fbpx

CARREGANDO

Seg à Sex 9h às 18h
+55 41 3151-2607

Como lidar com os desafios do home office e usufruir de seus benefícios

19 de junho
Desafios do Home Office

A pandemia do novo coronavírus é um teste à capacidade humana de se adaptar, em vários sentidos. Todas as restrições impostas pela doença que se alastra pelos cinco continentes, relacionadas ao convívio social, impactou em cheio as relações de trabalho. Há poucos meses, seria quase impossível de se imaginar escritórios vazios e equipes inteiras trabalhando à distância. Porém, a realidade, hoje, é esta: milhões de profissionais executando as suas funções diárias e cumprindo seus compromissos profissionais direto de seus lares. E aí, vem a reflexão: será que o home office veio para ficar, no mundo pós pandemia?

Independente do que virá depois, a situação atual exige adaptações e testa uma característica fundamental: a resiliência. No sentido figurado, essa é a capacidade de se adaptar às mudanças. Criar uma nova rotina é um grande desafio, que envolve a necessidade de desenvolver novos comportamentos.

Home office – adaptações no ambiente

Trabalhar de casa, até o ano passado, era realidade para uma pequena parcela da população brasileira. Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2018, naquela época 3,8 milhões de trabalhadores exerciam suas atividades de casa. Hoje, o que era uma utopia para a maioria, tornou-se o cotidiano, de um dia para o outro.

Teoricamente, para as atividades que permitem o trabalho remoto, o básico é ter um computador e uma boa conexão de internet. Mas não é só isso. Para se manter uma rotina saudável e produtiva profissionalmente, é preciso um local adequado para isso. Ter um espaço próprio para o trabalho, com uma boa luminosidade (de preferência, natural), onde haja menos distrações e maior concentração, é fundamental. Procure itens que lhe deem conforto ergonômico. Por exemplo, utilize uma cadeira própria, de escritório, para trabalhar. Muitas empresas têm emprestado as cadeiras utilizadas no ambiente corporativo para os funcionários utilizarem em casa.

Trabalhar de casa = maior produtividade

Apesar de ter de lidar com maiores distrações, principalmente relacionadas a família, filhos e atividades domésticas, profissionais em home office melhoram sua performance laboral. Pelo menos é isso que mostra uma pesquisa realizada pela Pulses, startup de clima organizacional, engajamento e performance, divulgada pela revista Você S/A no final de abril deste ano.

O resultado do levantamento apontou que 78% dos profissionais que trabalham remotamente sentem-se mais produtivos. Mais de 90% dos que responderam à pesquisa dizem que os canais de comunicação com as lideranças e chefias são favoráveis e funcionais.

Benefícios do home office

São inúmeros os benefícios que influenciam no ganho de produtividade dos trabalhadores remotos. Entre eles, um é unanimidade: a economia de tempo de deslocamento. Esse é um tempo que agora pode ser preenchido de outra maneira, seja com o convívio familiar, a prática de atividades físicas, mesmo em casa, seja fazendo cursos online ou lendo aqueles livros há tempos esquecidos. Há também a economia financeira, já que se gasta menos em combustível ou em passagens de transporte coletivo.

A flexibilidade de horário, a diminuição de riscos urbanos e a segurança também estão entre as principais vantagens de se trabalhar remotamente. Ou seja, o home office pode ser uma forma de se ganhar qualidade de vida.

Como toda mudança, no home office há desafios

Porém, as mudanças nas relações de trabalho exigem o desenvolvimento de novos comportamentos e habilidades. O trabalho remoto é solitário, demanda muita disciplina e autogestão. Por isso, é preciso saber a hora de se concentrar para produzir e também a hora de parar. A comunicação com a equipe de trabalho é um desafio e a tecnologia está aí para auxiliar nessa tarefa. Estabelecer uma agenda de eventos com os colegas e lideranças é essencial. Há diversas ferramentas disponíveis para essa troca, tão importante e banal no ambiente corporativo.

Para não sentir tanto as mudanças, é importante tentar manter uma rotina de vida saudável. Algumas atividades e hábitos anteriores à pandemia devem ser mantidos. Uma alimentação saudável, a prática de exercícios e o convívio com a família ajudam não só na saúde física, mas também na mental e emocional. A disciplina é uma característica admirável, e nada como um momento de crise para que ela seja testada, ou até desenvolvida.

O home office é uma realidade e transformará as relações de trabalho nesses tempos modernos. Por isso, aproveite esse tempo e esteja preparado para se adaptar e aproveitar os benefícios oferecidos.

Quer vender seu produto online?

Solicite um orçamento

O ABC da Black Flag.


Logo Loja Online WordPress Identidade Visual Redes Sociais Publicidade e Propaganda Marketing Digital Branding Design Endomarketing Diagramação Produção de Conteúdo Inbound Marketing Outbound Marketing Email Marketing Web Design Front-end Back-end Aplicativos App Apresentações Eventos Gerenciamento de Redes Sociais Mídia Digital Planejamento de Mídia Planejamento de Marketing Criação de Sites Naming Loja Virtual Embalagens Vídeos Stands Ambientação Fachada Retail Design Jornalismo Assessoria de Imprensa Programação Visual Lettering Caligrafia Fotografia Ecommerce Treinamentos RD Station Assessoria de Comunicação Projeto Editorial Manual de Marca SEO SEM Facebook ADS Instagram ADS Google Adwords Google Remarketing Google Display Google Shopping Google Meu Negócio Produção Gráfica Brand Design Captação de Leads

Nossas Certificações.