzzFeed.

Então, nada melhor para “espalhar a mensagem” da sua marca do que um engajamento genuíno e orgânico nas redes sociais. Principalmente o conteúdo gerado pelo usuário por meio de hashtags e campanhas.

Email marketing

Por mais que se tente pensar em novas estratégias, a principal para a captação de leads ainda continua sendo o email marketing. Mais especificamente, a automação de disparos bem segmentada e direcionada pode fazer milagres.

Entretanto, assim como a sua empresa, várias outras apostam no mesmo tipo de ação. Por isso, para se destacar na multidão, use a criatividade para bolar títulos atrativos e realmente diferentes. E nunca comprar uma lista de emails.

Todas essas dicas irão te ajudar a aproveitar o Dia das Mães e vender muito! Combine duas ou mais estratégias para ver as suas chances de sucesso multiplicarem.

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