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Estratégia de Marketing – vantagens e principais tipos

26 de junho
Estratégia de Marketing

Conquistar um público, ganhar e manter clientes, diferenciar-se da concorrência, manter uma equipe motivada e produtiva, ter uma empresa rentável e com ações sociais responsáveis… vida de empreendedor não é fácil. Ainda bem que existem meios de tornar esses processos mais descomplicados, transformando os desafios em metas possíveis de serem alcançadas. E, mais uma vez, destacamos a importância de criar uma estratégia de marketing.

Falando assim, no singular, parece que só existe um caminho a seguir. Nesse texto, você vai aprender que há inúmeras formas de se fazer marketing. Porém, nenhuma delas será bem sucedida desacompanhada da palavra estratégia.

Por que é importante definir uma estratégia de marketing

Estratégia vem do grego strategia, e significa “plano, método, manobras ou estratagemas usados para se alcançar um resultado específico”. Então, qualquer ideia de se divulgar um produto, serviço ou marca deve estar pautada dentro de um planejamento, com objetivos claros e ações sólidas, que possam ser medidos. Lembra do ditado da sua avó: “Fulano não dá ponto sem nó”? A metáfora é torpe, mas se a situarmos dentro da estratégia do marketing, ela faz muito sentido. Afinal, é preciso amarrar bem os objetivos a serem alcançados e as ações movidas ao seu favor antes de se gastar tempo, energia e dinheiro.

As estratégias de marketing contribuem não só para o alcance de objetivos externos da marca, mas também para uma organização interna maior. É preciso estruturar-se para atender a demanda gerada pelas ações promocionais de qualquer natureza. Esse preparo interno também exige equipes de vendas e marketing extremamente alinhadas e atualizadas com as constantes mudanças no mercado. Sabe-se bem da volatilidade do ambiente virtual… Métricas, indicadores, algoritmos e outros tantos termos comuns a quem trabalha nessa área mudam rapidamente. Então, é preciso acompanhar para não ficar para trás.

O planejamento de ações influencia diretamente, também, na performance da equipe.  Saber qual caminho a seguir, conhecer os próximos passos, saber agir diante da resposta do consumidor às ações tornam os profissionais mais seguros, produtivos e motivados. A integração entre as pessoas e avaliação dos resultados das ações aumenta as chances de tomar decisões rápidas mais assertivas. Assim, o objetivo final se torna cada vez mais próximo de ser alcançado.

Uso de boas ferramentas

Outro fator que impacta diretamente na alta performance da equipe é o uso das ferramentas certas. Para se fazer boas campanhas, é preciso ter bons recursos disponíveis, como um bom banco de imagens, plug-ins, etc. E o mais importante: dispor das ferramentas que ajudarão a analisar as métricas, medir os resultados e ajustar as ações. Mas quais são os índices a serem avaliados, responsáveis por mostrar se a estratégia de marketing adotada é eficiente? Isso depende dos objetivos que a marca quer atingir e qual o público que ela está se comunicando.

Alguns exemplos de Estratégia de Marketing

Como mencionado, há inúmeras formas de se trabalhar o marketing, e muitos deles se complementam e atuam em conjunto. É o caso do marketing digital, marketing de conteúdo, e o do inbound marketing.

Já abordamos esses assuntos várias vezes aqui no blog, tamanha a importância que eles têm. Afinal, são ações executadas no universo online, e hoje a internet está presente na vida da maioria das pessoas do planeta. Permeia suas ações mais corriqueiras, seja na busca de um endereço qualquer, seja na pesquisa de preço de itens antes de realizar a compra. Estar nesse meio, comportando-se de acordo com cada canal de comunicação (redes sociais, blogs, email marketing) faz toda a diferença. E dentro do marketing de conteúdo, um grande aliado é o SEO, destacando sua empresa nas primeiras páginas do Google.

Marketing de Guerrilha e Viral

As estratégias do marketing de guerrilha e viral também se confundem no que tange seus conceitos, porém o primeiro acontece no ambiente físico e o outro no virtual. Sabe aquelas campanhas nada convencionais, que chamam a atenção pelo seu ineditismo e irreverência? Fazem parte de uma estratégia de guerrilha. Normalmente, acontecem em ambientes de grande circulação de pessoas e são pensadas para provocar reações nas pessoas, mexendo com suas emoções. Agora, imagine isso no ambiente virtual: vídeos ou imagens sendo compartilhadas milhares e até milhões de vezes, ganhando as timelines e chegando aos trending topics do momento. Nada mais é do que uma ação viral estratégica bem sucedida.

Endomarketing

Manter os funcionários motivados e felizes é um objetivo a ser atingido estrategicamente pelo endomarketing. Faz-se internamente, a fim de engajar colaboradores tão fortemente aos valores e objetivos da empresa, tornando-os embaixadores da marca. Ações de endomarketing alinham o discurso, principalmente, entre os times de marketing e vendas, fortalecem a cultura organizacional e proporcionam locais mais agradáveis e saudáveis de se trabalhar.

Marketing Social

O marketing social vai se ocupar em criar ações de impacto social, que abordem questões cruciais e de interesse público, como educação, saúde, nutrição, meio ambiente, vida em comunidade, etc. Nesse caso, muitas empresas buscam criar estratégias sociais que venham de encontro aos valores de seus próprios clientes. Também são formas de minimizar impactos causados pela própria comercialização de produtos. Exemplo disso são campanhas de incentivo à reciclagem ou até mesmo desenvolvimento de cooperativas de reciclagem.

E se você atua de forma independente, e sua marca é você, descubra as vantagens do marketing pessoal e trace as suas estratégias. Marketing pessoal não é criar uma imagem fictícia de si mesmo, mas sim dar relevância aos seus pontos fortes, que lhe diferenciam de outros profissionais presentes no mercado. É uma forma de autopromoção.

Independente do seu jeito de fazer marketing e dos seus objetivos, a sua principal alinhada deve ser a informação. Conheça o seu público, os processos a serem executados e saiba como usar as métricas a seu favor. Uma bom conjunto de ações e estratégia vai fazer sua marca ganhar, além de dinheiro, energia, visibilidade e performance.

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