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Telegram: a nova ferramenta secreta da boa comunicação

23 de outubro
Telegram: a nova ferramenta secreta da boa comunicação

Aproximar-se do seu público alvo, oferecendo um conteúdo diferenciado e de alto valor, capaz de convencê-lo a consumir seus produtos ou serviços é, desde sempre, um grande desafio. Com o surgimento dos apps de mensagens instantâneas, essa árdua tarefa torna-se mais fácil de ser realizada. Isso, é claro, desde que as ferramentas sejam usadas de forma inteligente, dentro da estratégia de marketing da marca. E uma dessas opções, que tem se mostrado eficiente nesse contexto, é o Telegram.

O que é?

O Telegram é um programa de mensagens instantâneas criado em 2013. Foi desenvolvido pelos irmãos russos Pavel e Nikolai Durov, responsáveis também pela criação da VKontakt (vk.com), uma das maiores redes sociais da Europa e a número um da Rússia. Apesar de não ser tão popular quanto o seu principal concorrente – WhatsApp – o Telegram oferece, praticamente, as mesmas funcionalidades que o app queridinho de Zuckerberg, e em alguns casos até melhores.

No caso do uso profissional, as vantagens da ferramenta russa podem ser até maiores que as disponibilizadas pelo Whatsapp Business. Por isso, vale analisar os prós e os contras apresentados por ambas antes de iniciar uma estratégia de comunicação digital. Abaixo, tratemos as principais para lhe ajudar nessa escolha.

Similaridades

Antes de falar das diferenças, é preciso destacar as semelhanças entre Telegram e WhatsApp. Tanto um quanto o outro possibilitam o envio de mensagens escritas, de voz, imagens, vídeos e documentos. Há recursos lúdicos, como gifs, emojis e stickers. É possível criar grupos e listas de transmissão que podem ser classificados por etiquetas (Whats) ou separados em pastas (Telegram). Mas é no uso das ferramentas que são descobertas as características que as diferenciam.

Tamanho dos arquivos enviados

Quantas vezes você já enviou um vídeo feito por você via WhatsApp e o conteúdo chegou pela metade? Isso acontece porque o limite de tamanho de arquivos é de 100 Mb contra 1.5 Gb do Telegram. A ampliação do limite do tamanho do programa do Facebook chegou a ser motivo de chacota pelo app russo quando anunciado pelo Twitter, em setembro de 2019. Afinal, a diferença de capacidade é gritante.

Canais de transmissão e grupos

Outra grande vantagem oferecida pelo Telegram é a possibilidade de criar canais de transmissão com número ilimitado de participantes. Imagine poder enviar as novidades, conteúdos e promoções de sua empresa para um número enorme de leads? E o melhor, sem tirar o foco do objetivo, pois nesses canais é só você quem fala. O legal é que, ao contrário do WhatsApp, no Telegram você pode convidar as pessoas a se inscreverem no canal, divulgando um link no seu site, blog ou nas redes sociais e colocando lá um conteúdo exclusivo aos participantes. Assim, sua marca se fortalece como autoridade no seu nicho de atuação.

Se a opção for criar grupos onde haja interação entre clientes, fãs e leads, o limite de participantes ficam em 200 mil. Sim, é bastante gente! E aí, quando comparado ao “zap zap”, os seus ínfimos 256 integrantes parecem uma miséria, não é mesmo? Os grupos são grandes oportunidades de receber feedbacks da sua audiência, promovendo debates interessantes além de promover melhorias nos serviços e produtos.

Um único app para empresas e público em geral

Diferentemente do WhatsApp, a ferramenta russa de mensagens instantâneas não apresenta uma versão business. Porém dentro da sua versão universal oferece “insights”, ou seja, recursos de análise ao usuário para grupos com, no mínimo, 500 participantes. Há indícios de que esse número será reduzido para cem, mesmo assim é uma grande vantagem. Analisando essas métricas, é possível observar o horário de maiores acessos e interações no grupo, os conteúdos de maior interesse, quais as fontes que geram maior fluxo de novos inscritos, além de outras informações relevantes ao negócio.

Acesso via desktop

Assim como o Whatsapp, o Telegram também pode ser baixado na versão desktop, basta ter um número de telefone vinculado ao app. E nesse quesito, ele diverge do concorrente pela forma de acesso: não é preciso estar conectado à conta do mobile para acessar as mensagens do programa no computador. Outro benefício é o gerenciamento simultâneo de até três contas distintas, sem precisar fazer logout para alterná-las.

Edição de mensagens

Uma das funcionalidades mais legais encontradas no Telegram é a edição de mensagens. Escreveu uma palavra errada, passou uma informação equivocada? Não é preciso deletar a mensagem, basta corrigi-la editando o conteúdo. E o melhor: a outra pessoa não será notificada.

Armazenamento na nuvem

Enquanto no concorrente as mensagens ficam armazenadas no próprio aparelho, no Telegram elas são guardadas diretamente na nuvem, o que deixa o programa mais leve.

Apesar de não ser tão popular quanto o WhatsApp, o Telegram oferece inúmeras possibilidades de contato com o cliente. Isso o torna um canal de comunicação eficiente se aplicado de forma estratégica. O único entrave pode ser, justamente, o número menor de usuários. Mas se o objetivo da sua equipe for construir uma base sólida de informação nesse canal, o Telegram será um diferencial no seu segmento. Esteja sempre atento às mudanças e ao surgimento de novas ferramentas no mercado para se destacar da concorrência. Até a próxima!

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