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Marketing Offline: saiba o que é, conheça alguns tipos e exemplos

30 de October

A divulgação da marca é praticamente uma obrigação de qualquer empresa. É por meio do marketing que o produto ou serviço torna-se conhecido, aumentando o potencial de vendas e de contratações, e como consequência, ampliando o faturamento.

Porém, é comum encontrarmos empreendedores um pouco perdidos em relação às melhores estratégias e veículos. O marketing offline é uma boa ferramenta para divulgação, mas precisa estar alinhada a um objetivo para que traga resultados.

Neste post, vamos apresentar o que é o marketing offline, seus principais tipos, exemplos de sucesso e estratégias para realizá-lo. Acompanhe o post até o final!

O que é marketing offline?

Podemos definir marketing offline após entender o que é comunicação offline. Trata-se de  toda ação de comunicação que não envolve os veículos digitais. Essa estratégia utiliza as mídias tradicionais para divulgar suas ideias, como a TV, o rádio, anúncios em jornais e revistas, outdoors, entre outros.

Muitas pessoas acreditam que esse espaço está dedicado apenas às grandes empresas, mas corporações de médio e pequeno porte também podem trabalhar com o marketing offline.

Qual o objetivo do marketing offline?

O marketing offline tem como principal propósito divulgar as marcas com o uso das mídias tradicionais, servindo como parte de estratégias de vendas, posicionamento e branding.

Embora esses veículos não tenham um público segmentado, atingem uma fatia realmente grande da população, tornando a marca largamente conhecida.

Campanhas bem-sucedidas de marketing são capazes de alcançar resultados extraordinários e até tornar a marca parte da cultura popular. Afinal, diversos itens que consumimos são conhecidos pelos nomes das marcas como gilete (lâmina de barbear), Bombril (palha de aço), e cotonetes (hastes flexíveis).

Quais as principais vantagens do marketing offline?

O investimento em marketing offline traz diversas vantagens à empresa, sendo uma ótima alternativa para diversos segmentos de atuação.

Maior alcance

Por atingir um número muito maior de pessoas, o marketing offline traz resultados significativos. Apesar da grande adesão à internet, cerca de 36 milhões de pessoas não usaram a rede mundial de computadores no Brasil em 2022, segundo dados do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

O uso de meios como rádio, TV e jornais permite que essa parcela da sociedade conheça a marca.

Confiança

Por serem mídias que estão há mais tempo disponíveis do que a internet, os canais usados pelo marketing offline trazem a sensação de segurança ao público e dão certa autoridade à marca.

Quais são os tipos de marketing offline?

Conheça alguns dos tipos de marketing offline mais comuns.

Jornais e revistas

Os veículos impressos como jornais e revistas oferecem diversas modalidades para divulgação.

Uma delas é por meio da citação da empresa em matérias ou reportagens, ou até mesmo entrevistando algum representante. Esse tipo de divulgação funciona muito bem para a reputação da marca.

Anúncios pagos também são uma boa ferramenta. Podem ser anúncios pensados de maneira criativa, como os que vemos realizados por grandes marcas e ocupam uma página completa da revista, ou anúncios mais simples.

Também é possível divulgar os serviços e produtos em publicações de classificados.

Rádio

A rádio não perdeu o seu lugar na comunicação. Spots, ou melhor, propagandas em áudio, são bastante eficientes e podem até mesmo marcar uma geração por meio de um jingle inesquecível.

TV

Uma publicidade inteligente veiculada na TV é capaz de gerar resultados impressionantes. Para isso, é importante ter uma ideia criativa, mas também pensar no canal, horário e dia que esse anúncio será veiculado.

Flyers e impressos

Esse formato de marketing é antigo, mas ainda funciona bem e tem um custo relativamente baixo. Pense nesse material como algo que deve chamar a atenção, mas ao mesmo tempo ter clareza nas informações e uma estética agradável.

Brindes

Camisetas, canecas, canetas, cadernos … todos esses itens podem ser usados como brindes, e que geralmente, as pessoas adoram receber. Funcionam muito bem como estratégia de marketing offline.

Outdoor

Certamente você já se deparou com um enorme banner com foto e número de algum político, ou anunciando a realização de uma feira na sua cidade. Esse é o poder do outdoor, que dificilmente é ignorado e que carrega um potencial altíssimo de exposição da sua marca.

Mala direta

Precursora do e-mail marketing, a mala direta nada mais é que uma carta enviada para as pessoas a quem você deseja comunicar.

Feiras e eventos

As feiras e eventos são uma ótima oportunidade de estar perto do seu público, entender um pouco mais das dificuldades que ele enfrenta e conhecer parceiros em potencial. Se houver oportunidade, a realização de uma palestra no evento traz mais autoridade para a sua marca e a coloca em posição de destaque diante da concorrência.

Telephone

Muitas empresas abordam os clientes pelo telefone. É um tipo de marketing arriscado, afinal, muitas pessoas consideram a técnica um pouco invasiva. Mas também traz possibilidades de dar certo, principalmente quando o objetivo é oferecer produtos e serviços para uma outra empresa.

Boca a boca

Esse marketing acontece de forma natural, sem a participação ativa da empresa. Ocorre quando uma pessoa gosta muito do produto ou serviço e o recomenda para as pessoas do seu círculo social.

É um método bastante eficiente, afinal, nós tendemos a confiar em indicações de pessoas que são do nosso convívio.

Se esse marketing independe da empresa, então como promovê-lo? Oferecendo experiências altamente prazerosas e cativantes ao consumidor, a fim de que ele goste tanto da marca que passe a divulgá-la espontaneamente.

Cartões de visita

Os cartões de visita faziam muito sucesso na era pré-internet e ainda têm espaço como estratégia de marketing offline.

Indicado principalmente para prestadores de serviços como advogados, médicos, dentistas, entre outros, é a melhor maneira de informar os contatos para um cliente em potencial.

Carros de som

Você provavelmente já ouviu um carro de som perto de sua casa ou trabalho anunciando produtos de limpeza, alimentos (como pamonha e sorvete), ou informando sobre a inauguração de uma loja no bairro.

Os carros de som são excelentes ferramentas de divulgação em regiões limitadas. Só é importante atentar-se às normas da prefeitura para evitar multas e outros problemas.

Alguns exemplos de marketing offline

Conheça um pouco do poder do marketing offline com exemplos de campanhas bem-sucedidas.

Mamíferos Parmalat

O comercial veiculado na TV mostrava pequenas crianças usando roupas que as caracterizavam como animais mamíferos para divulgar o leite Parmalat.

Com muita fofura e um jingle criativo e “grudento”, a propaganda foi um verdadeiro sucesso.

Café Seleto

O jingle do Café Seleto entrou na memória afetiva dos brasileiros nascidos a partir da década de 70. Tanto que em 2014, a música passou a ser veiculada novamente nas rádios de São Paulo em uma versão atualizada.

Roupas e acessórios femininos

Se você gosta de folhear revistas em consultórios, certamente já viu anúncios que ocupam uma página completa da revista mostrando o look tendência para a próxima estação ou uma jóia usada por Gisele Bundchen.

Marcas de roupa, jóias e produtos cosméticos são bastante divulgados em revistas, principalmente as femininas, e atingem em cheio o seu público-alvo.

Como fazer uma estratégia de marketing offline?

1. Defina seus objetivos

Uma campanha bem-sucedida requer a definição das metas a serem alcançadas. Apenas com essas informações é possível conduzir o planejamento, como escolher os profissionais que serão envolvidos, o que será feito, qual mídia será utilizada, além de ajudar na identificação do retorno aplicado.

2. Identifique a sua persona

Mesmo em uma estratégia fora do digital, é necessário criar a representação do cliente, para uma mensagem mais direta e com maiores chances de acerto.

Vale até mesmo dedicar mais tempo a essa construção, já que o marketing offline tem valores de investimento mais altos.

3. Defina o canal de comunicação mais adequado

Após entender o perfil do seu cliente, você consegue identificar com mais clareza qual tipo de veículo essa pessoa consome e direcionar a campanha para esses canais. Dessa maneira, a comunicação torna-se mais precisa e é possível obter uma maior taxa de sucesso na campanha.

4. Contrate uma assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa faz a criação de conteúdos relevantes para as mídias, além de ter contato direto com jornalistas de diversos veículos. Isso aumenta a probabilidade de um representante da sua empresa ser convidado a participar de alguma entrevista ou matéria, reforçando a presença da marca.

5. Participe de eventos

Os eventos são uma ótima maneira de encontrar clientes em potencial e de fazer networking. Se você tem uma verba alta disponível, considere patrocinar o evento. Assim, a marca da sua empresa estará vinculada a todo o marketing que esse evento carrega.

6. Forneça uma experiência encantadora

O contato positivo dos clientes com a empresa e a qualidade do atendimento também funcionam como estratégia de marketing offline. Consumidores satisfeitos falam da marca para família e amigos, tornando a empresa mais conhecida de maneira espontânea.

Amplie sua presença no mundo real!

Neste artigo, mostramos que há um vasto campo de opções além do marketing digital. Apresentamos o marketing offline, suas vantagens, tipos, exemplos de sucesso e estratégia para aplicação.

A comunicação fora do digital ainda é bastante forte e deve ser considerada dentro de uma proposta de posicionamento de marca e aumento de vendas.

Confira o portfólio de campanhas offline da Black Flag Publicidade e entenda como elas podem ajudar o seu negócio!

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